quinta-feira, novembro 29, 2012

A inevitabilidade da Constituição, golpe de Estado ou revolução ?

CONNECT !!!
INTERNET EXPLORER
Parece que o Governo poderá ter de enfrentar a muito curto prazo um dramático trilema: ou arrepia caminho e muda generosamente de política,  acabando mesmo por se demitir, que seria o gesto mais inteligente que poderia tomar, ou, de forma mais traumatica ,  a besta negra de um golpe de estado fasciszante ou a irresponsabilidade anárquica de movimentos violentos farão com que isso aconteça.
É que os avisos sucedem-se, agora ainda mais veementes do que nunca com a aprovação do orçamento para 2013, vindos até das mais insuspeitadas latitudes, mas ninguém os ouve. Depois queixem-se. Novamente.
"Os regimes em Portugal caem sem aviso prévio, sem que ninguém os defenda ou ampare.Foi assim em 1820,em 1910,em1926,em 1974"  e ...
Não sei se  já notaram, mas estão novamente a abrir a caixa de Pandora. Mesmo aquelas  pessoas que votaram no projecto do partido vencedor, quer por militância ou por simpatia política, nunca esperaram chegar a este estado de sítio: assistir à muito provável desintegração do seu partido e à destruição do País. " É que as pessoas não gostam de perceber como as suas vidas dependem do acaso, isso embaraça-as. Foi uma luta tremenda que o homem empreendeu, desde que se emancipou da natureza, para dar significado e horizonte à sua vida, não deixando, de todo, que o caos e a aleatoriedade se instalasse novamente nos seus destinos." E, em boa verdade, foi isso que aconteceu: votaram numa coisa  e saiu-lhes outra. Naturalmente que se pode reconhecer, pedagogicamente, que sempre foi assim, que as forças políticas em campanha oferecem a terra e o céu para depois, já no exercício do poder, castigarem-nos com o inferno. Mas penso que desta vez até o diabo se assustou.
Quanto à União Europeia e à continuação do seu projecto, tendo em conta o "milagre" que se adivinha nos países  do Sul, com destaque dramático para  os casos grego e português, facilmente  se deduz que a coisa está preta. E quanto a isso , não deixaria de lembrar o que disse avisadamente alguém  sobre a Alemanha, apesar dos ventos da história    serem outros :
"É preciso andar com muito cuidado nas ruas de Berlim. Sem pensar, o caminhante pode tropeçar no telhado de alguém. O asfalto é apenas uma crosta fina que cobre os ossos humanos. Estrelas amarelas, suásticas negras, foices e martelos vermelhos estalam como baratas debaixo dos pés." 
Quer se queira ou não, parece que Berlim continua a ser a fornalha de todos os incêndios. Oxalá me engane. 

sábado, novembro 24, 2012

Freddie Mercury

CONNECT !!!
INTERNET EXPLORER
Morreu há 21 anos, neste dia 24 de Novembro,  uma das vozes mais espectaculares de sempre do rock, Freddie Mercury. Palavras para quê?

sexta-feira, novembro 23, 2012

Portugal em rota de colisão

CONNECT !!!
INTERNET EXPLORER
"custe o que custar e doa a quem doer. Nós sabemos para onde vamos." 
O Governo lançou Portugal num vórtice de consequências económicas, sociais e políticas inimaginaveis: 
 - Défice nas contas públicas incumprido - sacrifícios feitos para nada 
 - Brutal aumento no desemprego 
 - Destruição da economia 
 - Maior recessão de sempre 
 - Cortes de subsídios 
 - Aumento de preços 
 - Remunerações penalizadas. Perda de poder de compra 
 - Brutal aumento da carga fiscal 
 - Destruição de Serviço Nacional de Saúde 
 - Paulatina privatização da Educação 
 - Destruição da Segurança Social e do sistema nacional de pensões 
 - Ataque aos mais pobres. Revelação de insensibilidade social 
 - Banca protegida e ajudada 
 - Mais valias bolsistas e operações financeiras de caráter especulativo             excluídas do esforço 
 - Incapacidade para renegociar com as PPP`s 
 - Mexidas nas leis laborais 
 - Corte de feriados 
 - Aumento nos transportes públicos 
 - Grandes negociatas, compadrio e clientelas 
 - Baixa no consumo 
 - Falências das famílias e das empresas 
 - Agravamento acentuado das desigualdades 
 - Liberalização dos despejos 
 - Destruição de freguesias 
 - Etc,etc,etc,etc...

Woman

CONNECT !!!
INTERNET EXPLORER
"Até que a morte nos separe" é o nome da nova campanha de sensibilização da APAV ( Associação Portuguesa de Apoio à Vítima ).
Mais de 76 mil vítimas de violência doméstica recorreram a esta associação em dez anos. Para assinalar a data, no dia 25, a APAV vai promover mais uma campanha de sensibilização junto da opinião pública sobre a violência contra as mulheres.
Estejamos, pois, muito atentos a este flagelo."

quarta-feira, novembro 21, 2012

Dr.Schaeublelove II

CONNECT !!!
INTERNET EXPLORER
   
 Schäublelove: Portugal 'é um brilhante exemplo' para a comunidade financeira.
 O ministro das Finanças alemão, Schäublelove, disse hoje que Portugal é um «brilhante exemplo» para toda a comunidade financeira, mostrando que a receita que está a ser utilizada para "estabilizar" a Banca ( nomeadamente a alemã ) é a «correcta».
«Portugal está no bom caminho e é para todos nós, na comunidade financeira, a par da Grécia, da Irlanda e de muitos outros ( e grandes ) que se seguirão, um brilhante exemplo de como a abordagem que tem vindo a ser seguida para `estabilizar` a Banca é a correcta", afirmou Herr Schäuble. 

Foram estas as declarações do ministro das Finanças alemão no encontro privado que teve com o seu lacaio português, Vítor Gaspar, na sede do Ministério das Finanças, em Berlim, antes de lhe dar novas instruções. Wolfang Schäublelove realçou o «trabalho excepcional» que está a ser feito para destruir Portugal, tarefa patriótica que está a ser levada a bom termo por um bando de energúmenos, a partir de uma situação artificialmente criada, e teceu vários elogios ao seu servidor português, que chamou de «amigo» ( olá?!) e «prezado colega»( olá?!). 
«Apesar das grandes dificuldades que o país atravessa , quem olhar para os números reais, percebe que Portugal está a ser extraordinariamente conduzido para a extinção, vincou vitorioso e exultante o governante alemão. Lembrando ainda que este « (de)feito» tem também sido confirmado «vezes sem conta» pela 'troika', «ainda agora», durante a sexta avaliação ao programa de ajustamento português. 
«Sabemos todos que Portugal está a cumprir com as suas obrigações», a encher os cofres dos usurários deste mundo e até já do outro, afirmou Herr alemão.

quarta-feira, novembro 14, 2012

O génio e o embuste, ou um flop bem esgalhado

CONNECT !!!
INTERNET EXPLORER
   
- Génio, versus, idiotia -  Todos se perguntarão, com certeza, por que razão existe esta aparente antinomia na pessoa do nosso Ministro das Finanças? Sendo senhor de um curriculum invejável ( diz-se por aí ), como pôde Vitor Gaspar armadilhar as contas do Estado desta maneira ? Creio que esta interrogação apenas pode ter duas respostas: ou o génio é um embuste, ou o embuste faz parte de um plano mais elaborado, maquiavélico, para extorquir mais dinheiro aos portugueses. Senão, vejamos: Depois do roubo descarado aos bolsos dos contribuintes, dos cortes efectuados aos funcionários públicos e pensionistas , e depois do tremendo flop que foi a política  de austeridade que conduziu o País ao desastre, eis-nos novamente confrontados com mais do mesmo, agora em dose agravada. Enfim, um  novo assalto, em 2013, ao magro orçamento dos portugueses . Embuste ou ficção?
De qualquer forma, até o FMI, como organização integrante da Troika, já veio dizer claramente que duvida das previsões de Vítor Gaspar e que teme o pior. Afinando pelo mesmo diapasão, também  o Banco de Portugal vem dizer agora que "o défice orçamental, sem medidas temporárias, deve chegar a 6,2% do PIB este ano". E até o próprio Governo, para não ir mais longe, no dia em que aprovava o orçamento de Estado para 2013, já admitia adoptar novas medidas de contingência em caso de derrapagem orçamental. Que é isto ? É a casa da Joana, administrada pela desrazão, ou uma  " mise-en-scéne" altamente sofisticada ?  O que é facto, é que o Governo não acerta uma. O Governo falhou todas as metas a que se tinha proposto. Por tudo isto, o Governo  é ele próprio  um rotundo falhanço . Ou não ?...
Seria muita parra e pouca uva - e mesmo esta muito fraquinha ? Ou estaremos na presença do Mestre do disfarce?
Dir-se-ia que a trajectória publicitada aos quatro ventos sobre a genialidade de Vitor Gaspar não seria de todo consequente, já que ela declinou à medida que se foi cavando o fosso entre expectativas e resultados, à medida que o macroeconomês se espatifou no prosaico pavimento da realidade. E foi o que aconteceu. Mas os mercados continuam exultantes e a salivar de desejo com  os juros da dívida portuguesa novamente a subirem... Será então Vitor Gaspar , na verdade, um calhordas como aparenta ser, ou é a eminência parda deste Governo, o verdadeiro Primeiro Ministro? 
"É que os políticos podem não ser capazes de resolver os problemas do nosso Mundo. Mas como temos visto, podem agravá-los de um modo muito significativo " .

sábado, novembro 10, 2012

La Cucaracha portuguesa

CONNECT !!!
INTERNET EXPLORER

Petições, várias manifestações e concentrações em diversos pontos do País, com o apelo simbólico ao uso de braçadeiras e faixas negras, irão assinalar amanhã a passagem meteórica de frau Merkel por Portugal. Estas iniciativas, convocadas por algumas organizações, com destaque pelo menos para uma com peso político considerável, vão, ao contrário daquilo que seria desejável e numa clara demonstração de impotência da nossa parte, mostrar claramente à Alemanha, na pessoa da sua representante máxima ( como se ela já não soubesse ), a fragilidade, dependência e a consciência que os portugueses têm da aparente importância que aquele País e aquela senhora terão no nosso devir como Nação. 
Mas não é contra esta "persona non grata " que nos devemos insurgir , não obstante o facto de reconhecermos o peso particularmente expressivo das suas decisões na condução da política Europeia. Na verdade, o grande combate político e o mais consequente é para ser travado aqui e agora contra este Governo traidor e insuportável, que está ao serviço dos mais inconfessáveis interesses ( que não os de Portugal ), e também contra uma certa Europa liberal que de há uns tempos para cá vem dirigindo os destinos da comunidade ( com os resultados que se conhecem) e cujos representantes máximos, ao serviço dos interesses do grande capital, continuam a ocupar as mais altas instâncias do poder de decisão na Europa e a ditar a nossa sorte. Logo, para voltarmos a ter no mínimo o destino novamente nas nossas mãos, será necessário muita lucidez e muita objectividade nas decisões que tomamos e nos alvos que escolhemos para "abater" e deixar a gorda fraulein em paz , na visita que entendeu fazer agora ( ah, a campanha eleitoral Alemã ) ao seu súbdito Passos, não dando, assim,  tanta importância a quem na realidade só parcialmente a terá ( porque as grandes questões sobre a Europa são para serem tratadas em Bruxelas e com todos os Países da Comunidade ), nem dando de mão beijada a imagem triste de um País aparentemente colonizado e atrofiado politicamente . 
Vamos é ter muita esperança, porque o combate já está nas ruas , nos quarteis e nas repartições, nas escolas e na cultura, nas fábricas e nos campos. É só uma questão de tempo. 
Ps - Acabei agora de ler ( com algum gozo, diga-se de passagem) a notícia que dá conta da recusa da Alemanha em divulgar o vídeo promocional promovido pelo professor Marcelo - mas ele estava à espera de quê ?

quarta-feira, novembro 07, 2012

Eu, Ronaldo.

CONNECT !!!
INTERNET EXPLORER
Eu até consigo ser melhor do que eu
   
«Se pudesse, votava em mim para a Bola de Ouro»
Cristiano Ronaldo assume sem rodeios a sua ambição de vencer a Bola de Ouro da FIFA, depois de ter arrecadado as distinções para Melhor Jogador do Mundo em 2008.
Numa entrevista à revista France Football publicada ontem o craque português do Real Madrid é taxativo no seu discurso: «Se pudesse, votava em mim para a Bola de Ouro».

terça-feira, novembro 06, 2012

Ai aguentam, aguentam!...

CONNECT !!!
INTERNET EXPLORER
Cromo - versão I

Cromo - versão II
   

Em qualquer das versões , percebe-se bem a idiosincrassia do malandro.
Assim, também eu aguentaaaaava!!!!

Não é por acaso que o PS já acusou o Governo de ter uma «almofada» de 7,5 mil milhões de euros «cativa» no Banco de Portugal para uma eventual necessidade de recapitalização de instituições financeiras.
«O Governo tem depositados 7,2 mil milhões de euros nos bancos portugueses e outros 6,3 mil milhões de euros depositados no Banco de Portugal - um valor agregado de cerca de 13,5 mil milhões de euros, que representa oito por cento do Produto Interno Bruto (PIB). Destes 13,5 mil milhões de euros, só 3,5 mil milhões de euros se referem ao fundo de recapitalização da banca e há outros 10 mil milhões de euros que estão depositados nos bancos, dinheiro que está reservado e que estará a ajudar ao cumprimento dos rácios bancários relativamente aos depósitos», observou um deputado socialista.

segunda-feira, novembro 05, 2012

Passos e Merkel, um casal muito austero

CONNECT !!!
INTERNET EXPLORER

Um casal amorosamente apaixonado pela austeridade. Um casal singularmente austero.
Há muita gente a interrogar-se sobre o motivo que terá levado a Führer a deslocar-se a Portugal. A resposta é muito simples: para além de vir apresentar o seu " Mein Kampf " financeiro e dar instruções a Passos e Vitor Gaspar sobre o modo como devem continuar a obedecer aos ditames da troika, e agora, especialmente, aos colegas do FMI pelas suas interessantes incursões no campo da destruição do Estado Social, ela veio, sobretudo, ultimar as coisas com os seus acólitos lusos para a instalação da mediterrânica e atlântica colónia balnear do 4º Reich - aos sobreviventes portugueses , aqueles que, por acaso, não morreram ou não conseguiram emigrar ou fugir que ainda restarem, caberá a honrada tarefa de servir os novos donos do pedaço, ou de então fechar a porta. 

 "A chanceler alemã considera que a crise da zona euro ainda está longe do fim, pelo que pede aos países membros mais austeridade e reformas estruturais. `Há muitos investidores que pensam que na Europa não cumprimos as nossas promessas`,assinalou Merkel, que insistiu e instou os governos europeus a cumprirem de forma consequente as exigências em matéria de consolidação orçamental e redução da dívida." 
Tudo isto é claríssimo como a água: como máxima representante política, na Europa, do capital financeiro, Merkel pede "apenas" mais cinco anos para que este acabe de vez por roubar tudo  aquilo que ainda falta roubar dos povos, de subtrair às magras economias dos Estados o que ainda restar das suas parcas poupanças, até estes soçobrarem completamente exangues. Todo este jogo de interesses, saque e extorsão é executado através de um plano diabólico bem montado e orquestrado, que leva os Países e os povos ao endividamento total, sem direito a tribunal de recurso. Depois de isto acontecer, basta alimentar a roda do karma: os Países, depauperados como estão pelas políticas recessivas exigidas  pelos credores e pelos programas de austeridade das instâncias internacionais de " ajuda ",  ininterruptamente começam por contrair empréstimos sobre empréstimos, para pagar outros empréstimos, sempre  taxados com juros escandalosamente altos, numa autêntica espiral de dependência e morte .

sexta-feira, novembro 02, 2012

O assalto

CONNECT !!!
INTERNET EXPLORER
Poder Overkill
"A pergunta que fica é: quantas vítimas deixamos pelo caminho para perseguir um objectivo?"
O FMI está de volta?! O FMI está sempre de volta. Mas agora com uma tarefa supletiva: estudar a fórmula mais capciosa de desmantelamento das funções sociais do Estado. E porque não estamos na América do Sul e é preciso ter algum engenho criativo para não assustar muito os indígenas e a Europa intervencionada ( quiçá, também a outra ), a visita está a ser encarada de uma forma muito ligeira, apenas como apoio técnico de rotina, sem interferências de maior, nada de mais. 
 Acorda Portugal ! Estás a ser vendido, vilipendiado, gozado no mais fundo do teu ser por um bando de salteadores de que não há memória , cujo único objectivo, desde que se apresentaram às eleições, era o de te pôr a saldo e acabar com o Estado Social. E se bem nos recordamos, eles disseram claramente ao que vinham - arrasar, seria a palavra de ordem -, mas as pessoas , com vista curta e completamente embriagadas ou hipnotizadas por uma comunicação social ao serviço dos mesmos interesses, pelos vistos ( constatando hoje a indignação que varre o País de lés-a-lés ) não os teria levado muito a sério. O resultado está à vista de toda a gente.
 E depois esta brandura atávica ou resignação congénita que nos tolhe, ou até mesmo esta inércia feita relaxamento do não importa que isto depois volta tudo ao lugar com as próximas eleições, é um perigo, porque aproveitado pelo Governo para ir mais fundo nas suas já de si destrutivas intenções. É tempo de o redil acordar e de fazer pela vida, porque o Fascismo encapotado está de volta com a sua imparável receita histórica: liberdades cerceadas, a polícia política e os Aljubes, a censura e os tribunais plenários, a repressão e a violência. Não ignorem os avisos, o terreno está ser preparado paulatinamente. Se não vejamos: como pôde este Governo adoptar uma política tão dura de cortes e de aumentos de impostos como nunca tentado ( ou mesmo sonhado )até aqui? Como pôde este Governo tão facilmente ignorar da condução política do País os restantes partidos da oposição, os parceiros sociais e até mesmo o Presidente da República ( que pertence à mesma agremiação ) se não acha-se que o terreno era fértil, que o povo era manso e aceitava tudo sem uma centelha sequer de revolta ( aquilo frente à Assembleia da República, é nada ) ? Elencar os desatinos que esta choldra em tão pouco tempo já imprimiu no País, seria exaustivo, para o efeito bastará apenas registar a marca impressiva da sua bem clara Darwinista orientação ideológica. 
Mas também as armas de combate político utilizadas pelos trabalhadores e pelo povo em geral, que são sobretudo as greves e as manifestações, estão a ser banalizadas, já que são realizadas por dá cá aquela palha. E com a continuação ( ao que tudo indica ) deste Governo odioso no poder por muito mais tempo, seria bom que os dirigentes sindicais e partidários, enfim, as vanguardas que dirigem e decidem as acções políticas, levassem em linha de conta conta a desmobilização visível que se observa na população, porque continuar a apostar na via do protesto " tout court ", sem que as condições necessárias de luta estejam reunidas ( que passarão necessariamente por mobilizações muito fortes e sem margem para dúvidas ), o fracasso das reivindicações e da indignação poderá estar à vista e com ele a intensificação de políticas ainda mais duras por parte do Governo . É preciso, pois, muita inteligência e tacticismo político para saber quando e como , na verdade, estas acções poderão ser impiedosas e conduzir a luta do povo a resultados mais concretos e não tornar obsoleta ou insignificante esta tão importante arma de intervenção  política. 
Imaginem, por isso, a cara de regozijo que PPC exibe quando vê a carneirada toda a encher os estádios para ver a selecção jogar, toda eufórica a gritar vivas a Portugal, em contraponto com o retrato algo apagado e decepcionante da nossa indignação quando sai à rua em micro-manifestações; imaginem também o trombil radioso destes terroristas do Capital quando comparam as enchentes gloriosas na Cova de Iria com as clareiras bem visíveis das pseudo-enchentes das nossas praças em dia de "grande manifestação", a mostrar publicamente a falta de mobilização das iniciativas convocadas pelas centrais sindicais e pela Esquerda; imaginem também o gozo escancarado destas alimárias quando percebem que jovens de hoje, como virtuais escravos do futuro, acorrem mais depressa e futilmente a participar em programas de duvidoso entretenimento na TV a terem que lutar para conseguir um lugar nas universidades ou a consciencializarem-se políticamente da sua infeliz condição. É preciso fazer alguma coisa. E como dizia alguém muito atento:"Quando se esgotam sem êxito todos os instrumentos do regime para dar corpo à ideia consagrada na constituição, só há uma solução: revolução."
   
"Movimento das Forças Armadas -M.F.A.
Aqui, Posto de Comando do Movimento das Forças Armadas. As Forças Armadas Portuguesas apelam para todos os habitantes da cidade de Lisboa no sentido de recolherem a suas casas nas quais se devem conservar com a máxima calma. Esperamos sinceramente que a gravidade da hora que vivemos não seja tristemente assinalada por qualquer acidente pessoal, para o que apelamos para o bom senso dos comandos das forças militarizadas no sentido de serem evitados quaisquer confrontos com as Forças Armadas. Tal confronto, além de desnecessário, só poderá conduzir a sérios prejuízos individuais que enlutariam e criariam divisões entre os portugueses, o que há que evitar a todo o custo.

Não obstante a expressa preocupação de não fazer correr a mínima gota de sangue de qualquer português, apelamos para o espírito cívico e profissional da classe médica esperando a sua acorrência aos hospitais, a fim de prestar a sua eventual colaboração que se deseja, sinceramente, desnecessária."