Um exercício profiláctico de pedantismo egotista ; uma atrevida reprodução de ideias e pinceladas já registadas noutros cartórios ; uma colecção de frescos notável, de pensamentos avulso; conselhos de gente avisada, expostos em pedagogia de cordel. Em suma:Uma ortodoxa heterodoxia recheada de paradoxos.
(...)A VIDA É UM ROMANCE ONDE TUDO É COMBATE. MESMO OS MOMENTOS MAIS DOCES, OS GESTOS MAIS PACÍFICOS, AS CARÍCIAS MAIS TERNAS, SÃO EMBOSCADAS PARA QUE O OUTRO SE OFEREÇA E DESARME.
(...) HÁ MUITOS ANOS, QUANDO EU ERA UM RESIDENTE CLÍNICO EM BOSTON, UM CASAL DE IDADE DEU ENTRADA NOS HOSPITAL. O MARIDO ESTAVA NO FIM DE UM COMBATE PROLONGADO CONTRA UM CANCRO NO CÓLON. A MULHER, APESAR DE TER UM HISTORIAL DE DOENÇA CARDÍACA, ESTAVA EM MUITO MELHOR FORMA. PARTILHAVAM OS DOIS UM QUARTO, E DURANTE OS POUCOS DIAS EM QUE OS VISITEI PUDE VER COMO ESTAVAM LIGADOS AFECTIVAMENTE.
O MARIDO RESISTIU DURANTE DIAS, ALTERNADO ENTRE ESTADO DE CONSCIÊNCIA E DE INCONSCIÊNCIA, NUM SOFRIMENTO CONSIDERÁVEL. A MULHER SENTAVA-SE A SEU LADO E SEGURAVA-LHE A MÃO, DURANTE HORAS SEGUIDAS. UMA MANHÃ QUANDO CHEGUEI ENCONTREI A CAMA DELA VAZIA, TINHA MORRIDO SUBITAMENTE DE PARAGEM CARDÍACA DURANTE A NOITE.
O MARIDO ESTAVA ENTÃO NUM PERÍODO DE LUCIDEZ, PORTANTO DEI-LHE A NOTÍCIA COM RELUTÂNCIA, COM RECEIO DO CHOQUE QUE LHE IA PROVOCAR. MAS ELE PARECEU MUITO CALMO. " ACHO QUE ME VOU EMBORA AGORA", DISSE ELE."TENHO ESTADO À ESPERA DELA, SABE?". APÓS TER DITO ISTO, PERDEU NOVAMENTE A CONSCIÊNCIA E FALECEU NESSA TARDE.
ATENTADO TERRORISTA ÀS PONTES DO TEJO
posted by Castro Fernandes at 5:36 da tarde
Enviar um comentário
<< Home
Ver o meu perfil completo
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home