sábado, setembro 15, 2007

DALAI LAMA

CONNECT !!!
INTERNET EXPLORER

(...) É PRECISO MUITA HUMILDADE E SIMPLICIDADE PARA VER TÃO LONGE.




FOI COM UM MEMORÁVEL ENCONTRO ECUMÉNICO, REALIZADO NA MESQUITA DE LISBOA, QUE TERMINOU DE FORMA ESPLENDOROSA A VISITA QUE O DALAI LAMA EFECTUOU A SEMANA PASSADA A PORTUGAL.
ESTA DESLOCAÇÃO DO LÍDER ESPIRITUAL DO TIBETE AO NOSSO PAÍS, A CONVITE DE VÁRIAS INSTITUIÇÕES NACIONAIS, E COM UM PROGRAMA BEM DEFINIDO DE EVENTOS - RECEPÇÕES, CONFERÊNCIAS PÚBLICAS E ALGUMAS SESSÕES DOUTRINÁRIAS -, PARA ALÉM DE TER CUMPRIDO O HABITUAL E JÁ TÁCITO OBJECTIVO DE CONTINUAR A MANTER ACESA, NA AGENDA INTERNACIONAL, A CHAMA DA CAUSA TIBETANA, FEITA ATRAVÉS DE UMA COBERTURA MEDIÁTICA SEMPRE PRESENTE E EMPENHADA , TAMBÉM SERVIU, ENTRE OUTROS PROPÓSITOS,PARA DESTACAR UMA VEZ MAIS E INVOLUNTA RIAMENTE,MESMO AO OLHAR DE UM OBSERVADOR OCASIONAL, A PARTICULA RÍSSIMA PERSONALIDADE DESTE MONGE DAS CAUSAS HUMANITÁRIAS DA SOLIDARIEDADE, DA PAZ E DO AMOR, DA NÃO-VIOLÊNCIA E DO RESPEITO PELA PESSOA HUMANA.

EU PERCEBO QUE NUM PRIMEIRO INSTANTE, A ATITUDE DE QUEM PELA PRIMEIRA VEZ E INADVERTIDAMENTE OLHA PARA ELE , OU QUE NÃO ESTEJA PREPARADO PARA ENTENDER AS SUAS DESCONCERTANTES GARGALHADAS, PODERÁ SER DE CONFUSA DESCONFIANÇA,SEGUIDA IMEDIATAMENTE DE UM GESTO DE COMPLACÊNCIA. MAS DEPOIS DE UM CERTO TEMPO DE INCUBAÇÃO,A SUA CONSCIÊNCIA COMEÇA NATURALMENTE A DESMONTAR O JUÍZO INICIAL QUE FEZ SOBRE A PESSOA E A PERPLEXIDADE COMEÇA A DAR LUGAR A UMA REFLEXÃO MAIS ATENTA E PONDEROSA. AFINAL, TANTA DEFERÊNCIA ABISMADA E UM NUMEROSO SÉQUITO DE PESSOAS TÃO BEM FORMADAS, NA GRANDE MAIORIA UNIVERSITÁRIOS E GENTE DE CULTURA, NÃO É COM CERTEZA SINÓNIMO DE EXOTISMO E MUITO MENOS DE FOLCLORE ORIENTAL.QUEM É,NA VERDADE, AQUELE HOMEM E O QUE TEM ELE DE ESPECIAL?

(...)NUNCA NINGUÉM CONSEGUIU TORNAR-SE COERENTE COM O SEU INTERIOR,CONTUDO AO OBSERVÁ-LO, NA SUA HARMONIA E EQUILÍBRIO, PARECE-ME QUE ELE JÁ ENCONTROU O CAMINHO.

TENZIN GYATSO, DÉCIMO QUARTO DALAI LAMA E LÍDER NATURAL DA COMUNIDADE BUDISTA MUNDIAL É, SEGURAMENTE, UM SER MUITO ESPECIAL QUE IRRADIA PERMANENTEMENTE UMA OVERDOSE DE OPTIMISMO E DE SIMPATIA QUE CONTAGIA TODA A GENTE EM SEU REDOR.QUER SEJA NOS GRANDES AREÓPAGOS INTERNACIONAIS, COM OS PODEROSOS DESTE MUNDO, QUER NAS ENCRUZILHADAS DA VIDA COM OS HUMILDES,O DALAI LAMA, COM A SUA TRIVIAL GRAÇA E PRESENÇA DE ESPÍRITO, É SEMPRE UM FENÓMENO DE CALOROSA EMPATIA E UM FACTOR SAUDÁVEL DE ESPONTÂNEA COMUNHÃO.

PARA ALÉM DISSO, PARECE QUE ELE É TAMBÉM UM HOMEM INVULGARMENTE CULTO, DOTADO DE UMA FERRAMENTA DE CONHECIMENTO FABULOSA,QUE NÃO SE LIMITA APENAS ( E JÁ NÃO SERIA POUCO) A DOMINAR POR COMPLETO A GRANDIOSA FILOSOFIA QUE PROFESSA, NAQUILO QUE ELA TEM DE MAIS ACADÉMICO E TAMBÉM DE METAFICAMENTE SUBVERSIVO, MAS CUJA VERSATILIDADE,BEM RECONHECIDA POR TODOS AQUELES QUE O TÊM ACOMPANHADO NOS INÚMEROS MEETINGS EM QUE PARTICIPA, PODERÁ CONSTITUIR-SE, SOMADA A VERTENTE DE AMOR E COMPAIXÃO QUE O ANIMA, COMO O EXEMPLO MAIS ACABADO DAQUILO QUE DESIGNAMOS POR SABEDORIA.PORTANTO, NÃO É DE ADMIRAR QUE ESTE CURIOSO MONGE CONSIGA,NESSES DIÁLOGOS QUE MANTÉM COM REPUTADOS ESPECIALISTAS DE TODO O MUNDO, E DE ÁREAS TÃO SOFISTICADAS DO SABER COMO , POR EXEMPLO, A FÍSICA DE PARTÍCULAS OU AS NEUROCIÊNCIAS, TANTAS VEZES ESTABELECER PONTES TEÓRICAS ENTRE ESTAS DISCIPLINAS E A SUA FILOSOFIA BUDISTA - DIZIA TAMBÉM ALGUÉM, A PROPÓSITO DA PERSONALIDADE DO DALAI LAMA,QUE A GENUÍNA ABERTURA DE ESPÍRITO E TOLERÂNCIA QUE ELE EVIDENCIA, NÃO LHE PERMITIRÃO NUNCA , COMO ACONTECE COM MUITOS OUTROS QUE SUBTILMENTE EXIBEM A SUA ERUDIÇÃO,SER ALGUMA VEZ DOGMÁTICO, SOBRANCEIRO AO FALAR , IMPÔR IDEIAS AOS OUTROS, OU EXCLUIR ALGUÉM DA COMUNIDADE OU DO DISCURSO. UM HINO À HUMILDADE,PORTANTO.

POR QUE RAZÃO ESTE HOMEM MANIFESTA ESTA ESTRANHÍSSIMA ( CONVENHAMOS )CARACTERÍSTICA,QUE DIR-SE-IA ORIUNDA DO DIVINO? A RESPOSTA ENCONTRA-SE , LOGICAMENTE,NOS ENSINAMENTOS BUDISTAS QUE ELE DESDE MENINO ABSORVEU.

MAS NÃO OBSTANTE O FACTO DO BUDISMO APRESENTAR ESTA FACETA TÃO PACIFISTA, E DE SER,POR VENTURA, O PROJECTO DE VIDA MAIS TOLERANTE E MOBILIZADOR PARA A PAZ NO MUNDO ( BASTA PARA ISSO OBSERVARMOS O MODO DE VIDA E O COMPORTAMENTO DOS SEUS ELEMENTOS MAIS REPRESENTATIVOS, OS MONGES TIBETANOS ),O QUE É FACTO É QUE TEM SIDO ATRAVÉS DO SEU RECORTE MAIS INTELECTUAL( OU ESPIRITUAL ) QUE O BUDISMO TEM CONSEGUIDO ARREGIMENTAR MAIS SEGUIDORES, SOBRETUDO JUNTO DA "INTELLITENTSIA" .O POLO QUE AGLUTINA ESSAS VONTADES É, COM CERTEZA, A COMPONENTE DE ESPERANÇA ACTIVA QUE O BUDISMO POTENCIA ATRAVÉS DAS SUAS PRÁTICAS DE MEDITAÇÃO, QUE VISAM SOBRETUDO LIBERTAR O ESPÍRITO DA IMPONDERÁVEL PRESSÃO EXISTENCIAL - O BUDISMO APRESENTA-SE ASSIM AO HOMEM,EM CONTRAPONTO COM A SOCIEDADE MATERIALISTA E HEDONISTA ( QUE JÁ NÃO É APENAS OCIDENTAL ) DE HOJE ,COMO UMA BÓIA DE SALVAÇÃO PARA RESISTIR AO EGOÍSMO,À HIPOCRISIA,AO CINISMO,À CRUELDADE E ÀS DEMAIS MORTIFICAÇÕES QUE GRASSAM POR AÍ.

ALÉM DISSO, AO SER POR VEZES REFERIDO NA LITERATURA DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA COMO EXEMPLO CRIATIVO DE ALGUMAS REALIDADES,SEJA NAS IRREVERENTES COMPARAÇÕES QUE SE FAZEM ENTRE O BUDISMO E ALGUNS DESENVOLVIMENTOS DA COSMOLOGIA, SEJA POR EXEMPLO NO APOIO ÀS ABORDAGENS ESSENCIALISTAS DA PSICOLOGIA DAS PROFUNDIDADES , O BUDISMO CONVERTE-SE ENTÃO NUM PODEROSO APARELHO INTELECTUAL, CUJO OBJECTIVO É O DE TENTAR DESCODIFICAR A ESSÊNCIA DO SER HUMANO E TAMBÉM A DA PRÓPRIA REALIDADE.
ORA, QUANDO O HOMEM OCIDENTAL ( À EXCEPÇÃO DE UNS QUANTOS POUCOS ) DESCOBRIU AS INOVADORAS POTENCIALIDADES DO BUDISMO,ESTE TRANSFORMOU-SE LOGO NUMA ALICIANTE AVENTURA PARA O ESPÍRITO.

É QUE DURANTE ALGUM TEMPO O HOMEM ACREDITOU QUE A CIÊNCIA ERA CAPAZ DE SATISFAZER O SEU DESEJO DE INFINITO E QUE TAMBÉM PODIA RESOLVER EFICIENTEMENTE OS PROBLEMAS QUE O AFLIGIAM.
COM ESTA IRRESPONSÁVEL E ANTROPOCÊNTRICA BEBEDEIRA , A PARTIR, SOBRETUDO , DO ILUMINISMO,A CIÊNCIA GANHOU UM ESTATUTO DE NOVA RELIGIÃO E COMEÇOU A SER ADORADA COMO UMA VACA SAGRADA. POR MAIS PERTURBADORAS QUE FOSSEM AS INTERROGAÇÕES DO HOMEM E DELICADOS OS SEUS PROBLEMAS, A CIÊNCIA RESOLVERIA TUDO.
TODAVIA NÃO ERA BEM ASSIM. NA REALIDADE, O HOMEM COMEÇOU PAULATINAMENTE A PERCEBER QUE DEBAIXO DAQUELA APARENTE OPULÊNCIA O REI IA NU. AFINAL, A CIÊNCIA MOSTRAVA CLAMOROSAMENTE A SUA INCAPACIDADE PARA RESPONDER VERDADEIRAMENTE ÀS ANGÚSTIAS DOS MORTAIS.
EM SUMA, SEM RELIGIÃO E SEM CIÊNCIA,SEM FILOSOFIA E SEM NENHUM ÂNIMO PARA ACREDITAR NO QUE QUER QUE FOSSE, QUE RESTAVA AO HOMEM ? COMO PODIA DAR ELE SENTIDO A TUDO ISTO,JÁ QUE O SENTIDO TEM UMA FUNÇÃO ORIENTADORA E É UM PONTO DE REFERÊNCIA QUE APAZIGUA O ESPÍRITO ? O FACTO DE SABERMOS PARA ONDE VAMOS ( OU REGRESSAMOS ), DÁ-NOS SEGURANÇA E CONFIANÇA PARA VOLTARMOS A TRILHAR O CAMINHO .

FOI,NA VERDADE, PARA TENTAR ENCONTRAR UMA LUZ NA NOITE ESCURA DA CONFUSÃO E DA IGNORÂNCIA QUE DESDE SEMPRE O HOMEM ERGUEU AOS MÃOS PARA OS CÉUS. LÁ NO FUNDO, BEM NO FUNDO,A TOCAR A NOSSA EFEMERIDADE, SUBJAZERÁ SEMPRE A ESPERANÇA E A FÉ ( OU A DOCE ILUSÃO DA NOSSA IMPOSSIBILIDADE).

(...)DE FACTO, EXISTE UM CONJUNTO DE FENÓMENOS E UM CORPO DE IDEIAS DE QUE SE AFIRMA SITUAREM-SE PARA ALÉM DAS FRONTEIRAS DO CONHECIMENTO, QUE LEVANTAM NECESSARIAMENTE RESISTÊNCIAS E INCOMPREENSÕES, QUANDO NÃO ATITUDES DE CHACOTA E RIDICULARIZAÇÃO.SÃO FENÓMENOS MAL EXPLICADOS, PASSÍVEIS DE PROVA E DEMONSTRAÇÃO, MAS QUE APARECERAM SEMPRE AO LONGO DA HISTORIA PARA MINORAR OS EFEITOS DEVASTADORES DA NOSSA FRAGILIDADE.

(...)O TRIUNFO DA ESPIRITUALIDADE SOBRE AS RELIGIÕES.

O FACTO MAIS INTERESSANTE DESTES ÚLTIMOS TEMPOS NO OCIDENTE, É O APARECIMENTO DE CORRENTES MÍSTICO-ESOTÉRICAS. AS PESSOAS TENDEM A ACREDITAR MAIS NUM PRINCÍPIO DIVINO, UMA ENERGIA SAGRADA CÓSMICA, NUM SENTIMENTO DE PERTENÇA DIVINO, DO QUE DO DEUS DAS RELIGIÕES TRADICIONAIS. É UMA RELIGIÃO " Á LA CARTE", É UMA NOVA PAISAGEM RELIGIOSA, NA ESTEIRA DA GRANDE EFERVESCÊNCIA POLÍTICO-CULTURAL QUE SACUDIU A JUVENTUDE, MAIORITARIAMENTE UNIVERSITÁRIA, AMERICANA E EUROPEIA NOS IDOS ANOS 60-70. UMA CONTRACULTURA MARCADA POR UMA FLEXIBILIDADE DE PRINCÍPIOS, MAIS DIFUSA, MAIS SUBJECTIVA, MAIS IRRACIONAL.UMA MISTURA DE RELIGIÕES ORIENTAIS E EXÓTICAS, TRECHOS DAS RELIGIÕES TRADICIONAIS, PRÁTICAS MÍSTICAS E ESOTÉRICAS, VIDÊNCIA, ASTROLOGIA, ALQUIMIA, PSICOTERAPIA, ETC. CADA UM ESCOLHE À VONTADE NESTE SUPERMERCADO UNIVERSAL.DEPOIS TODAS ESTAS PEÇAS SÃO REINTERPRETADAS E REINTEGRADAS NOS QUADROS MENTAIS DA ACTUAL CULTURA INDIVIDUALISTA. A PERSPECTIVA É TORNAR CADA UM RESPONSÁVEL PELO SEU DESTINO. A IDEIA DE PROGRESSO E O PAPEL DO DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO-TÉCNICO SÃO REAVALIADAS EM FUNÇÃO DO DESENVOLVIMENTO DA FELICIDADE PESSOAL. O QUE CONTA, ANTES DE TUDO, É A EXPERIÊNCIA PESSOAL. SÓ SE ACREDITA NAQUILO QUE É SENTIDO E VIVIDO. É UMA ATITUDE MODERNA,DECALCADA SOBRE O MÉTODO EXPERIMENTAL DA CIÊNCIA. LEVA À RECUSA DE QUALQUER ORTODOXIA E DE QUALQUER CONTROLO INSTITUCIONAL DA FÉ. É A PARTIR DA EXPERIÊNCIA PESSOAL QUE CADA UM DEVE ENCONTRAR O SEU PRÓPRIO CAMINHO. OS GRUPOS QUE SE CONSTITUEM FAZEM-NO EM TORNO DE LÍDERES CARISMÁTICOS DIRECTAMENTE ESCOLHIDOS. NÃO HÁ CLÉRIGOS INSTITUCIONAIS. O OBJECTIVO DESTE CAMINHO É UMA TRANSFORMAÇÃO INTERIOR, UM APERFEIÇOAMENTO ESPIRITUAL, QUE ENVOLVE O CORPO E O ESPÍRITO ( O TRANSE, A DANÇA, O IOGA, A MEDITAÇÃO, O PENSAMENTO POSITIVO, ETC.).O FIM A ATINGIR, É O DESABROCHAMENTO DO SER, A FELICIDADE, A SAÚDE, O BEM-ESTAR, O EQUILÍBRIO VITAL.
CONTRARIAMENTE AO QUE ACONTECE NAS RELIGIÕES TRADICIONAIS, NÃO HÁ LUGAR AO SECTARISMO, NÃO HÁ CONTROLO DO GRUPO, SEGUIDISMO, OU REGRAS RESTRITAS. É O POLO OPOSTO AO INTRIGUISMO.É UMA ESPIRITUALIDADE TOLERANTE, CONDESCENDENTE. PROCURA DESCOBRIR, PARA ALÉM DO CIENTISMO E DO MATERIALISMO DOMINANTES, O OUTRO LADO DO ESPELHO.

DIZIA W. JAMES:"SE QUISER SABER SE UMA OPINIÃO OU TEORIA SÃO VERDADEIRAS, PROCURE ACREDITAR NELAS E, DEPOIS, OBSERVE SE ELAS LHE FORNECEM EXPERIÊNCIAS SATISFATÓRIAS.

PS - A CHINA VOLTOU A EXERCER PRESSÃO DIPLOMÁTICA SOBRE O GOVERNO ALEMÃO PARA ESTE PAÍS NÃO RECEBER O DALAI LAMA.

(...)HÁ QUEM AGRIDA VERBALMENTE,COM PALAVRAS ENVENENADAS.TAMBÉM SE AGRIDE AO MURRO, À ESTALADA E AO PONTAPÉ.AGRIDE-SE COM OLHARES MORTAIS E AGRIDE-SE , IGUALMENTE, COM O SILÊNCIO E A INDIFERENÇA.
MAS TAMBÉM HÁ QUEM PURA E SIMPLESMENTE NÃO AGRIDA OU QUE, PELO CONTRÁRIO,SEJA DURA E PERMANENTEMENTE AGREDIDO.


TIANAMEN






(...) A VIDA DE UM HOMEM É UM CAMINHO QUE ELE PERCORRE EM BUSCA DE SI MESMO






A VIDA É , EM BOA VERDADE, CHEIA DE PARADOXOS. ENQUANTO UNS , POR EXEMPLO, LEVAM UMA VIDA DE CLAUSURA E DE BUSCA INTERIOR, OUTROS HÁ QUE PASSAM PELA VIDA COMO UM CAMIÃO DESGOVERNADO QUE LEVA TUDO E TODOS À SUA FRENTE.

VEM ISTO A PROPÓSITO DO POST ANTERIOR E DE UMA NOTÍCIA CONTRASTANTE QUE UM JORNAL DE REFERÊNCIA PUBLICAVA NUM SÁBADO PASSADO.

REZAVA ASSIM A NOTÍCIA:

(...) FOI ARISTOCRATA E PLAYBOY, BIÓGRAFO DO REI JUAN CARLOS E ACTOR DE FELLINI, FALANGISTA E SOCIALISTA , DIPLOMATA E ESCRITOR. JOSÉ LUIS DE VILALLONGA, MARQUÊS DE CASTELLBELL, MORREU NA QUINTA-FEIRA EM PALMA DE MAIORCA, COM 87 ANOS. A IMPRENSA ESPANHOLA FOI UNÂNIME AO RECONHECER A PERDA DO BON VIVANT ERRANTE A QUEM UM FEROZ SENTIDO DE HUMOR VALEU ALGUNS DISSABORES JUDICIAIS.
A ENTRADA DE JOSÉ LUIS VILALLONGA NA VIDA POLÍTICA ESPANHOLA FOI COMO MEMBRO DE UM PELOTÃO DE FUZILAMENTO, AOS 16 ANOS, PARA OBEDECER A UMA ORDEM PATERNA. EM 1936, O BARÃO DE SEGUR,SEU PAI, FEZ O MESMO QUE MUITOS OUTROS ARISTOCRATAS E GRANDE PROPRIETÁRIOS ESPANHÓIS: DO DOCE EXÍLIO PARA ONDE OS ENVIARA A REPÚBLICA MANDAVAM OS FILHOS INTEGRAR A TROPA DE FRANCO, PARA CONQUISTAREM UM LUGAR DE DESTAQUE NA FILA DOS VENCEDORES DA GUERRA.
O IDÍLIO DUROU POUCO. APÓS UM EFÉMERO POSTO DIPLOMÁTICO EM LONDRES, EM 1945 JÁ ESTAVA A CRIAR CAVALOS NA ARGENTINA, DE ONDE REGRESSARIA SEIS ANOS DEPOIS A FRANÇA, QUE SE TORNARIA O CENTRO DA SUA VIDA. INICIA-SE COMO ESCRITOR EM 1954, COM UM ROMANCE CONTROVERSO - LAS RAMBLAS TERMINAN EN EL MAR - EM QUE RETRATA A SUA EXPERIÊNCIA DA GUERRA CIVIL. RESULTADO: O FRANQUISMO PROÍBE-LHE O REGRESSO A ESPANHA. SÓ VOLTARIA COM A AMNISTIA POLÍTICA DE 1976, JÁ DEPOIS DA MORTE DO DITADOR.
ESSE ROMANCE FOI APENAS O PRIMEIRO DOS CERCA DE 30 TÍTULOS QUE PUBLICOU DE QUE SE DESTACAM VÁRIOS VOLUMES DE MEMÓRIAS INDISCRETAS.
ELEVOU O SENTIDO AGUDO DA INDISCRIÇÃO À CATEGORIA DE OBRA DE ARTE. OS SEUS LIVROS AUTOBIOGRÁFICOS ERAM LIDOS AVIDAMENTE EM BUSCA DE PORMENORES DELICIOSOS DAS SUAS RELAÇÕES COM TODO O TIPO DE PESSOAS: INDIRA GANDHI E BRIGITTE BARDOT, DE GAULLE E AUDREY HEPBURN, FELLINI E ZZA ZZA GABOR...
MUITOS RECONHECÊ-LO-ÃO SOBRETUDO COMO ACTOR. ESTREOU-SE EM 1958, EM OS AMANTES. ENTROU EM JULIETA DOS ESPÍRITOS, DE FELLINI, BONECA DE LUXO E MAIS DE 70 FILMES. RECUSOU VÁRIAS PROPOSTAS PARA TRABALHAR EM HOLLYWOOD.
FOI TAMBÉM JORNALISTA. ESCREVEU NA VOGUE E NO PARIS MATCH E DIRIGIU A EDIÇÃO ESPANHOLA DA PLAYBOY. AS CRÓNICAS QUE ESCREVIA ERAM O SEU MELHOR RETRATO: UM CAVALHEIRO À BEIRA DO CINISMO, CAPAZ DE PERDER UMA AMIZADE EM TROCA DE UMA DELICIOSA INDISCRIÇÃO.
COMEÇARA COMO FALANGISTA, MAS APROXIMOU-SE DOS COMUNISTAS E , NA IMEDIATA TRANSIÇÃO PÓS-FRANQUISTA, CHEGOU A SER PORTA-VOZ DA JUNTA DEMOCRÁTICA. MAIS TARDE, REAGIU AO GOLPE DE TEJERO, FILIANDO-SE NO PSOE. SAIRIA DO PARTIDO COM ESTRONDO PÚBLICO, PUBLICANDO NO ABC UMA CRÓNICA INTITULADA TRISTEZA Y ASCO.
TEVE DOIS FILHOS, CASOU TRÊS VEZES, PASSEOU POR TODA A EUROPA COM DEZENAS DE MULHERES.
ENTREVISTADO PELO EL MUNDO HÁ POUCO MAIS DE UM ANO, QUANDO LHE PERGUNTARAM SE TINHA MEDO DA MORTE MANTEVE O HUMOR VERRINOSO DE SEMPRE:"O QUE ME DÁ MEDO É MORRER E DESCOBRIR QUE O CÉU EXISTE. NÃO QUERO IR PARA O CÉU, ENCONTRAR-ME-IA LÁ COM TODA A GENTE QUE ODEIO NA VIDA: OS ORIOL , AS BEATAS, OS DA OPUS DEI. O INFERNO É MUITO MAIS APETECÍVEL, ESTÃO LÁ TODOS OS AMIGOS E... OS BISPOS BASCOS".
A ESPANHA CONTEMPORÂNEA TERÁ MUITAS DIFICULDADES EM ENCONTRAR PERSONAGEM À SUA ALTURA."