segunda-feira, março 11, 2013

O embuste

CONNECT !!!
INTERNET EXPLORER
"Diz a Troika que o Governo falha a comunicar.
A mensagem tem sido repetida pelos chefes de missão da troika a cada reunião que se sucede: o programa está a ser bem executado, mas... «o Governo está a falhar na comunicação». 
Assim, preto no branco. E dito ao próprio primeiro-ministro e ao ministro das Finanças: «É 
preciso explicar, explicar, explicar»."



Os média, em geral, são falíveis ou tendencialmente orientados. Ou porque são obrigados à lógica selvagem e irredutível dos mercados, passando inúmeras vezes da informação séria e rigorosa para o formato tablóide, enviesando assim a deontologia para obter cota de mercado; ou porque têm em vista o cumprimento de outros objectivos, como a estratégia de grandes grupos económicos, dos quais muitas vezes fazem parte; ou ainda porque estão encapotadamente ao serviço de políticas e ideologias.  De todo o modo, o consumidor de notícias e o cidadão em geral deverá ter sempre uma cautela muito especial quanto aos conteúdos informativos, sejam eles veiculados através da escrita, da imagem ou do som, por mais que eles ostentem qualidade , correspondam aos anseios do consumidor ou tragam a chancela de uma autoridade reconhecida. 
Já os políticos, como agentes autorizados de transformação social ( para o bem e para o mal, uma vez que delegámos neles, por acção ou omissão  a nossa representação ), são uma classe que, na maioria dos casos, deve ser posta de quarentena." E isto não por inconsistência ou leviandade, mas por motivos muito fortes, maduramente considerados".
Já não basta a um político ser e parecer sério como a mulher de César, e  nem tão-pouco basta, antes de botar faladura, querer reconfigurar-se eticamente  com um metadiscurso sobre credibilidade, fazendo uma declaração prévia sobre as verdades de facto que serão vertidas na sua intervenção, o que é imperioso e necessário é que haja absoluta conformidade entre as palavras e o actos, que efectivamente os factos correspondam às promessas e às propostas então apresentadas.   É que contra factos , não há argumentos.