quarta-feira, abril 18, 2007

THE REAL

CONNECT !!!
INTERNET EXPLORER

" WHAT THE BLEEP "
LET`S LOOK AT THE TRAILER



A GRANDE MAIORIA DAS ÁREAS DO CONHECIMENTO POUCO OU NADA ACRESCENTAM AO PENSAMENTO FUNDAMENTAL . É PRECISO SIMPLIFICAR A PROCURA.

HOJE, UM NÚMERO SIGNIFICATIVO DE PESSOAS PARECE ACREDITAR QUE OS RECENTES AVANÇOS FEITOS EM CIÊNCIA FUNDAMENTAL PODERÃO SER MAIS IMPORTANTES E DOUTRINÁRIOS NA REVELAÇÃO DO SENTIDO MAIS PROFUNDO DA EXISTÊNCIA DO QUE AS PSICOTEOLOGIAS TRADICIONAIS.

VEM ISTO A PROPÓSITO DE UM FILME QUE ESTÁ A PASSAR NO CINEMA, EM CIRCUITO MUITO RESTRITO, QUE ABORDA A PROBLEMÁTICA DO REAL: "WHAT DE BLEEP", É A PROPOSTA.

DIGAMOS QUE O REAL,COMO TEMA DE ESTUDO APRESENTADO NESTE FILME, APRE- SENTA TODOS OS RISCOS QUE UM SENTIDO SÉRIO DE CAUTELA INTELECTUAL NOS PERSUADIRIA A EVITAR COMO A PESTE. UM BREVIÁRIO MUITO SOFT, CARREANDO SUMARIAMENTE TODAS AS RECEITAS QUE A HISTÓRIA REGISTA SOBRE ESTE ASSUNTO, DESDE LOGO DENUNCIARIA O INOMINÁVEL QUE ESTE FILME SE PROPÕE DESVELAR .

DE FACTO, QUANDO PRETENDEMOS DELIMITAR OS ELEMENTOS DO REAL E FIXÁ-LOS
PARA COMENTÁRIO, TUDO SE TORNA MAIS DIFUSO, MAIS DISCRETO E FUGIDIU.
O QUE É O REAL?

(...)O MUNDO TRANSCORRE PARTE CONSIDERÁVEL DO SEU PERCURSO PELAS MALHAS
COM QUE SE TECE A FICÇÃO DE ITALO CALVINO.ÁS VEZES, É PRECISO ADMITI-LO, SÓ SE ENTENDE O REAL À CUSTA DE UM NAMORO SEMPRE EFÉMERO E CAPRICHOSO COM O SOBRENATURAL. É QUANDO OLHAMOS PARA A ESTÁTUA DA RAZÃO E ELA SURGE DE PERNAS PARA O AR(...)

AO DECOMPOR UM QUALQUER OBJECTO DO QUOTIDIANO (INCLUINDO O NOSSO CORPO, OU O NOSSO CÉREBRO ) NOS SEUS ELEMENTOS MAIS BÁSICOS E FUNDAMENTAIS, AQUILO QUE ENCONTRAMOS SÃO APENAS ONDULAÇÕES INVISÍVEIS DO CAMPO QUÂNTICO ( UM DISPARATE SEM SENTIDO,É UM FACTO).

MAS O QUE É CERTO É QUE A REALIDADE ESSENCIAL, O TIJOLO BÁSICO E FUNDA- MENTAL QUE, MULTIPLICADO POR MILHÕES DE VEZES, ESTRUTURA ESTE GIGANTESCO CENÁRIO EM QUE TODOS ESTAMOS MERGULHADOS, SURGE-NOS EXOTICAMENTE ASSIM , MESMO NO PLANO MAIS AVANÇADO DA FÍSICA TEÓRICA, COMO ALGO ABSTRACTO, INSUBSTANCIAL,UMA EQUAÇÃO MATEMÁTICA.


QUANDO PERCEBEMOS QUE O NOSSO CORPO, QUE É CONSTITUÍDO POR ZILIÕES DE PARTÍCULAS ELEMENTARES, NÃO PASSA, AFINAL, SEGUNDO ESTA ESCATOLOGIA QUÂNTICA , DE UM EMBUSTE ,O QUE É QUE ISTO TUDO QUER DIZER ?

SERÁ QUE O REAL É CONSTITUÍDO POR UMA PROFUSÃO DE SIGNOS VIRTUAIS ( BITS DE INFORMAÇÃO ) QUE SÃO HIPNOTICAMENTE ADIVINHADOS POR UM SIMULACRO QUE SE DIZ SER HUMANO ? OU SERÁ A REALIDADE UM EXERCÍCIO METAFÓRICO DE UMA SEMÂNTICA SAGRADA QUE NOS TERIA SIDO SONEGADA LOGO APÓS A QUEDA?

UMA TREMENDA EVIDÊNCIA, É O QUE A REALIDADE É!