quarta-feira, fevereiro 13, 2008

- A BURKA E O CÉREBRO -

CONNECT !!!
INTERNET EXPLORER

QUANDO A BURKA SAIU À RUA


O PARLAMENTO TURCO APROVOU UMA ALTERAÇÃO À CONSTITUIÇÃO QUE VISA AUTORIZAR O USO DO VÉU ISLÂMICO NAS UNIVERSIDADES DO PAÍS.

( ... ) A CONCEPÇÃO QUE TEMOS DO MUNDO É AQUILO QUE NOS CONVENCE SOBRE A REALIDADE. DUAS VISÕES DIFERENTES DO MUNDO PODEM VER O MESMO FACTO E DAR, NO ENTANTO, INTERPRETAÇÕES TOTALMENTE DIVERGENTES DELE. POR EXEMPLO, AO CAMINHAR PELA RUA POSSO PASSAR POR UMA MULHER COM UM BATOM VERMELHO VIVO, QUE EXALA UM LIGEIRO BAFO DE VINHO E QUE NÃO TRAZ CHAPÉU NA CABEÇA. NA MINHA PERSPECTIVA, NENHUM DESTES SINAIS ME DESPERTA QUALQUER EMOÇÃO OU JUÍZO PARTICULAR, PARA ALÉM DO FACTO, NATURALMENTE, DE RECONHECER A SUA BELEZA. NO ENTANTO, TACITAMENTE ACONTECEU MUITA COISA NA MINHA CABEÇA. A VISÃO DESSA MULHER ENTROU NO MEU CÉREBRO COMO INFORMAÇÃO PURA, AO LONGO DO NERVO ÓPTICO, MAS EU SÓ A CONSEGUI " VER ", REALMENTE, QUANDO ESSA INFORMAÇÃO PASSOU ATRAVÉS DA MINHA VISÃO DO MUNDO - IMAGINE UMA SÉRIE DE FILTROS MARCADOS ONDE SE LÊ "MEMÓRIAS ", "CONVICÇÕES ", "ASSOCIAÇÕES ", "JUÍZOS" E POR AÍ FORA. CADA FILTRO ALTERA E "VESTE" A INFORMAÇÃO PURA, INSTANTANEAMENTE. AGORA SUPONHA OUTRA PESSOA, COM UMA PERSPECTIVA DIFERENTE DO MUNDO QUE ENCONTRASSE A MESMA MULHER. COM CERTEZA QUE " VÊ-LA-IA" ATRAVÉS DOS SEUS FILTROS. E SE, POR ACASO, FOSSE UM MUÇULMANO TRADICIONAL, TODAS AS CARACTERÍSTICAS INÓCUAS QUE ME ENTRARAM NO CÉREBRO - O BATOM, O HÁLITO A ALCÓOL, A AUSÊNCIA DE VÉU - PODERIAM NELE, EVENTUALMENTE, CAUSAR UMA REACÇÃO VIOLENTA OU GERAR CONSIDERÁVEL STRESS.
UMA VISÃO DO MUNDO FORNECE ESQUEMAS FIXOS DE COMPORTAMENTO QUE PODEM SER, INFELIZMENTE , PERIGOSOS PARA MUITA GENTE . CARACTERÍSTICAS COMO O RACISMO, A MISOGINIA E O BELICISMO, POR EXEMPLO, PERSISTEM COMO REFLEXOS AUTOMÁTICOS. MAS SEJA QUAL FOR O NOME QUE LHES CHAMEMOS, AS CONVICÇÕES SÃO A ÚNICA FORMA DE DARMOS SIGNIFICADO À EXPERIÊNCIA E AO MUNDO.

NA REALIDADE, A MENTE ESTÁ DE FACTO ARMADILHADA, E NÃO É LIVRE DEVIDO ÀS CONVICÇÕES, OPINIÕES, JUÍZOS E OUTROS TANTOS" VIRUS MENTAIS".
A CONTRADIÇÃO MAIS PROFUNDA DE TUDO ISTO É QUE PARA ALCANÇAR O ESCLARECIMENTO , LIBERTO DE IMPRESSÕES PASSADAS ,VOCÊ NÃO TEM OUTRA ALTERNATIVA SENÃO A DE USAR UM CÉREBRO QUE ESTÁ ATOLADO NUMA ROTINA DE HÁBITOS E DE FILTROS, QUE ESCOLHEM, PREFEREM, REJEITAM, ETC.

NESTA BASE, A FORMA MAIS ELEVADA DE INTELIGÊNCIA SERIA AQUELA QUE PERMITIRIA AO HOMEM CONSEGUIR OBSERVAR-SE A SI PRÓPRIO SEM FAZER QUAISQUER JUÍZOS. OU SEJA, O DE CONSEGUIR DEMARCAR-SE DO COMPORTAMENTO HABITUAL DAS SUAS CONVICÇÕES, DE MODO A PERCEBER A SUA VERDADEIRA NATUREZA.

( ... ) O CÉREBRO HUMANO TEM 100 MIL MILHÕES DE CÉLULAS NERVOSAS QUE DESENVOLVEM ENTRE SI 100 BILIÕES DE CONEXÕES . DE FACTO, É FAZENDO VARIAR AS LIGAÇÕES ENTRE AS CÉLULAS QUE O HOMEM PENSA.
COMPREENDER O FUNCIONAMENTO DO ÓRGÃO QUE FOI CAPAZ DE CRIAR " HAMLET"OU A SONDA " VOYAGER", PERMANECE O GRANDE MISTÉRIO. NA VERDADE, O CÉREBRO SURGE-NOS COMO A ÚLTIMA FRONTEIRA DO CONHECIMENTO, O ÚLTIMOENIGMA QUE O HOMEM TERÁ DE DECIFRAR. APESAR DE TER MENOS DE 1600 GRAMAS, O CÉREBRO HUMANO PODE ARMAZENAR MAIS INFORMAÇÃO DO QUE TODAS AS BIBLIOTECAS DO MUNDO. É TAMBÉM RESPONSÁVEL PELAS NOSSAS SENSAÇÕES MAIS PRIMITIVAS, PELOS NOSSOS IDEAIS MAIS SUBLIMES, PELA FORMA COMO PENSAMOS E, EM CERTAS OCASIÕES, AGIMOS E NÃO PENSAMOS.

HÁ QUEM DETESTE A IDEIA DE QUE OS NOSSOS SONHOS, ESPERANÇAS E AMBIÇÕES POSSAM UM DIA SER DEFINIDAS APENAS POR CIRCUÍTOS NEUROQUÍMICOS. PARA ESSES, A NOSSA MENTE, VONTADE E CRIATIVIDADE CONSTITUEM A PROVA DE QUE EXISTE ALGO MAIS DO QUE A SIMPLES MASSA ENROSCADA DE CÉLULAS A QUE CHAMAMOS CÉREBRO. ESTAMOS HOJE A USAR O NOSSO PRÓPRIO CÉREBRO PARA COMPREENDER O CÉREBRO. E NADA PODEREMOS COMPREENDER ENQUANTO NÃO SOUBERMOS TAMBÉM COMO COMPREENDER.