quinta-feira, março 08, 2007

SHE ... ... ... ...

CONNECT !!!
INTERNET EXPLORER


OS CÂNONES DIZEM-NOS QUE ALGO É PERFEITO QUANDO ESTÁ COMPLETA -MENTE ACABADO, QUANDO NÃO LHE FALTA NADA NEM LHE SOBRA NADA PARA SER O QUE É .







COMEMORAR O DIA INTERNACIONAL DA MULHER EM PORTUGAL É, SOBRETUDO, LEMBRAR QUE ELA CONTINUA AINDA A SER VÍTIMA DE UMA ESTRUTURA DE PODER FALOCRÁTICO QUE ESTÁ BEM ENRAIZADO NO INCONSCIENTE COLECTIVO DA NOSSA SOCIEDADE – O MACHISMO NÃO É LENDA NEM FOLCLORE , ELE INSINUA-SE DE MANSINHO PELAS FRINCHAS DO NOSSO QUOTIDIANO .

E QUER-ME PARECER QUE É NO PLANO DOMÉSTICO QUE TUDO COMEÇA . GERAÇÕES E GERAÇÕES DE PREPOTENTES E (OU) TERNURENTOS MARIALVAS PARTICIPARAM E CONTINUAM A PARTICIPAR NESTA INDECENTE DISCRIMINAÇÃO SOBRE A MULHER E A MANTÊ-LA ESCRAVA EM CATIVEIRO.

CAROS SENHORES, ISTO É UMA NÓDOA QUE NOS ENVERGONHA; ISTO É UMA RESPONSABILIDADE QUE NOS HUMILHA E QUE NOS TRANSFORMA EM NEGREIROS DA MULHER.

TODOS SABEMOS AFINAL, QUER ACEITEMOS OU NÃO, QUE ESTA SUJEIÇÃO NÃO É TRETA NENHUMA. BASTA DEITARMOS UM OLHAR SENSATO E HONESTO SOBRE O ESPELHO DO NOSSO “ LAR “ PARA SENTIRMOS DE IMEDIATO O PESO RECRIMINADOR DA SUA REFLEXÃO.
O PAPEL QUE ATRIBUÍMOS À MULHER NA FAMÍLIA (OU , MELHOR DIZENDO, QUE MUITO TACITAMENTE DEIXÁMOS QUE ELA CONSENTISSE QUE LHE FOSSE ATRIBUÍDO, POR HERANÇA CULTURAL) É BEM REVELADOR DO FALSO MORALISMO QUE IMPERA AINDA NA MAIOR PARTE DAS CABEÇAS (ERECTAS) DESTE NOSSO SERRALHO CASEIRO. ESTA CONFRANGEDORA DICOTOMIA ENTRE UM DISCURSO PRÓ-FEMINISTA, QUE PASSAMOS PARA O EXTERIOR, E UMA PRÁTICA LAXISTA, QUANDO NÃO OSTENSIVAMENTE MACHISTA, QUE TEMOS DENTRO DE CASA, TRANSFORMOU-SE NUM LIBELO ACUSADOR QUE CÁUSTICA AS NOSSAS CONSCIÊNCIAS.

IMPORTA AQUI REFERIR , NO ENTANTO, QUE A MAIORIA DAS MÃES TAMBÉM MUITO SIGNIFICATIVAMENTE CONTRIBUI PARA ALIMENTAR ESTE ESTADO DE COISAS. NÃO OBSTANTE O FACTO DE O FAZEREM DE UMA FORMA AMOROSA E INOCENTE, O CERTO É QUE NA EDUCAÇÃO QUE DÃO AOS SEUS FILHOS ELAS CONTINUAM A RESERVAR PAPÉIS SOCIAIS DIFERENTES PARA CADA UM DOS SEXOS .
A MULHER VAI ASSIM EXPRIMINDO E PERPETUANDO, INCONSCIENTEMENTE, A COLONIZAÇÃO A QUE FOI SUJEITA E QUE CONTINUA A ENCARCERÁ-LA NUMA REDOMA DE FRUSTRAÇÕES.

A IGUALDADE JURÍDICA PERANTE A LEI ( NA LETRA DOS DIREITOS E DOS DEVERES ); A IGUALDADE INTELECTUAL (NA GARANTIA DO ACESSO À INSTRUÇÃO ); A IGUALDADE ECONÓMICA ( NO PLANO DA PROFISSÃO, DO TRABALHO E DO SALÁRIO ); A IGUALDADE POLÍTICA ( NO DIREITO AO VOTO E À ELEGIBILIDADE ); E A IGUALDADE SOCIAL ( NA RELAÇÃO COM OS HOMENS, NO ESTATUTO SOCIAL E NA POSIÇÃO NA SOCIEDADE ) SÃO A DIMENSÃO PLURAL DE ALGUNS DOS DIREITOS MAIS BÁSICOS A QUE A MULHER DEVE ASCENDER PARA SE TORNAR MEMBRO DE PLENO DIREITO DA HUMANIDADE, EM PARIDADE COM O HOMEM, A EXERCER UMA VERDADEIRA CIDADANIA, SINÓNIMO DE UM AUTÊNTICO PROGRESSO CIVILIZACIONAL.