sexta-feira, fevereiro 15, 2013

Barreiro Oil

CONNECT !!!
INTERNET EXPLORER

A Direção Geral de Energia assinou recentemente um contrato de prospeção de petróleo e gás natural no distrito de Setúbal com a empresa canadiana Oracle Energy Corporation. 
Se esta notícia provoca alguma perplexidade no espírito das pessoas que a leram, para aquelas que , como eu, observaram a estrutura de ferro e os trabalhos de prospeção há uns anos,  não é novidade. De facto ,desde os anos 70, pelo menos, que se sabe da existência de petróleo no subsolo do Barreiro, muito embora, segundo revelaram na altura algumas fontes  autorizadas,  a  sua  produção  não  fosse rentável.  O  terreno  onde   se realizou a prospeção ( lembro-me bem ) fica junto ao campo dos Galitos,  na periferia do concelho, no outro lado da via rápida. 
Agora imaginem, barreirenses, o que aconteceria à cidade  se acaso  se viesse a confirmar a existência do precioso ouro negro ?  É que a hipótese não é de todo descabida nem de excluir, já que as técnicas de rastreio e as ferramentas que suportam esta indústria são hoje tecnologicamente  mais evoluídas. E, então, a concretizar-se  o Golfo Pérsico na nossa casa, como aqui há tempos com semântica destreza Mário Lino qualificou a Margem Sul ( apenas areia e camelos), o Barreiro, na sua paisagem física e humana, tal como nós e as geração actual o conhecem, naturalmente que iria desaparecer para sempre.