sábado, fevereiro 16, 2008

ASHURA DE GONDOMAR

CONNECT !!!
INTERNET EXPLORER


(...) O MEDO CONTINUA A CONSTITUIR O INSTRUMENTO MAIS USADO PARA SUBJUGAR E DOMINAR AS PESSOAS. A FREQUÊNCIA COM QUE É UTILIZADO E A IMPORTÂNCIA FUNDAMENTAL QUE PARECE TER NA SOCIEDADE, REVELA BEM O GRAU DE PRIMITIVISMO EM QUE SE ENCONTRA AINDA O HOMEM.





" BARBARAMENTE ESPANCADO!? ORA, ORA... ", DIZIA O RESPONSÁVEL PELO DIAP DO PORTO À MAGISTRADA MARIA JOSÉ MORGADO," ENTÃO A SENHORA NÃO CONHECE O RITUAL DO ASHURA EM GONDOMAR? VALHA-NOS DEUS! "


PODER-SE-IA DIZER QUE A VERDADE ENCONTRA-SE MUITAS VEZES NA SOMA DOS
EQUÍVOCOS, DAS CONVENIENTES OMISSÕES E DOS TRÁGICOS MAL-ENTENDIDOS. É A LIÇÃO DE MORAL QUE SE TIRA DO CASO DO ASHURA DE GONDOMAR EM QUE UMA
INFELIZ VÍTIMA DE ESPANCAMENTO VAI SER CONDENADA, EXACTAMENTE ,POR TER
SIDO ESPANCADA.
É UM PROCESSO ROCOMBOLESCO, COMO TODOS AQUELES EM QUE É PRÓDIGA A NOSSA JUSTIÇA PORQUE ELA CONSEGUE ELEVAR A FARSA , O CINISMO E A CRIMINOSA PARCIALIDADE À CONDIÇÃO DE ABSOLUTA NORMALIDADE. SE A IMPUNIDADE CONTINUAR ASSIM A MANDAR NO APARELHO DA JUSTIÇA , POR
CERTO QUE UM BELO DIA ACORDAREMOS TODOS COM UM GARROTE NA GARGANTA, SE ENTRETANTO NÃO SE FIZER MAIS NADA.

EM TERMOS MUITO SIMPLES A HISTÓRIA CONTA-SE ASSIM:
NUM DIA AZARADO DA SUA EXISTÊNCIA UM CIDADÃO DESTE PAÍS É BARBARAMENTE
ESPANCADO NA RUA POR ENCAPUZADOS E VAI PARAR AO HOSPITAL. APRESENTA
QUEIXA NA POLÍCIA ( PORQUE VIVEMOS NUM ESTADO DE " DIREITO " ) E FICA À
ESPERA DO APURAMENTO DAS RESPONSABILIDADES E DA PUNIÇÃO DOS CULPADOS. DEPOIS DE MUITO ESPERAR PELO RESULTADO DA INVESTIGAÇÃO POLICIAL E DE
COMEÇAR A ACHAR ESTRANHO E POUCO CLAROS ALGUNS CONTORNOS DO PROCESSO, ESTE CIDADÃO VÊ , IMPOTENTE , O CASO SER DADO POR CONCLUÍDO E FECHADO,ALEGADAMENTE POR FALTA DE PROVAS E DE CULPADOS. MAIS TARDE (QUEM DIRIA), POR CONTINGÊNCIAS DO PRÓPRIO DESTINO, UM DOS AUTORES DO CRIME VEM CONFESSAR PUBLICA E OFICIALMENTE A SUA PARTICIPAÇÃO NELE E REVELAR A IDENTIDADE DO AUTOR MORAL E DOS OPERACIONAIS QUE FIZERAM O "SERVIÇO". PERANTE A CONSTATAÇÃO DESTE NOVO E FUNDAMENTAL FACTO , O NOSSO CIDADÃO RESOLVE FAZER UMA EXPOSIÇÃO À PROCURADORIA GERAL DA REPÚBLICA PARA O CASO SER REABERTO E DESSE MODO LEVAR À BARRA DO TRIBUNAL OS SUSPEITOS ENTRETANTO REFERENCIADOS. E ASSIM ACONTECEU, A PROCURADORIA REABRE O PROCESSO, COM O PRETEXTO DE TEREM SURGIDO NOVOS E MAIS RELEVANTES DADOS, E NOMEIA, PARA O EFEITO, UMA DAS MAGISTRADAS MAIS PRESTIGIADAS DA CASA PARA DIRIGIR A OPERAÇÃO.
DE FACTO E DURANTE ALGUM TEMPO, A VÍTIMA E A OPINIÃO PÚBLICA EM GERAL
VÃO AINDA ACREDITAR NA POSSIBILIDADE DO PROCESSO SER REVERTIDO, SUSTENTADO NA TESE DA VALIDAÇÃO JURÍDICA DO DEPOIMENTO DA TESTEMUNHA, MAS DEPRESSA PERCEBERAM O LOGRO EM QUE CAÍRAM. O PROCESSO ESTAVA SUPOSTAMENTE TODO ARMADILHADO DESDE O INÍCIO DA INVESTIGAÇÃO E JÁ NÃO HAVIA NADA A FAZER. POR FIM, A MAGISTRADA ACABOU INGLORIAMENTE POR ENCERRAR O CASO POR FALTA DE PROVAS FUNDAMENTAIS , ASSINALANDO, NO
ENTANTO, NO RELATÓRIO FINAL QUE FEZ, A EXISTÊNCIA DE ALGUNS ASPECTOS NÃO
INTEIRAMENTE EXPLICADOS DA INVESTIGAÇÃO, NUMA CLARA E MUITO DIRECTA ALUSÃO À PRESUMÍVEL SABOTAGEM QUE O PROCESSO TERÁ SOFRIDO .

PERPLEXO COM ESTE DESFECHO TÃO INDECOROSO E REVOLTADO COM A ENORMIDADE JURÍDICA QUE SE ESTAVA A COMETER, O NOSSO CIDADÃO AINDA APELOU PARA AS MAIS ALTAS INSTÂNCIAS JUDICIAIS , NUMA ÚLTIMA ESPERANÇA DE PODER VIR AINDA A SER RESSARCIDO ,PELO MENOS, DA SUA DIGNIDADE E HONRA, MAS PELOS VISTOS NÃO É BEM ISSO QUE VAI ACONTECER. NA REALIDADE, AQUILO QUE PARECE ESTAR JÁ A DESENHAR-SE NO HORIZONTE, PELAS NOTÍCIAS QUE VÃO SURGINDO NA IMPRENSA, E QUE TRANSFORMARÁ ESTE CASO NUM VERDADEIRO TRILLER HOLLYWOODESCO, É A POSSIBILIDADE MUITO REAL DA VÍTIMA PODER VIR A SER ELA PRÓPRIA PROCESSADA E CONDENADA POR OFENSAS À JUSTIÇA, PELO SIMPLES FACTO DE TER SIDO (TAO GENEROSAMENTE) ESPANCADA.


HÁ PESSOAS QUE CONSEGUEM MENTIR COM TODA A POSE ESTUDADA DE SERIEDADE; DESAFIAM OS PODERES INSTITUÍDOS, E AINDA DISFRUTAM PERVERSAMENTE DE UMA IMPUNIDADE QUASE SAGRADA , SENDO ATÉ MUITAS VEZES CONSIDERADOS HOMENS SANTOS. DEPOIS, BOM... DEPOIS ( O QUÊ QUE QUERIAM) FARTAM-SE DE RIR À GARGALHADA DE TUDO ISTO .