A MUDANÇA DE PARADIGMA
FAZENDO A COMPARAÇÃO ENTRE A MUNDIVIDÊNCIA DA GERAÇÃO PATERNA E OS HÁBITOS JÁ EVIDENCIADOS PELOS JOVENS DE HOJE, TORNA-SE CLARO QUE SE OPEROU UMA MUDANÇA DE PARADIGMA. DIGAMOS QUE A JUVENTUDE DEIXOU OS ESPAÇOS ABERTOS E “PICTÓRICOS” DA NATUREZA PARA , DE UMA VEZ , SE ARRISCAR NO LABIRINTO VIRTUAL E FREMENTE DA TEIA TECNOLÓGICA IMAGINADA E PRODUZIDA PELOS SEUS PAIS . AQUI , NO MUNDO DOS CHATS ,DO CORREIO ELECTRÓNICO, DAS MENSAGENS INSTANTÂNEAS, DOS VIDEO-JOGOS, DOS TELEMÓVEIS E, POR AÍ FORA, JÁ NÃO EXISTE MAIS LUGAR PARA OS DIAS DE ÓCIO , CURTIDOS E EMBALADOS NA PREGUIÇA DO CORPO E NA VADIAGEM DA ALMA. AQUI, PERANTE O FRENESIM ELECTRÓNICO DE UM PRESENTE INTERACTIVO E INFLACIONADO , NÃO HÁ MAIS LUGAR PARA DESPERDÍCIOS. O CRONOS COMANDA E DECIDE EM CADA MOMENTO, INEXORAVELMENTE, ON-LINE.
- ESTÁ! ÉS TU CARLA! OLHA, VAI VER O TEU MAIL . QUERO QUE VEJAS UMA COISA.
- NÃO, NÃO É ISSO... BRINCAS... VÁ!
- JÁ TE LIGASTE?... EU ESPERO, SIM. ESTÁ BEM...
- OLHA, SABES QUE O JONAS JÁ TEM UM NOVO JOGO ? AQUELE DE QUE FALÁMOS AQUI HÁ UNS TEMPOS, RECORDAS-TE? ERA SOBRE AS CAPACIDADES COGNITIVAS DE CADA UM DOS JOGADORES... AQUELE QUE AVALIAVA AS COMPETÊNCIAS, QUE PODIAM CHEGAR ATÉ À OITAVA, LEMBRAS-TE ? VAMOS ESTREÁ-LO HOJE E TU TAMBÉM ESTÁS CONVIDADA. O JONAS E EU... ESPERA... ESPERA UM MOMENTO ... PARECE QUE TENHO ALGUÉM EM LINHA A QUERER FALAR TAMBÉM COMIGO. NÃO DESLIGUES, CARLA!
- ESTÁ! PEDRO ! O QUÊ ? ESTÁS À MINHA PORTA E FARTO DE TOCAR À CAMPAINHA ? COM A BRECA! SE CALHAR, DEU-LHE ALGUM FANICO! RECEBESTE O MEU “SMS”, NÃO FOI ? OLHA, EU VOU... HUM!...A SANDRA ENTROU AGORA TAMBÉM NO “MESSENGER" ...
NAQUELE TEMPO, UM TEMPO DE MANSIDÃO E DE DEVANEIO, A VIDA COMPRAZIA-SE NA MODORRA TRANQUILA DOS GESTOS E DOS OLHARES, SENTIDO A NATUREZA A PULSAR NA VOLÚPIA DAS CORES E DOS CHEIROS ORIGINAIS.
UM TEMPO ANTIGO E LUMINOSO, DE CONVERSAS PUERIS E DESCOMPROMETIDAS, TEMPO DOS AFECTOS EMERGENTES, DA ATRACÇÃO IRRESISTÍVEL PELA BELEZA DAS VESTAIS, DOS JOGOS INOCENTES E CARNAIS ,UM TEMPO DELICIOSAMENTE PRAZENTEIRO E HARMONIOSO, DE ALEGRIA ESPONTÂNEA E DE EXALTAÇÃO DIONISÍACA.
NOS IDOS DE 60, OS DIAS DECORRIAM CALMOS E INDOLENTES, SEM ESFORÇO E SEM OBRIGAÇÕES, SOB O SOL PROTECTOR DE UMA ADOLESCÊNCIA ETERNA QUE SE PROLONGAVA PARA LÁ DO TEMPO,DO TEMPO DOS DEVERES E DA RESPONSABILIDADE.
ERA, ASSIM, COMO UM PRAZER, UM PRAZER POR NADA FAZER, A DEIXAR O TEMPO SIMPLESMENTE ESCORRER, SEM PRESSAS E SEM FIM, A MANDRIAR POETICAMENTE POR AÍ, PELAS PRAIAS DA VIDA , SENTIDO A BRISA DO MAR E OUVINDO A VIOLA A TOCAR.
BY
>VINÍCIUS DE MORAES E TOQUINHO
UM VELHO CALÇÃO DE BANHO
O DIA PRÁ VADIAR
UM MAR QUE NÃO TEM TAMANHO
UM ARCO-ÍRIS NO AR.
DEPOIS DA PRAÇA CAYMI
SENTIR PREGUIÇA NO CORPO
E NUMA ESTEIRA DE VIME
BEBER UMA ÁGUA DE CÔCO.
SENTIR PREGUIÇA NO CORPO
E NUMA ESTEIRA DE VIME
BEBER UMA ÁGUA DE CÔCO.
REFRÃO
É BOM... PASSAR UMA TARDE EM ITAPOÃ
AO SOL QUE ARDE EM ITAPOÃ
OUVINDO O MAR DE ITAPOÃ
FALAR DE AMOR EM ITAPOÃ.
ENQUANTO O MAR INAUGURA
UM VERDE NOVINHO EM FOLHA
ARGUMENTAR COM DOÇURA
COM UMA CACHAÇA DE ROLHA.
E COM O OLHAR ESQUECIDO
NO ENCONTRO DE CÉU E MAR
BEM DEVAGAR E SENTINDO
A TERRA TODA A RODAR.
REFRÃO
É BOM... PASSAR UMA TARDE EM ITAPOÃ
AO SOL QUE ARDE EM ITAPOÃ
OUVINDO O MAR DE ITAPOÃ
FALAR DE AMOR EM ITAPOÃ.
DEPOIS SENTIR O ARREPIO
DO VENTO QUE A NOITE TRAZ
E O DIZ-QUE-DIZ MACIO
QUE BROTA DOS COQUEIRAIS.
E NOS ESPAÇOS SERENOS
SEM ONTEM NEM AMANHÃ
DORMIR NOS BRAÇOS MORENOS
DA LUA DE ITAPOÃ.
REFRÃO
É BOM... PASSAR UMA TARDE EM ITAPOÃ
... ... ...
CANSAÇO?... UMA BONANÇOSA IRRESPONSABILIDADE?... OU SIMPLESMENTE SONO?... UMA TREMENDA EVIDÊNCIA, É O QUE É, CHEIA DE QUALIDADES E DE POTENCIALIDADES.
UMA JANELA DO OLHAR PARA APRECIAR O DESVELAR DA HOMEOSTASIA ABSOLUTA, O EQUILÍBRIO VITAL, SEM O QUAL NÃO SOMOS( ONTOS )
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home