sábado, junho 30, 2012

Os catamarãs do Barreiro

CONNECT !!!
INTERNET EXPLORER
As ligações fluviais entre o Barreiro e Lisboa vão sofrer uma alteração de estilo, já que, fora da hora de ponta, os catamarãs da Soflusa vão ser substituídos por outras embarcações. Nesta conformidade, o trânsito no rio passará a ser aquele que os utentes quiserem e que a bolsa permita. Convém, todavia, avisar desde já estes transeuntes fluviais que a Lusoponte vai efectuar o controlo de tráfego da travessia do rio, cobrando, para o efeito, a respectiva taxa.
Não deixarei, contudo, de sublinhar o facto destes barcos terem também, para além da sua atribuição principal que era a de reduzirem significativamente o tempo de travessia do Tejo, contribuído para a renovação e ampliação da praia poente da cidade, com a "dragagem" criativa da cala do rio ( barcos para cima e para baixo quase 24 sobre 24horas de laboração ). Para além disso e para espanto dos incrédulos, as ondas rápidas e de alguma altura provocadas pela marcha acelerada dos catamarãs a passar naquela praia, colocou a nossa cidade no circuíto do surf português , como a primeira praia fluvial deste País onde se pratica esta modalidade, tendo por isso merecido a atenção dos canais de televisão que fizeram algumas reportagens . Por tudo isto, a população desta terra ficará eternamente grata a estas embarcações.

Carros de luxo de inserção

CONNECT !!!
INTERNET EXPLORER

É notícia em destaque hoje na comunicação social a "inserção de luxo" . Rezava assim a nota: " Subsídio Social de Inserção nos bairros degradados escondem fortunas do crime. Rendimento garantido e carros de luxo à porta.
Metade do bairro do Vale da Amoreira, na Margem Sul, nem parece de famílias carenciadas: de um lado, carros velhos e ferrugentos, muitos abandonados – mas noutra parte do bairro brilham os automóveis de alta cilindrada da marca Audi, Mercedes, BMW, cada um para cima de 50 mil euros."
Cadê os outros ..., nê?
Também hoje os jornais faziam eco da contratação efectuada pelo Governo de dois ex- directores do BPN para o aliciante e conveniente cargo de ( pasme-se!) directores de um fundo criado pelo Estado para acomodar os activos tóxicos que saíram deste banco após a sua venda aos angolanos do BIC.
O caso não teria relevância nenhuma não fora o facto destes senhores terem sido acusados e condenados pelo Banco de Portugal por terem prestado informação falsa e de terem falsificado as contas deste já tão célebre e alaranjado banco, - BPN -, quando ao tempo eram seus responsáveis.
Enquanto uns acham que para sobreviver têm de fazer greves e manifestações, outros chegaram à conclusão óbvia que só a roubar.
O País está a saque!

sexta-feira, junho 29, 2012

Sul

CONNECT !!!
INTERNET EXPLORER
Dentro de mim faz sul... praticamente todo o ano. Mas eu vivo a norte, que é terra de trabalho e de sofrimento, terra de angústias e de depressões onde é quase sempre noite e chove desapiedadamente. E quando a luz se digna a aparecer, normalmente é crua e fria como o musgo que sufoca as pedras das fragas.
Dentro de mim faz sul com tal arrebatamento, que muitas vezes me interrogo se a melanina não se equivocou o suficiente quando preferiu alhear-se da minha epiderme. Dizem os homens que cada um deve procurar infatigavelmente a paisagem que o viu nascer , pois só assim poderá encontrar a tranquilidade e o sentido para a sua vida , mas eu não gosto da que me coube em sorte, não consigo suportar os dias tristes deste Inverno permanente que se instalou na minha alma. Eu adoro o sol e o mar, dos dias ensolarados e quentes de Verão, com a sombra fresca para retemperar; gosto dos aromas maduros dos frutos no ar e da sardinha assada no prato ainda a crepitar. Gosto com paixão dos dias que passo na praia a mandriar e do cheiro a maresia que vem do mar; gosto também de sentir o roçagar da areia no corpo cansado de tanto se zangar e de sentir a salmoura atlântica a baptizar a pele crestada da minha tez. E, por fim , já com o espírito apaziguado, gosto de sentir o arrepio de frio que vem com a bruma do mar - à noite, a lua cheia "árabe" para namorar .
Não é toleima ou falha de atitude, mas amo o sul com a doidice imberbe de quem sente profundamente a matriz geradora do seu ser, de ter sido ali que vim ao mundo, não obstante o erro cartográfico registado na cédula de nascimento, pois só nesse hemisfério, ronceiro e bonançoso, eu consigo encontrar a harmonia e o discernimento . Faz-me bem o Sul.

quarta-feira, junho 27, 2012

Portugal-Espanha

CONNECT !!!
INTERNET EXPLORER
A história do jogo , parafraseando João Pinto, está no próprio jogo. Se é bem verdade que a derrota " soube-me a pouco", como português , não deixarei contudo de reconhecer que o resultado, apesar de termos forçado a Espanha a ir a prolongamento e depois a penalties, é justo. A Espanha jogou, ou tanto quanto lhe foi possível fez por jogar , ao contrário da equipa portuguesa que a única coisa que se lembrou de fazer durante os 120 minutos foi destruir o jogo do adversário. Assim, não há pachorra.

sexta-feira, junho 22, 2012

O regresso do desejado

CONNECT !!!
INTERNET EXPLORER

Depois de ter passado pelo divã do analista, eis que a divindade se revelou. Se a terapia que foi aplicada era a mais adequada ou não àquela sintomatologia, parece hoje não restar dúvidas . Apenas falta saber quem foi o autor, o demiurgo desta manifesta recuperação. O que para já sabemos é que o povo voltou a entronizar Cristiano Ronaldo.

quinta-feira, junho 21, 2012

Eu,ela e a República Checa

CONNECT !!!
INTERNET EXPLORER
Fazemos um casal perfeito, nunca tivemos uma discussão de maior e sempre enfrentámos as contingências da vida de modo muito afectivo e solidário. Quer fosse nos revés de experiências mal sucedidas ou no frenesim dionisíaco da celebração, lá nos encontrávamos nós , eu e ela, numa simbiose magnífica para simplificar o xadrêz da existência - " porque é gostosa a reacção química que aquele universo provoca no meu!"
A faltarem apenas alguns minutos para começar o Portugal - República Checa, mais uma vez ela está à minha espera , sempre em estado de prontidão, em cima da mesa , oferecida e bem gelada, como manda a etiqueta, para dar início ao nosso "rendez-vous". E eu não a quero fazer esperar , como devem calcular, pode até pensar , porventura, que eu já a troquei por outra quimera líquida mais apelativa ou insensata. Mas eu sou fiel à minha loira.

quarta-feira, junho 20, 2012

Impressões em estado puro

CONNECT !!!
INTERNET EXPLORER
É através da infância que temos dentro de nós que conseguimos, por vezes , em momentos raros e fugidios, voltar a sentir o pulsar da natureza : o sentido virginal que se perdeu ao longo da vida. A vida coloca-nos uma venda que nos impede de sentir as impressões em estado puro ; de ver a realidade , em suma. O ver, o tocar , o cheirar , por exemplo, são sensações já corrompidas, embotadas pelo lastro esmagador da experiência-memória que trazemos permanentemente connosco. Quando ocorre uma sensação no quotidiano da nossa existência , apesar de nova, grande parte dela é já passado, já é experiência vivida.

segunda-feira, junho 18, 2012

Dr.Schaeublelove - holocausto financeiro

CONNECT !!!
INTERNET EXPLORER
O 4º Reich
O ressentimento da Alemanha por ter sido derrotada nas duas guerras mundiais ainda cala muito fundo no seu subconsciente. Muitas vezes, esse sentimento transforma-se em culpa, uma culpa turva, mesclada de irritação ( não devíamos ter feito, é um facto. Mas como pudemos sucumbir!... ), que passou de pais para filhos e destes para netos, como uma maldição. Mas o carácter chauvinista e xenófobo dos "arianos" acaba sempre por vir ao de cima, está-lhes inscrito no ADN - não tem como. E parece que não aprenderam nada com a história. Punir desta maneira os povos do Sul, por eventualmente terem cigarrado um tudo nada nas suas vidas ( mas também por terem ajudado a encher os cofres dos bancos alemães, não foi ? ), não era razão suficiente para esta demonstração de polé. Até parece que eles não passaram pelo mesmo há uns anitos atrás. E quantos triliões e triliões não foram ajudados. Já não se lembram?... Mas não convém desenterrar o passado, não é? Não têm mesmo emenda. Mas o castelo de cartas da Europa está a esboroar-se e no fim não restará ninguém. Nem eles. Porque sozinhos, ou muito pouco acompanhados, não vão conseguir fazer frente ao grande bloco asiático e aos países emergentes.

Aquilo que a senhora Merkel quer, já todos sabemos há muito. Só não percebo é esta capitulação mansa da velha Europa, esta rendição envergonhada a que assistimos. Bruxelas já não existe; as suas instâncias oficiais ( Presidente, comissão e parlamento europeu ) passaram à história com um atestado de menoridade mental ; e os governos da União são meros joguetes às mãos-de-ferro de uma Alemanha Reichiana apostada em defender a todo o custo os seus mais egoístas interesses. Cabe à Chancelarina e ao seu misterioso Ministro das Finanças o poder de decidir sobre a Europa, de decidir sobre a Guerra e sobre a Paz . Não conseguiram fazê-lo através da guerra convencional, fazem-no agora através do holocausto financeiro.
Mas não nos iludamos com as aparências, o Governo Alemão, bem assim como todos os altos burocratas (com proveniência nas grandes instituições financeiras mundiais ) que pululam pelos governos e gabinetes especiais por essa Europa fora, estão ao serviço do grande Capital ( mercados e quejandos ) a aplicar um programa de rapina como não há memória. E os países em crise, por via de um condicionalismo sem remissão ( não há dinheiro para pagar aos funcionários públicos e outras despesas - dizem... ) , são obrigados, aparentemente sem alternativa, a vergarem-se em rendição quase absoluta perante o poder da besta especuladora. Foi o que voltou a acontecer com a Grécia. A Europa já tremia com a possibilidade do caos ( ou de uma nova ordem... ), mas assim ficaram mais descansados, pois fica tudo na mesma - Até conseguiram neste domingo, pasme-se, a legitimação para continuar a roubar. É obra.

sexta-feira, junho 15, 2012

Ronaldo no divã do Psicanalista

CONNECT !!!
INTERNET EXPLORER

O que é que se está a passar com o Cristiano Ronaldo ?
Das partidas já efectuadas, quer as da fase preparatória para o euro quer as dos dois encontros já realizados do torneio, constatou-se que o jogador não se encontra bem psicologicamente. Porque será? Que problema calará fundo em Cristiano para o afectar assim de forma tão evidente ? E esta situação já não é de agora, visto que no final da liga espanhola e da Liga Europa o mal-estar já era bem patente.

"Estonteado, a rodopiar sempre à sua volta, ele corre o risco de nada ver nem ouvir. Os outros não existem e, se existem, é apenas para lhe roubarem a glória. As alegrias que os outros experimentam, são tiradas do festim que devia ser o dele. Colocado no centro do Mundo, ele considera um crime de lesa-Majestade todo o incenso que não lhe seja dirigido, vãs todas as palavras que não o louvem e desinteressantes todos os gestos exortatórios que não o tenha por alvo".

quinta-feira, junho 14, 2012

A pandemia das dívidas soberanas europeia dos Dupond e Dupond

CONNECT !!!
INTERNET EXPLORER

" A Itália não vai precisar de ajuda externa", declarou enfaticamente o Primeiro Ministro italiano Mário Monti à rádio pública Alemã ARD.
Mas aonde é que eu já ouvi isto ?...
" Não, nós não somos a Grécia". "Pai , afasta de mim esse cálice".
No princípio era apenas a Grécia a dor de cabeça da Europa, coitada. Meses depois, a tempestade bateu à porta de Dublin e Lisboa, alastrando posteriormente e sem piedade até Madrid e Roma. Agora parece estar a transformar-se numa autêntica pandemia .

quarta-feira, junho 13, 2012

O matança dos inocentes

CONNECT !!!
INTERNET EXPLORER
Crianças utilizadas como "escudos"
Contrastando com a conferência das Nações Unidas que está a realizar-se no Rio de Janeiro sobre o desenvolvimento sustentável, que procura estudar e avaliar as condições para o desenvolvimento de um mundo melhor, na Síria a tragédia continua com a matança dos inocentes. As Nações Unidas acusaram ontem a Síria de usar crianças como escudos humanos nas operações contra rebeldes e opositores. Radhika Coomaraswamy, representante do organismo da ONU para as Crianças e Conflitos Armados, responsável pelo relatório, afirmou nunca ter sido confrontada com uma situação idêntica em qualquer outro conflito. De acordo com a mesma fonte, muitos dos menores revelaram ter sido colocados em tanques para prevenir eventuais confrontos.

terça-feira, junho 12, 2012

Impulso jovem, o novo perfume

CONNECT !!!
INTERNET EXPLORER
O que vale é que a ironia e o humor servem muitas vezes para boicotar a tensão.
Como é que numa altura de crise um governo se lembra de lançar um perfume no mercado! Haja Deus.

quinta-feira, junho 07, 2012

O futebol e a política

CONNECT !!!
INTERNET EXPLORER

"O medo continua a constituir o instrumento mais usado para dominar e subjugar os outros; e a frequência com que é usado e a importância fundamental que parece ter na sociedade, revela bem o grau de primitivismo em que ainda nos encontramos. Temos medo, é essa a nossa condição primária.
Nos reinos antigos cada um de nós era caçador e presa. As ancestrais planícies de África encontram-se profundamente entranhadas no nosso crânio, sendo lembradas com todo o seu terror e miséria. Nos nossos genes estão guardadas as lembranças das sombras que nos perseguiam e nos matavam. Temos medo.
Se formos confrontados com um perigo inesperado, de imediato saltamos da cadeira . O gatilho para essa reacção, é o jorro de adrenalina libertado pelas glândulas supra-renais. Levada pela corrente sanguínea, essa adrenalina comunica as reacções ao coração, que começa a bombear o sangue mais rapidamente - às veias, que se contraem e forçam a elevação da tensão arterial; ao fígado, que põe mais combustível na fórmula da glicose; ao pâncreas , que segrega tanta insulina que mais glicose é metabolizada; e ao estômago e intestinos, que param imediatamente de digerir os alimentos para que a energia seja desviada para outro lugar.
Toda esta actividade que se desenvolve num ritmo violento e com efeitos poderosos em todo o organismo, é coordenada pelo cérebro, que usa a pituitária para distribuir os sinais hormonais. Além disso, outras sinalizações químicas percorrem os neurónios, fazendo com que a vista focalize melhor, os ouvidos ficam mais aguçados, os músculos das costas retezam-se e a cabeça volta-se em sinal de alerta.

"Tanto o Bispo das Forças Armadas como o influente diário norte-americano,'The New York Times',chamava recentemente a atenção para a complacente atitude dos portugueses face à crise que estão a atravessar. Ao contrário de outros países, que mostram toda a sua indignação e orgulho ferido ( por vezes até de forma violenta ) pelo desprezo e arbitrariedade como estão a ser tratados pelas forças do Capital," por cá, nós todos bem " - parece até que sentimos um enorme prazer em sermos maltratado e humilhados, como se Masoch fosse o nosso bom e amado rei. Daí o fado, aquela "saborosa" e triste ladaínha, que continua a ser um dos nossos pratos favoritos e um dos traços que definem a nossa singularidade. Falta-nos, afinal, consistência ontológica, uma qualidade básica de que carecemos para sermos ouvidos e reconhecidos internacionalmente.
Vem isto a propósito do resultado do jogo que efectuámos contra a Alemanha no âmbito da participação de Portugal no Euro 2012, e dessa funesta e atávica realidade que nos cerca e nos tolhe.
Jogámos apenas 15 minutos, porque a maior parte do tempo andámos tristemente num desatino a guardar o nosso reduto defensivo, apoucados e temerosos ( a controlar o jogo, dizem ), a tentar conter uma equipa que, bem vistas as coisas e pelo futebol exibido, é inferior à nossa, e por isso não merecia ter saído vitoriosa do encontro. Em consequência desse frustrado início , ficámos perigosamente à beira do precipício; e isto tudo, porque não queremos assumir as nossas reais virtualidades, porque continuamos manietados pelo medo. Somos uns desgraçados e uns coitadinhos , de "etnia" supostamente inferior, que não passamos da cepa torta. E, no toca ao futebol, apesar do fogacho de umas quantas excepções, que até conseguem individualmente suprir esta negação existencial, construindo resultados, passando eliminatórias e chegando por vezes a rasar o céu, a regra geral é aquela que já conhecemos e que parece estar mais uma vez a desenhar-se com o regresso próximo da selecção. Porquê que isto acontece, se a qualidade dos nossos jogadores, comparativamente, até é muito boa?
Para além de um conjunto de circunstâncias e da irresponsabilidade de parte dos agentes do futebol ( nos quais avultam os dirigentes desportivos, os empresários, os formadores e os "opinion Makers", entre outros ), que são questões nada despiciendas e que importaria realçar, é no entanto evidente que parte do insucesso que temos se deve em larga medida aos nossos queridos "mestres" que, no caso vertente, são os nossos treinadores. Pequeninos ( a carreira ), pobrezinhos ( é uma profissão muito volátil ), e a maior parte quadrados, quase todos eles parecem preferir abdicar da arte que escolheram para manter , pelo menos temporariamente, o emprego.Salvo raras e honrosas excepções, a maior parte dos nossos estimados treinadores contribuíram e continuam ainda hoje a contribuir para tornar o nosso futebol pouco atractivo, deselegante, defensivo e tragicamente inoperante . Poder-se-ia dizer que os treinadores portugueses, ao contrário de outros, que aplicam o chamado futebol total, permanentemente ofensivo, repleto de técnica, criatividade e alegria, passam a vida inteira a aplicar uma filosofia de jogo que apenas confirma o pressuposto enunciado na tese do pensador José Gil, quando este afirma que o português é ontologicamente medroso - Basta observar atentamente as equipas portuguesas a jogar para constatar de imediato a veracidade desta asserção: uma estratégia de retenção e lateralização permanente da bola ( quando nos deixam fazer isso ), empreendida no nosso meio-campo e reduto defensivo, que até parece transmitir a (falsa) ideia de estarmos a dominar o adversário, como se fossemos os melhores do mundo. Às vezes, até conseguimos lançar uns rápidos contra-ataques , mas de imediato regressamos a correr para a nossa balizinha, aterrorizados com a possibilidade de podermos vir a sofrer algum inoportuno golo . Por outro lado, e relativamente ao resultado que é desejado, adoptamos sempre uma estratégia muito temerosa que nos leva a estar sempre com receio de perdermos a magra vantagem que por vezes até conseguimos obter sobre o nosso adversário, quer afortunadamente obtido à justa, quer através da manutenção de um reconfortante empate que, por certo, dará sempre a garantia de algum futuro.
Quem veja com olhos de ver o nosso futebol, sobretudo naqueles encontros que se reputam de importantes, seja no campeonato nacional ou nos confrontos com equipas estrangeiras ( e, aí, quase que nem vale a pena fazer o reparo, tais as evidências), imediatamente reconhece que a estratégia quase sempre adoptada é a do autocarro à frente da baliza. Reconheço, no entanto, que também aqui há algumas excepções, admito-o, mas estas, invariavelmente, são o resultado de um complicado lugar na tabela classificativa ( quer no campeonato, quer em alguma eliminatória de um Euro qualquer ) que nos obriga e empurra desesperadamente para o exercício de um modelo ofensivo que, às vezes ( Eureka! ), até se descobre ser , afinal, aquele que mais se adequa às reais capacidades técnicas e criativas dos nossos sonegados artistas.
Somos pequeninos, na verdade, ou querem que acreditemos nisso .
Medo, muito medo. Sempre.

segunda-feira, junho 04, 2012

Mamã !...

CONNECT !!!
INTERNET EXPLORER
O absurdo
Mamã!, esse grito lancinante que damos sempre quando soçobramos ante o desespero.
" Há um momento, quando eles estão a ser deportados, que o filho diz para a mãe que não quer sobreviver, porque a sua camisa tinha ficado suja na deportação. Mas ela diz-lhe que as camisas voltarão a ficar brancas. São assim as mães, todas têm essa força vital, uma força de vida, mesmo sabendo que não há regresso possível, que o caminho vai dar aos fornos crematórios."

sexta-feira, junho 01, 2012

O mapa de Merkel

CONNECT !!!
INTERNET EXPLORER
Sabendo os portugueses, de letra, quem manda verdadeiramente na União Europeia, e depois de o nosso Primeiro colocar o País numa posição de abjecta subserviência e de adulação em relação à Alemanha, é extremamente frustrante e penoso constatar que , na realidade, existem diferenças de tratamento em matéria de défice entre os diversos países .