segunda-feira, agosto 06, 2007

A PRETO E BRANCO, COM MARX E FREUD PELO MEIO



CONNECT !!!
INTERNET EXPLORER


O FIM DAS METANARRATIVAS OU DAS IDEOLOGIAS DA SALVAÇÃO





ESTANDO EU A REFLECTIR SOBRE A NATUREZA DAS RELAÇÕES QUE OS HOMENS ESTABELECEM EM SOCIEDADE, A PROPÓSITO DE UMA GREVE QUE A CENTRAL SINDICAL FEZ AQUI HÁ UNS TEMPOS,E TAMBÉM NA SEQUÊNCIA E REFORÇO DE EXPLICAÇÃO DA METÁFORA QUE POSTEI SOBRE O 25 DE ABRIL,DECIDI SUMARIAR, DE MODO SECO E TELEGRÁFICO, UM EXCELENTE EXCERTO DE UM LIVRO INTITULADO "PARA UMA CONTRACULTURA", QUE THEODORE ROSZAK ESCREVEU NOS FINAIS DA DÉCADA DE 60 DO SÉCULO PASSADO, ONDE ESTE CRÍTICO E DISSIDENTE DO ESTABLISMENT AMERICANO COLOCAVA EM CONFRONTO DOIS DOS MAIS REPUTADOS TEÓRICOS SOCIAIS QUE ENTÃO MARCAVAM MUITO FORTEMENTE OS JOVENS DISCORDANTES DA EUROPA E DA AMÉRICA :HERBERT MARCUSE E NORMAN BROWN.







ESTE VIRTUAL E ESTIMULANTE REPTO DE IDEIAS QUE THEODORE ROSZAK ENSAIOU ENTRE MARCUSE E BROWN,É TANTO MAIS INTERESSANTE QUANTO NELE TAMBÉM SE OPERA O EMBATE INEVITÁVEL ENTRE MARX E FREUD,OU SEJA,O RECONTRO ENTRE OS DOIS PENSADORES MAIS INFLUENTES DO OCIDENTE MODERNO, UM RECONTRO QUE CONDUZ À DIFÍCIL TAREFA DE ATRIBUIR UMA ORDEM DE PRIORIDADE ÀS CATEGORIAS PSICOLÓGICAS E SOCIOLÓGICAS PARA COMPREENDER O HOMEM E A SOCIEDADE - QUAL DELAS TEM PRECEDÊNCIA, UMA RELATIVAMENTE À OUTRA, NA COMPREENSÃO E EXPLICAÇÃO DO CENÁRIO GIGANTESCO EM QUE SE TRANSFORMOU A VIDA DO HOMEM ? QUAL DELAS, AFINAL, NOS CONDUZ TODOS OS DIAS,FÉRREA E INEXORAVELMENTE, NOS CIRCUNSTANCIAIS MICRODRAMAS DO QUOTIDIANO E QUE INFLUENCIA AS GRANDES DECISÕES DOS PODERES INSTITUÍDOS ?





A REALIDADE SOCIAL OU A REALIDADE PSÍQUICA, QUAL DELAS É O MOTOR PRINCIPAL DA NOSSA VIDA ? QUAL DELAS RESPONDE PELA NATUREZA DA CONSCIÊNCIA HUMANA? QUAL DELAS É, AFINAL, RESPONSÁVEL PERMANEN-TEMENTE POR TODOS OS NOSSOS PROPÓSITOS ?








A CONTRIBUIÇÃO VALIOSA QUE O PENSAMENTO DE MARCUSE E DE BROWN TROUXE PARA O DEBATE POLÍTICO,RESIDE NO FACTO DE ELES ENCETAREM AS SUAS CRÍTICAS A PARTIR DE PERCEPÇÕES PSICANALÍTICAS. MAS ENQUANTO QUE O PRIMEIRO, AO ASSIMILAR FREUD À TEORIA MARXISTA, PROCURA, COMO BOM MILITANTE DE CAUSAS QUE É, TRANSFORMAR A IDEOLOGIA CONVENCIONAL DE ESQUERDA NA ALAVANCA DA LIBERTAÇÃO DO HOMEM E GARANTIR ASSIM O ADVENTO DE UMA VERDADEIRA SOCIEDADE SOCIALISTA ( SEM PRIMAVERAS DE PRAGA OU SIBERIANOS GULAGS ) , BROWN ,PELO CONTRÁRIO,AO MERGULHAR FUNDO NOS ABISMOS MAIS NEGROS DA ALMA HUMANA, E SEM OS CONSTRANGIMENTOS SEMPRE PERTURBADORES DO ENGAGEMENT POLÍTICO, FORCEJA POR ENCONTRAR UMA EXPLICAÇÃO MUITO MAIS RADICAL PARA A NATUREZA DO HOMEM E ASSIM DESCOBRIR O SIGNIFICADO DA EXPLORAÇÃO.























TANTO MARX COMO FREUD ADMITIAM QUE O HOMEM ERA VÍTIMA DE UMA CONSCIÊNCIA FALSA DA QUAL SE DEVIA LIBERTAR,MAS CADA UM À SUA MANEIRA DIAGNOSTICAVA DOENÇAS DIFERENTES NO CORPO DOENTE DA SOCIEDADE.







PARA MARX, AQUILO QUE ESTÁ ESCONDIDO À RAZÃO HUMANA É A REALIDADE EXPLORADORA DO SISTEMA SOCIAL. A CULTURA ( IDEOLOGIA ), NO SENTIDO PEJORATIVO DA PALAVRA, INTERPÕE-SE ENTRE A RAZÃO E A REALIDADE PARA MASCARAR INTERESSES DE CLASSE. PARA FREUD, AQUILO QUE ESTA OCULTO Á RAZÃO É O CONTEÚDO DO ESPÍRITO INCONSCIENTE. A CULTURA TAMBÉM DESEMPENHA O SEU PAPEL NO EMBUSTE NÃO COMO UMA MÁSCARA QUE TAPA A REALIDADE SOCIAL, MAS ANTES COMO UM QUEBRA-LUZ EM QUE A PSIQUE,DISSIMULADAMENTE, SE PROJECTA NUM GRANDIOSO REPORTÓRIO DE SUBLIMAÇÕES.
























SERÁ A PSIQUE, COMO MARX PENSAVA, UM REFLEXO DO MODO DE PRODUÇÃO DA VIDA MATERIAL? OU, COMO AFIRMAVA FREUD,É A ESTRUTURA SOCIAL UM REFLEXO DO NOSSO CONTEÚDO PSÍQUICO?








FREUD,QUE PROCURAVA ACHAR A ORIGEM DA NATUREZA HUMANA NO ONÍRICO MUNDO DOS SONHOS,MITOS E VISÕES, FOI-SE AFUNDANDO NO SEU PROPÓSITO À MEDIDA QUE FOI VENDO A CIVILIZAÇÃO TORNAR-SE CADA VEZ MAIS AUTODESTRUTIVA.POR SEU LADO, MARX, QUE ANALISAVA OS LIVROS AZUIS DAS ESTATÍSTICAS INDUSTRIAIS BRITÂNICAS PARA AÍ DESCOBRIR A RAZÃO DOS MALES QUE AFECTAVAM A HUMANIDADE, PREFERIA ANTES LUTAR CONTRA AS INJUSTIÇAS DESTE MUNDO TANGÍVEL E CONCRETO, QUE TOCA DRAMATICAMENTE NO SENTIDO DA VIDA;UM MUNDO DE SOFRIMENTO E DE POBREZA, COM NEGÓCIOS,POLÍTICA E EXPLORAÇÃO QUE ERA NECESSÁRIO ACABAR.QUE TEMPO TINHA ELE PARA MEDITAR SOBRE COISAS TÃO NEBULOSAS E SUBJECTIVAS COMO A LOUCURA, ÊXTASES E TENSÃO ESPIRITUAL QUE FUSTIGAVAM OS SEUS PARES ROMÂNTICOS DA ÉPOCA? OS MALANDROS ESTAVAM ALI JÁ À ESQUINA E ERA PRECISO RAPIDAMENTE DESALOJÁ-LOS DO PODER. O RESULTADO DE TODO ESTE LABOR FICOU IMPIEDOSAMENTE À VISTA, COMO TODA A GENTE BEM O SABE - A APLICAÇÃO PRÁTICA DA CARTILHA FOI AFINAL ENSOMBRADA PELOS FANTASMAS QUE O JOVEM UR-MARX ( QUE ENTÃO NÃO RECEAVA DEBRUÇAR-SE SOBRE COISAS TÃO ESPECULATIVAS COMO,POR VENTURA, OS ELEMENTOS DO INDIVIDUALISMO COMUNISTA) TAMBÉM TINHA ANTEVISTO NA TEMPESTUOSA SENSIBILIDADE DA ALMA FAUSTIANA - COISA QUE O INDIGNADO MARX DE"O CAPITAL",JAMAIS O CONSEGUIRIA,OU CONSENTIRIA.








MAS TANTO MARCUSE COMO BROWN TÊM OUTRA VISÃO DO HOMEM E DAS SUAS IDIOSSINCRASIAS.A HISTÓRIA ENSINOU-LHES QUE MESMO UMA REVOLUÇÃO INSPIRADA POR PRINCÍPIOS CORRE SEMPRE O RISCO DE OPERAR O CORPO POLÍTICO COM OS INSTRUMENTOS CONTAMINADOS PELA PRÓPRIA DOENÇA DE QUE O DOENTE ESTÁ A MORRER.AO ESCAVAREM ASSIM UM TÚNEL SOB A SUPERFÍCIE RETÓRICA DA VIDA POLÍTICA, AMBOS PARTEM DO PRINCÍPIO DE QUE A POLÍTICA , TAL COMO O RESTO DA NOSSA CULTURA , SITUA-SE NO ÂMBITO DO COMPORTAMENTO PATOLÓGICO.





POR QUE RAZÃO É O HOMEM UM ANIMAL REPRIMIDO E ALIENADO COMO NENHUM OUTRO? COMO SERÁ POSSÍVEL ABOLIR A ALIENAÇÃO, MEDIANTE UMA REVOLUÇÃO TERAPÊUTICA OU SOCIAL ?





A RESPOSTA CONTINUA A SER MEDIANTE O CONTRIBUTO DAS DUAS.MAS QUAL DELAS É A MAIS AUTÊNTICA? POR ONDE SE DEVE COMEÇAR A LIBERTAÇÃO?





POR CERTO QUE NÃO É O CONFLITO DE CLASSES DE MARX OU, COMO PENSAVA MARCUSE, NÃO É SÓ O CONFLITO DE CLASSES QUE PODE RESPONDER A ESTA QUESTÃO; É,PELO CONTRÁRIO,COMO APOCALIPTICAMENTE IMAGINOU BROWN, O CORPO HUMANO, ENCARADO COMO O ETERNO CAMPO DE BATALHA ONDE SE TRAVA A GUERRA FEROZ DOS INSTINTOS.





O IMPULSO FREUDIANO LEVA ASSIM BROWN E MARCUSE DE VOLTA AO PASSADO EVOLUCIONÁRIO EM BUSCA DAS ORIGENS DO CONFLITO INSTINTUAL . A LIBERTAÇÃO ASSIM ENTENDIDA, COMO JAMAIS A MAIOR PARTE DOS REBELDES SOCIAIS JULGARAM, DEVE TORNAR-SE NUM PROJECTO MUITO MAIS VASTO E AMBICIOSO, MAIS SUBTIL E DISCRIMINATIVO.





MAS, NÃO OBSTANTE O FACTO DE MARCUSE E DE BROWN COMUNGAREM DO PONTO DE VISTA DE QUE A MITOLOGIA GREGA (NOS SEUS SÍMBOLOS FABULOSOS DE NARCISO, ORFEU, DIONÍSIO E APOLO) E A LOUCURA DO ROMANTISMO ALEMÃO TEREM MAIS PARA NOS DIZER ACERCA DA NATUREZA DO HOMEM DO QUE OS DADOS CONCRETOS REFERENTES AO AFÃ DE GANHAR E GASTAR, O QUE É CERTO É QUE MARCUSE E BROWN COMEÇAM A DIVERGIR CLARAMENTE NOS SEUS PROGNÓSTICOS.PARA MARCUSE A LIBERTAÇÃO SÓ COMEÇA VERDADEIRAMENTE QUANDO DESATAMOS O NÓ DA DOMINAÇÃO SOCIAL,MAS PARA BROWN EXISTE UM NÓ DENTRO DESSE NÓ.





SENDO MARCUSE UM FILÓSOFO SOCIAL QUE TRABALHA A PAR DE ACTIVISTAS POLÍTICOS,ELE PERMANECE BEM CONSCIENTE DA NECESSIDADE DE TORNAR AS SUAS ESPECULAÇÕES APLICÁVEIS AOS GRANDES DILEMAS DO MUNDO. AFINAL, MARCUSE É UM DEVOTO DAS ESQUERDAS QUE CONTINUA A VER NO SOCIALISMO A ESPERANÇA DO FUTURO, MAS QUE PROCURA ENRIQUECÊ-LO ENXERTANDO-LHE UMA DIMENSÃO FREUDIANA.





PARA MARCUSE, A ALIENAÇÃO E A EXPLORAÇÃO SÃO DE ORIGEM HISTÓRICA E NÃO BIOLÓGICA, O PRINCÍPIO DA REALIDADE REJEITA O PRINCÍPIO DO PRAZER PORQUE VIVEMOS NUM MUNDO DEMASIADO POBRE PARA SATISFAZER AS NECESSIDADES HUMANAS SEM RESTRIÇÕES, RENÚNCIAS E DEMORAS CONSTANTES, QUE RESUMIMOS POR TRABALHO DURO.COMO CONSEQUÊNCIA DESTA INEVITABILIDADE, A REPRESSÃO SERIA ENTÃO O PRODUTO DA DESIGUAL DISTRIBUIÇÃO DA ESCASSEZ E INSTALAR-SE-IA QUANDO AS CLASSES DIRIGENTES IMPÕEM A SUA VONTADE EGOÍSTA SOBRE AS POPULAÇÕES - FOI ASSIM QUE COMEÇOU A LÓGICA DA DOMINAÇÃO.





POR ISSO MARCUSE EXIGE DISTINÇÕES BEM DEFINIDAS SOBRE AQUILO QUE VERDADEIRAMENTE ESTÁ EM CAUSA E RECUA ANTE QUALQUER EXPLICAÇÃO MAIS TRANSCENDENTE QUE AMEACE VIRAR COSTAS À OPRESSÃO.È PRECISO TRAÇAR ORIENTAÇÕES E LUTAR, LUTAR SEMPRE PARA ERRADICAR A POBREZA DESTE MUNDO. ESQUECER ISTO, É CONTINUAR A MISTIFICAR O VERDADEIRO COMBATE,O COMBATE POLÍTICO,QUE LEVARÁ, INEVITAVELMENTE, À INSTAURAÇÃO DE UM REGIME MAIS IGUALITÁRIO QUE REGULARÁ COM MAIOR JUSTIÇA AS RELAÇÕES ENTRE OS HOMENS.







PARTINDO DESTA PREMISSA,MARCUSE PERSPECTIVA O ESTABELECIMENTO DE UMA ORGANIZAÇÃO SOCIAL MUITO MAIS EQUÂNIME QUE,ASSOCIADA ÀS BENESSES OFERECIDAS PELO DESENVOLVIMENTO DA CIÊNCIA E DA TECNOLOGIA ,PERMITIRÁ PACIFICAR O HOMEM E PROMOVER FINALMENTE O ADVENTO DE UMA CIVILIZAÇÃO NÃO REPRESSIVA - À MEDIDA QUE A DISCIPLINA DO TRABALHO FOR AFROUXANDO,QUE O APARECIMENTO DA ROBÓTICA FOR ALIJANDO A CARGA DE CIMA DOS OMBROS DO HOMEM E QUE O ENCURTAMENTO DO DIA DE TRABALHO PROPICIE NOVAS E MAIS HORAS DE GRATIFICAÇÃO EXISTENCIAL,PREVISIVELMENTE, UM NOVO E MAIS BRANDO PRINCÍPIO DA REALIDADE SURGIRÁ, SEM A EXIGÊNCIA DE TANTA ALIENAÇÃO.





MAS, NA VERDADE, CONTINUAMOS SEM SABER COMO SE PÔS EM MARCHA A LÓGICA DA DOMINAÇÃO E COMO APARECEU A VIOLÊNCIA NO SEIO DOS HOMENS? COMO SABEREMOS SE DEPOIS DA REVOLUÇÃO SOCIAL, PROCLAMADA POR MARCUSE E POR TODOS OS TEÓRICOS E ACTIVISTAS POLÍTICOS DA ESQUERDA, A ALIENAÇÃO, A EXPLORAÇÃO,A REPRESSÃO E A VIOLÊNCIA POLÍTICA NÃO VOLTARÃO NOVAMENTE A INSTALAR-SE E A SUBJUGAR O HOMEM,NEUTRALIZANDO TODOS OS SEUS ESFORÇOS PARA ATINGIR A AUTÊNTICA LIBERTAÇÃO ?





O PRÓPRIO MARX, ENQUANTO JOVEM,AO REFLECTIR SOBRE A ALIENAÇÃO, ADMITIA QUE SE TINHA OPERADO QUALQUER ACTO PRIMORDIAL NA " EVOLUÇÃO HUMANA", QUE NÃO DEVERIA SER LEVADO À CONTA DO PROCESSO ECONÓMICO, MAS QUE ,NA REALIDADE, GERAVA A PROPRIEDADE PRIVADA E TODOS OS MALES QUE A ACOMPANHAVAM. QUAL FOI ESSE ACTO DE ALIENAÇÃO? INFELIZMENTE, MARX NÃO CONSEGUIU RESPONDER.





TENTA FAZÊ-LO NO ENTANTO MARCUSE,AO INSISTIR QUE A EXPLORAÇÃO QUE SUBMETE O OUTRO DERIVA DE UMA IGNÓBIL LÓGICA DE DOMÍNIO, QUE ELE CORPORIZA NUMA IDEIA:REPRESSÃO EXCEDENTE. ESTA SERIA , NO SEU ENTENDER, UMA MEDIDA ADICIONAL DE PRIVAÇÃO QUE NÃO FARIA SENTIDO NUM CORPO SOCIALMENTE SAUDÁVEL.PARA ELE,QUE SE REVELA ASSIM UM ARQUIESTÓICO,A EXISTÊNCIA DE UMA REPRESSÃO BÁSICA SERÁ SEMPRE NECESSÁRIA EM QUALQUER FORMA ASSUMIDA PELO PRINCÍPIO DA REALIDADE, PORQUE O EXERCÍCIO RACIONAL DA AUTORIDADE TEM QUE IMPOR LIMITES À NOSSA CAPACIDADE DE SATISFAÇÃO IMEDIATA.A REPRESSÃO EXCEDENTE PARECE TORNAR-SE,ASSIM, NUMA MERA TRANSCRIÇÃO PSICANALÍTICA DA INJUSTIÇA SOCIAL, E A RAZÃO LIBIDINAL NUM TERMO ESTENOGRÁFICO QUE DESIGNA A CONSCIÊNCIA SOCIAL ACOMPANHADA DE UM PROGRAMA DE SAÚDE MENTAL.








APESAR DA TENTATIVA DE EXPURGAR DO HOMEM TODOS OS MALES QUE O AFLIGEM, MARCUSE ACABA POR ADMITIR QUE EXISTE UM TERRITÓRIO INEXPUGNÁVEL DENTRO DELE QUE NÃO CEDE A UMA MERA REORGANIZAÇÃO DAS ESTRUTURAS INSTITUCIONAIS POR MAIS PEDAGOGIA E COMBATE POLÍTICO QUE SE FAÇA. E COMPLICA ESTA QUESTÃO AINDA MAIS QUANDO RECORRE À TEORIA FREUDIANA DA HORDA PRIMITIVA PARA EXPLICAR O APARECIMENTO DO PRIMEIRO ACTO DE VIOLÊNCIA QUE VEIO A DETERMINAR A LÓGICA DE DOMÍNIO. É COMO SE, POR MAIS QUE SE ESFORÇASSE,MARCUSE NÃO PUDESSE CONCEBER A VIDA SENÃO COMO DESCONTENTAMENTO TRÁGICO, UMA RENÚNCIA EXISTENCIAL. A LIBERDADE E O PRAZER DO HOMEM TÊM ,POR FIM, DE CEDER ÀS REIVINDICAÇÕES INIBIDORAS DOS SEUS SEMELHANTES E À NECESSIDADE MELANCÓLICA DA MORTE, NÃO OBSTANTE O FACTO DOS SEUS INSTINTOS CONTINUAREM A RECLAMAR ATENÇÃO E DIREITOS PARA A SATISFAÇÃO IMEDIATA E PERMANENTE DOS SEUS DESEJOS.MARCUSE OFERECE-NOS A LIBERDADE, MAS DENTRO DE LIMITES RACIONAIS.





MAS SE A REPRESSÃO, NA REALIDADE,ENCONTRA-SE SOTERRADA NESTAS PROFUNDEZAS TÃO REMOTAS DO NOSSO SER,NATURALMENTE QUE NÃO CEDE A NADA DE TÃO SUPERFICIAL COMO UM REAJUSTAMENTO SOCIAL - QUANDO A CÔRTE CZARISTA E OS MANDARINS NA CHINA FORAM SUBSTITUÍDOS PELA CLASSE REVOLUCIONÁRIA , MUITO POUCOS FORAM AQUELES QUE INTELECTUAL E CONVICTAMENTE VATICINARAM O FIM DA AVENTURA NASCENTE; MUITO POUCOS, AFINAL, ERAM AQUELES QUE CONHECIAM VERDADEIRAMENTE A NATUREZA HUMANA . ÁVIDOS DE ESPERANÇA, OS HOMENS SONHARAM TÃO ALTO QUE A QUEDA,PARA MUITOS,NUNCA NÃO FOI ADMITIDA.





APESAR DAS ENTRANHAS CONTINUAREM A SER RECALCITRANTES E A DENUNCIAREM O ÓBVIO,O QUE É FACTO É QUE PARA MUITOS ROMÂNTICOS CORAÇÕES ROSSEAU CONTINUA AINDA A SER O GRANDE FAROL DA ALMA - AFINAL,O HOMEM ATÉ SE COMOVE E CHORA .
























DE TODO O MODO,MARCUSE CONTINUA A APOSTAR FORTEMENTE NA REVOLUÇÃO, UMA REVOLUÇÃO HÍBRIDA ,CUJA TENTATIVA SERÁ A DE CONCILIAR MARX COM FREUD COMO FORMA DE DOMINAR E CORRIGIR A INCONFORMADA REBELIÃO DOS INSTINTOS.PARA ALCANÇAR ESSE DESIDERATO, PARA ALÉM DA IMPLANTAÇÃO DO FUNDAMENTAL PROJECTO POLÍTICO, ELE PRECONIZA TAMBÉM O DESPERTAR DE UMA VERDADEIRA CONSCIÊNCIA PSICOSSOCIAL QUE SE TRADUZIRÁ, NA PRÁTICA, NUM PERMISSIVO PLANO DE SAÚDE MENTAL ONDE A LIBIDO POSSA SER INTEGRADA EM PROGRAMAS TERAPÊUTICOS DO TIPO DA PLAYBOY, COMO FORMA DE ALIVIAR A SOCIEDADE DA TENSÃO PERMANENTE EM QUE VIVE ( WILHELM REICH ).





PERANTE ESTE CENÁRIO, AQUILO QUE SE PODERIA CONCLUIR É QUE NÃO É NAS CONDIÇÕES MAIS NEGRAS DA MISÉRIA QUE NASCE A REVOLUÇÃO EMANCIPADORA, MAS SIM NO AUGE DA PROSPERIDADE . É QUANDO O HOMEM SE ENCONTRA NA POSSE DE TODOS BENS DA TERRA QUE ELE SE CONFRONTA COM A FORMAS DE REPRESSÃO( PSICOLÓGICA ) MAIS DESESPERADAS - DIZIA UM JOVEM YUPPIE :" EU TENHO A VIDA QUE SEMPRE AMBICIONEI,VIVO NUMA CASA APALAÇADA, TENHO UM JACTO PARTICULAR,NA MINHA GARAGEM ENCONTRAM-SE OS MELHORES TOPOS DE GAMA DO MUNDO E ANDO SEMPRE COM BELAS MULHERES, MAS NÃO SEI PORQUÊ A MINHA VIDA É VAZIA E SEM SENTIDO".

SEM DÚVIDA QUE OS ROMANCISTAS,DRAMATURGOS E AS VELHAS RAPOSAS DA GANÂNCIA E DA MANIPULAÇÃO IDEOLÓGICA TÊM PROCURADO CONVENCER-NOS DE QUE OS POBRES VIVEM UMA VIDA MAIS RICA DO QUE OS RICOS.UNS SÃO RÉUS DO SENTIMENTALISMO ( OU DO EXPERIMENTALISMO ), OS OUTROS, SÃO ABUTRES DE ESTIMAÇÃO .MAS HAVERÁ ALGUMA VERDADE NESTA CONFISSÃO?




A SOCIEDADE OCIDENTAL PRETENDE E "PARECE NA VERDADE" CAMINHAR, DE FORMA CÉLERE, PARA UM ESTÁDIO DE DESENVOLVIMENTO QUE TRARÁ COM CERTEZA MAIS CONFORTO E ABUNDÂNCIA PARA OS SEUS CIDADÃOS.ENFIM,A TÃO ALMEJADA PROSPERIDADE.MAS SERÁ QUE DEPOIS DE ATINGIDO ESTE DESIDERATO,EM CONDIÇÕES CONSIDERADAS IGUALITÁRIAS, A QUE MARCUSE CHAMARIA DE NÃO REPRESSIVAS,O HOMEM NÃO SE ERGUERÁ AGRESSIVAMENTE CONTRA O OUTRO? NÃO SEREMOS NOVAMENTE CONFRONTADOS, COMO ATRÁS SE REFERIA, COM A DEGENERESCÊNCIA ?





ESTA SUPOSIÇÃO TERÁ DE SER EXPLICADA A PARTIR DOS PRIMEIROS PRINCÍPIOS FREUDIANOS, DA MORAL A PRETO E BRANCO,E ISTO MARCUSE NÃO FAZ.





FÁ-LO NO ENTANTO BROWN.



AO ARREPIO DE TODA A CRÍTICA SOCIAL INSTALADA,E DANDO MESMO A IMPRESSÃO DE QUERER SUBVERTER INTELECTUALMENTE OS CÂNONES, BROWN APARECE, EM CONTRAPONTO, A ABORDAR O TEMA DA REVOLUÇÃO EM TERMOS APOCALÍPTICOS,NADA MENOS DO QUE UMA ILUMINAÇÃO INTERIOR.
COM BROWN VEMO-NOS BEM TRANSPORTADOS PARA UM HORIZONTE ESPECULATIVO TÃO MANIFESTAMENTE LOUCO QUE JAMAIS A POLÍTICA RADICAL ALGUMA VEZ IMAGINOU.





AO ACERCAR-SE DA CRÍTICA SOCIAL SEM QUAISQUER CONDICIONALISMOS POLÍTICOS E ACADÉMICOS,E TOMANDO FREUD SEM QUALQUER MISTURA, OU SEJA, CONSIDERANDO A PSICANÁLISE NAQUILO QUE ELA TEM DE MAIS OFENSIVO E EXAGERADO,BROWN REVELA UM PENSAMENTO TÃO BIZARRO QUE,COM ALGUMA HABILIDADE, SE PODERÁ CONSIDERAR COMO UMA CRÍTICA SOCIAL RAZOÁVEL - PARA O FREUDIANO ORTODOXO, AS LIBERDADES INTERPRETATIVAS DE BROWN SÃO ESCANDALOSAMENTE OUSADAS E,PARA O ACTIVISTA RADICAL, A SUA POLÍTICA REVELA-SE PERVERSAMENTE APOLÍTICA.





AO FIM E AO CABO, BROWN SUGERE UMA REVOLUÇÃO NO INTERIOR DO PRÓPRIO HOMEM, UMA REVOLUÇÃO ESPIRITUAL CUJO BASE ASSENTA NUM DESIGNADO MISTICISMO CORPÓREO.É UMA REFLEXÃO SOBRE A NATUREZA E A DIMENSÃO SACRAMENTAL DO HOMEM,QUE É A UM TEMPO SECULAR E TRANSCENDENTE, À QUAL BLAKE CHAMOU O MUNDO REAL E ETERNO DE QUE ESTE UNIVERSO VEGETAL NÃO É SENÃO UMA TÉNUE SOMBRA.





SENDO A CULTURA, PARA BROWN, UMA COISIFICAÇÃO MÓRBIDA DE METÁFORAS SOBRE O CORPO, NASCIDAS DA REPRESSÃO AO NÍVEL INSTINTUAL MAIS PROFUNDO,A LÓGICA DA ALIENAÇÃO E DA DOMINAÇÃO NUNCA PODERÁ SER COMBATIDA ATRAVÉS DE UMA MERA OPERAÇÃO DE COSMÉTICA SOCIAL, MAS SIM ATRAVÉS DE UMA TRANSFORMAÇÃO RADICAL DA PSIQUE. ESTA MUTAÇÃO DO CÓGITO,IMAGINADA POR BROWN, PERMITIRIA AO HOMEM ENTENDER A CULTURA PATOLÓGICA EM QUE ESTÁ MERGULHADO,RECUPERANDO DELA OS TRAÇOS DA SUA TOTALIDADE PSÍQUICA DESINTEGRADA E CRIAR COM ESTES RESTOS UM PRINCÍPIO DA REALIDADE BASEADO NA UNIDADE ORGÂNICA ANTERIOR AO ADVENTO DA REPRESSÃO.





ESTE PROJECTO DE ARQUEOLOGIA PSÍQUICA, LEVA ASSIM BROWN PARA O CAMPO DA IMAGINAÇÃO VISIONÁRIA.O RESULTADO DESTA BARAFUNDA TODA PODERÁ SER UM EXÓTICO COZINHADO, PREPARADO NUM CALDEIRÃO DAS BRUXAS,MAS MOSTRA-NOS ONDE A BUSCA PSICANALÍTICA DE BROWN O LEVOU PARA ENCONTRAR A SALVAÇÃO.





SE MARX NOS ENSINOU QUE DISCUTIR POLÍTICA É DISCUTIR INTERESSES DE CLASSE; SE MARCUSE NOS PRETENDE DIZER QUE FALAR EM INTERESSES DE CLASSE É FALAR EM PSICANÁLISE,BROWN ENSINA-NOS QUE FALAR EM PSICANÁLISE É LANÇAR SORTILÉGIOS RECORRENDO ÀS LÍNGUAS PENTECOSTAIS.FREUD SERÁ A MEDIDA DA NOSSA LOUCURA ÍMPIA, COMO NIETZSCHE SERÁ O PROFETA DA LOUCURA SANTA, E, DIONÍSIO, A VERDADE LOUCA.





PARA ALÉM DA PSICOSSOCIOLOGIA MAIS RESTRITIVA DE MARCUSE, DA DOMINAÇÃO BASEADA NA ESCASSEZ, BROWN DESLOCA DESCARADAMENTE O DEBATE POLÍTICO PARA O NÍVEL DA ONTOLOGIA HUMANA. QUE É QUE REPRIME O HOMEM ( MESMO NO AUGE DA PROSPERIDADE ) E PRODUZ A DESSEXUALIZAÇÃO PROGRESSIVA DO CORPO? NA INTERPRETAÇÃO BROWNIANA DE FREUD É A CONSCIÊNCIA E A REJEIÇÃO PECULIARMENTE HUMANA DA MORTE. PORTANTO, A REPRESSÃO NÃO SERÁ ALGO QUE COMECE COM O ADVENTO DA DOMINAÇÃO CIVILIZADA,ISTO É, COM A TOMADA DA CONSCIÊNCIA SOCIAL, ELA É COEVA DA EMERGÊNCIA DA PRÓPRIA NATUREZA HUMANA.





PARA BROWN,A ALIENAÇÃO NÃO É DIRIMIDA NUMA DISTINÇÃO DE PROPRIEDADE QUE EXISTE ENTRE HOMENS DE CLASSES DIFERENTES, MAS SIM UMA DOENÇA QUE SE RADICA NO INTERIOR DE TODOS OS HOMENS - OS HOMENS QUE ESTUDAM A PSIQUE SABEM BEM QUE A ALIENAÇÃO RESULTA DE ACTOS PROFUNDOS E SECRETOS DE REPRESSÃO QUE NÃO CEDEM A UMA MERA REORGANIZAÇÃO DAS ESTRUTURAS INSTITUCIONAIS DA SOCIEDADE.





ASSIM, O GERME DA REPRESSÃO É A PREOCUPAÇÃO DO HOMEM COM A SUA PRÓPRIA MORTALIDADE, E À EVOLUÇÃO DA DOENÇA CHAMA-SE HISTÓRIA - A LUTA PARA PREENCHER O TEMPO COM OBRAS QUE O DESAFIEM.A ENERGIA DA NOSSA FEITURA DA HISTÓRIA DERIVA DA TENSÃO ENTRE OS INSTINTOS DA VIDA E DA MORTE À MEDIDA QUE VÃO EXECUTANDO O SEU PLANO NEURÓTICO DE REJEIÇÃO MÚTUA.QUANDO ESTA ENERGIA É UTILIZADA DE FORMA SOCIALMENTE ACEITÁVEL, TEMOS A SUBLIMAÇÃO - A DESSEXUALIZAÇÃO DA CONDUTA. MAS , SUBJACENTE A TODAS AS FORMAS DE SUBLIMAÇÃO E BEM ASSIM ÀS NEUROSES IDENTIFICADAS, HÁ O MESMO ANTAGONISMO DOS INSTINTOS, A REPULSA MÚTUA QUE FINALMENTE SEGREGA O INSTINTO DA MORTE E IMPELE O HOMEM PARA UMA CARREIRA DE TERROR SOMBRIO QUE PAIRA SOBRE O HOMEM FAUSTIANO NA SUA BUSCA DE REALIZAÇÃO IMORTAL.





NO ENTENDER DE BROWN, ENQUANTO CONTINUARMOS A ACIRRAR A VIDA CONTRA A MORTE PERPETUAREMOS O DILEMA ONTOLÓGICO DO HOMEM.PARA O SEU EGO DIONISÍACO, O INSTINTO DA MORTE CONCILIA-SE COM O INSTINTO DA VIDA APENAS NUMA EXISTÊNCIA QUE NÃO SEJA REPRIMIDA, QUE NÃO DEIXE LINHAS POR VIVER. E, COMO O CORPO FICA SATISFEITO, O INSTINTO DA MORTE JÁ NÃO O IMPELE A MODIFICAR-SE A SI PRÓPRIO E A FAZER HISTÓRIA, PELO QUE , COMO ADIVINHOU A TEOLOGIA CRISTÃ, A SUA ACTIVIDADE OPERAR-SE-Á NO ÂMBITO ETERNO.





AO TORNAR-SE ASSIM OCULTISTA,BROWN COMETE UMA HERESIA QUE MARCUSE NÃO PODE SENÃO CONDENAR,APOIANDO-SE MAIS FIRMEMENTE DO QUE NUNCA NA REALIDADE QUE A CIÊNCIA E A PERCEPÇÃO CONVENCIONAL DESCREVEM. MARCUSE É UM DEFENSOR ACÉRRIMO DESTE MUNDO TANGÍVEL QUE PODEMOS AGARRAR E QUE NÃO É SENÃO AQUILO QUE A NOSSA RAZÃO JULGA QUE É; DESTE MUNDO ONDE OS HOMENS SABOREIAM PRAZERES FUGAZES, DESGOSTOS MAIS AMIÚDE, E ONDE MORREM COM RELUTÂNCIA;O AQUI SECULAR, O AGORA FIXADO NO TEMPO. SEGUIR O CAMINHO DE BROWN, AVISA MARCUSE, OBLITERA A DIFERENÇA DECISIVA ENTRE O REAL E O ARTIFICIAL, E ALIENA O HOMEM, BENEFICIANDO, COM ISSO, OS MALANDROS DOS EXPLORADORES QUE CONTINUARÃO IMPUNEMENTE A ROER OS OSSOS DOS DESCAMISADOS - AS RAÍZES DA REPRESSÃO SÃO E PERMANECEM RAÍZES AUTÊNTICAS E O QUE HÁ PARA ABOLIR NÃO É O PRINCÍPIO DA REALIDADE, NÃO TUDO( COMO PARECE PROCLAMAR BROWN ), MAS CERTAS COISAS COMO NEGÓCIOS, POLÍTICA, EXPLORAÇÃO E POBREZA.

















EM PRESENÇA DE UMA VISÃO TÃO AMEAÇADORAMENTE DESVIANTE DA REALIDADE,COMO A DE BROWN, MARCUSE SÓ PODE ASSUMIR ASSIM O PAPEL HONROSO DE CÉPTICO PERTINAZ, ENCERRANDO TODAS AS GRANDES METÁFORAS NUMA INTERPRETAÇÃO MINIMIZANTE. PARA ELE, OS SÍMBOLOS DA VISÃO POÉTICA SÓ PODEM TER UM SIGNIFICADO HORIZONTAL HISTÓRICO (AFINAL,A RELIGIÃO CONTINUA AINDA A SER O ÓPIO DO POVO).É CERTO QUE FREUD ABRIU A PORTA DO REINO DOS MITOS, DOS SONHOS, DOS INSTINTOS PROFUNDOS DA VIDA. MAS ISTO, AO QUE PARECE, É APENAS UMA VERSÃO EXÓTICA PSICANALÍTICA DAQUILO QUE ESPÁRTACO SABIA HÁ MUITO TEMPO ACERCA DA REALIDADE: QUE O COMBATE AUTÊNTICO É O COMBATE POLÍTICO . TAL COMO MAQUIAVEL VIU ASSIM TAMBÉM O MUNDO: PODER CONTRA PODER; OS FORTES CONTRA OS MAIS FRACOS.





PARA MARCUSE, A LIBERTAÇÃO PASSA PELA REALIZAÇÃO DE UMA RACIONALIDADE LIBIDINAL, MAS SEMPRE CONDICIONADA AOS LIMITES DAQUILO QUE É CONSIDERADO RAZOÁVEL; PARA BROWN,COMO VIMOS, A LIBERTAÇÃO É A CRIAÇÃO DE UM SENTIDO ERÓTICO DA REALIDADE, A ASSUMPÇÃO DE UM EGO DIONISÍACO.


















E BROWN AVISA:NÃO NOS CUSTA IMAGINAR QUE O HOMEM POSSA VIR ALGUM DIA A VIVER NUMA CIVILIZAÇÃO HIGIENICAMENTE FAUSTOSA . UMA SOCIEDADE QUE CHEGOU AOS MAIS ALTOS ÍNDICES DE PROSPERIDADE , COM A FOME E A MISÉRIA COMPLETAMENTE ERRADICADAS E AS SEMENTES DA REVOLTA (SUPOSTAMENTE )PARA SEMPRE MITIGADAS. MAS MESMO QUE O DESEJO E A VONTADE HUMANA ASSIM O ANUNCIE, E QUE A FRUIÇÃO E SATISFAÇÃO DE TODOS OS BENS E SERVIÇOS, INVENTADOS PELA IMAGINAÇÃO HUMANA, POSSAM VIR A SER UMA REALIDADE AO ALCANCE DE TODOS,O QUE É FACTO É QUE A MORTE CONTINUARÁ A SER UMA AMEAÇA QUE PESARÁ INELUTAVELMENTE SOBRE A CABEÇA DO HOMEM, PROVOCANDO E PERPECTUANDO AS RAÍZES DA REPRESSÃO.





O ANTINÓMIO ESPÍRITO-CORPO,PALAVRA-ACTO,VOZ-SILÊNCIO, SÃO TUDO MERAS METÁFORAS.É ASSIM QUE BROWN TERMINA O SEU ÚLTIMO LIVRO ," O CORPO DO AMOR ",COM UMA LONGA CITAÇÃO SOBRE O MISTICISMO TIBETANO.