sexta-feira, fevereiro 21, 2014

O inferno na Ucrânia

CONNECT !!!
INTERNET EXPLORER
Os Urcos da Sibéria

(... )
Quando o muro de Berlim caiu, tinha eu nove anos. Fui a casa do meu avô e fiquei surpreendido porque ele estava a ver a televisão russa, coisa que ele nunca fazia. Estava triste, o que para mim era estranho. Afinal caía o Comunismo, tudo por que tinha lutado na vida. O seu maior inimigo desaparecia agora, porque estava ele triste? Mas ele respondeu: " sabes, Nicolai, realmente odeio os comunistas, é um sistema totalitário, mas é um sistema. As pessoas que vierem agora não têm sistema, é o caos. Tenho medo que o caos se instale, porque nesse caso morremos todos. Não temos mais ideologia, não temos mais nada. Pessoas sem honra, sem ideias, pessoas que só querem fazer dinheiro e ter poder. Na tua geração, tu e todos os teus amigos, muitos morrerão, porque ninguém sobrevive aos caos.
Não era apenas a transição para a democracia, era também a guerra civil. Foi uma infância de guerra, uma matança indiscriminada, não havia pão nem água. Desde cedo habituei-me a procurar armas, munições e comida nos corpos mortos na rua. Não tinha medo desses mortos, habituei-me. Éramos crianças, e para nós aquilo era quase como um jogo (...)