O PSD DE HUGH EVERETT
UNIVERSOS PARALELOS
SEGUNDO A MAIS RECENTE DESCOBERTA DAS MATEMÁTICAS FEITA POR INVESTIGADORES DA UNIVERSIDADE DE OXFORD, PARECE QUE A TEORIA DOS UNIVERSOS PARALELOS PROPOSTA POR HUGH EVERETT FOI PROVADA.
DE ACORDO COM OS PRESSUPOSTOS DESTA TEORIA, NÃO EXISTE APENAS UM MUNDO, MAS SIM UM LONGO E INTERMINÁVEL NOVELO DE OUTRAS POSSIBI LIDADES.
NA VERDADE, PARECE QUE A CADA MOMENTO A REALIDADE DESDOBRA-SE E
RAMIFICA-SE NUMA SEQUÊNCIA INFINITA DE UNIVERSOS PARALELOS, DOS QUAIS VOCÊ NÃO TEM CONHECIMENTO NEM NOTÍCIA, MAS QUE SURPREENDENTEMENTE TAMBÉM SÃO HABITADOS POR SI. E AS POSSIBILI DADES SOBRE AS VARIANTES DESSES MUNDOS SÃO TÃO ALICIANTES E INESPERADAS QUE NÓS PODEMOS PERFEITAMENTE ADMITIR TODOS OS CENÁRIOS: UM MUNDO ONDE VOCÊ, POR EXEMPLO, POSSA SER UM HOMEM DE NEGÓCIOS MUITO PRÓSPERO; OUTRO EM QUE SERÁ UM REPUTADO CIENTISTA, ENFIM, COM A MARCA DO INFINITO,TUDO É POSSÍVEL.
RAMIFICA-SE NUMA SEQUÊNCIA INFINITA DE UNIVERSOS PARALELOS, DOS QUAIS VOCÊ NÃO TEM CONHECIMENTO NEM NOTÍCIA, MAS QUE SURPREENDENTEMENTE TAMBÉM SÃO HABITADOS POR SI. E AS POSSIBILI DADES SOBRE AS VARIANTES DESSES MUNDOS SÃO TÃO ALICIANTES E INESPERADAS QUE NÓS PODEMOS PERFEITAMENTE ADMITIR TODOS OS CENÁRIOS: UM MUNDO ONDE VOCÊ, POR EXEMPLO, POSSA SER UM HOMEM DE NEGÓCIOS MUITO PRÓSPERO; OUTRO EM QUE SERÁ UM REPUTADO CIENTISTA, ENFIM, COM A MARCA DO INFINITO,TUDO É POSSÍVEL.
DE INÍCIO, SE CONSIDERARMOS UM PONTO DE PARTIDA PARA PERCEBER MELHOR A DINÂMICA DESTE INTRINCADO PROCESSO DE DESMULTIPLICA ÇÃO , AS ALTERAÇÕES PRODUZIDAS DE UM UNIVERSO PARA OUTRO ( PARA AQUELE QUE SE ENCONTRA IMEDIATAMENTE A SEGUIR),SÃO APENAS LIGEIRAS. MAS DEPOIS, NUMA FASE JÁ MAIS ADIANTADA DA TRANSFORMAÇÃO, AS DIFERENÇAS ENTRE O SUPOSTO UNIVERSO INICIAL E O EVENTUAL MUNDO FANTÁSTICO QUE LHE SUCEDE SERÃO TÃO GRANDES E NATURALMENTE TÃO ABSURDAS QUE VOCÊ JAMAIS PODERÁ ENTENDER OU SEQUER ADMITIR ESSA POSSIBILIDADE. MAS QUER QUEIRAMOS OU NÃO, PARECE SER ESTA A REALIDADE QUE HUGH EVERETT PROCLAMOU E QUE A MATEMÁTICA DESCOBRIU.
VEM ISTO A PROPÓSITO DA ONDA DE CHOQUE PROVOCADA PELA EXPLOSÃO DAS DIRECTAS NO PSD. NÃO É QUE O RESULTADO VERIFICADO NAS URNAS NÃO TIVESSE JÁ SIDO CONSIDERADO HÁ MUITO POR MUITA BOA GENTE. AFINAL, TANTA DIFICULDADE DE AFIRMAÇÃO DE MENDES NO PARTIDO E UMA TÃO CLARA AUSÊNCIA DE OPOSIÇÃO CREDÍVEL AO GOVERNO, SOMADA AINDA À TÁCITA DESERÇÃO DE TODOS QUANTOS ESTAVAM À ESPERA DE " MELHORES DIAS " PARA PISAR O PALCO , SÓ PODIA ADIVINHAR ESTE DESFECHO - MARQUES MENDES ASSEGURARIA O EXPEDIENTE NORMAL DO PARTIDO, SEM GRANDES ONDAS, ATÉ ÀS LEGISLATIVAS DE 2009 E, DEPOIS, APÓS A SUA INEVITÁVEL DERROTA, APARECERIAM UNS QUANTOS FOLGADOS A REIVINDICAR A SUA CABEÇA. FALHARAM REDONDAMENTE O PROGNÓSTICO, ELE NÃO RESISTIU À EROSÃO DO TEMPO.
MAS O PROBLEMA, EM BOA VERDADE, PARECE SER OUTRO E ESTÁ INDISSOCIAVELMENTE LIGADO À CREDIBILIDADE FUTURA DO PARTIDO .
PARECE QUE PARA UMA PARTE DOS SEUS MILITANTES, TALVEZ DOS DESIGNADOS NOTÁVEIS, NOS QUAIS SE INCLUEM A EXCOMUNGADA FACÇÃO SULISTA, ELITISTA E LIBERAL, O RESULTADO DAS DIRECTAS FOI CATASTRÓFICO. A POSSIBILIDADE MUITO FORTE DE NOVAMENTE SURGIREM PROBLEMAS E SITUAÇÕES QUE COLOQUEM O PARTIDO EM RISCO DE NAUFRAGAR DE FORMA IRREMEDIÁVEL NO MAR ENCAPELADO DA AFIRMAÇÃO POLÍTICA NACIONAL, É MUITO REAL. SE NOS LEMBRARMOS QUE NOS ÚLTIMOS ANOS A IMAGEM DE CREDIBILIDADE DO PSD TEM ANDADO NUMA RODA VIVA, ENTÃO O CASO É MUITO SÉRIO - FOI A " FUGA INTERESSADA " DE BARROSO PARA BRUXELAS; FORAM OS DISLATES COMETIDOS NO INTERINATO DE SANTANA; FOI A FRAGILIDADE QUASE ONTOLÓGICA DO PARTIDO NO CONSULADO DE MENDES ( COM UM FINAL ATRIBULADO NA CAMPANHA PARA AS DIRECTAS), E AGORA, ISTO! UM ESPECTÁCULO NADA EDIFICANTE DE CONFRONTO ENTRE BARÕES ASSINALADOS, COM VITUPÉRIOS, RECRIMINAÇÕES, ASSASSINATOS DE CARÁCTER, AMIZADES DE FUZILARIA, SÍMBOLOS VOLTADOS AO CONTRÁRIO, E SEI LÁ MAIS O QUÊ.
MAS TRANQUILIZEM-SE AS FRENÉTICAS CABEÇAS SOCIAIS-DEMOCRATAS QUE NÃO HÁ RAZÃO PARA ALARME NEM PARA TÃO ÁCIDA REFREGA. A IMPORTÂNCIA DO RESULTADO DESTAS DIRECTAS PARA A PRESIDÊNCIA DO PARTIDO JÁ TINHA SIDO DEVIDAMENTE ACAUTELADA PELA DESCONCERTANTE INTELIGÊNCIA DO SENHOR HUGH EVERETT.
NA VERDADE, NÃO FOI APENAS LUÍS FILIPE MENESES QUEM GANHOU AS ELEIÇÕES. DE ACORDO COM A TEORIA ATRÁS REFERIDA, TAMBÉM MARQUES MENDES CONTINUA A LIDERAR O PARTIDO, E JÁ DESALOJOU SÓCRATES DO GOVERNO,COMO PRETENDIA; O TAL SENHOR DE COIMBRA TAMBÉM SE INSTALOU NA LAPA E EM S. BENTO, BEM COMO OS NOTÁVEIS, OS JOVENS TURCOS, OS APARELHISTAS,OS LIBERAIS ,OS ELITISTAS, OS POPULISTAS( OS OUTROS ), OS REFORMISTAS E , ATÉ, O ALBERTO JOÃO TAMBÉM ESTÁ INSTALADO NA CADEIRA DO PODER, ATÉ O UNIVERSO QUERER.
(...)A REALIDADE ÚLTIMA É CONSTITUÍDA POR UMA SOBREPOSIÇÃO DE ESTADOS DE COMPLEXIDADE INIMAGINÁVEL.
O NOSSO CÉREBRO DIVIDE A REALIDADE EM MUNDOS PARALELOS PARA PODER MANEJÁ-LA COM MAIS FACILIDADE, DISSE EVERETT.
A NÍVEL FUNDAMENTAL, O QUE EXISTE É UMA REALIDADE QUÂNTICA, SEM "PEÇAS" DE CONSTRUÇÃO SÓLIDAS, NEM TELAS ONDE SE MOVIMENTEM COISAS, NEM GATOS VIVOS OU MORTOS, NEM OBSERVADORES INDEPENDENTES, E EM QUE APENAS SE VERIFICA UMA SOBREPOSIÇÃO DE ESTADOS DE COMPLEXIDADE INIMAGINÁVEL.
OS NOSSOS CÉREBROS NÃO TÊM SUFICIENTE CAPACIDADE PARA ARMAZENAR E PROCESSAR INFORMAÇÃO TÃO COMPLEXA E , POR ISSO, DIVIDEM A REALIDADE EM MUNDOS PARALELOS QUE A NOSSA INTELIGÊNCIA PODE MANEJAR COM MAIS FACILIDADE.
A TEORIA DOS MUNDOS PARALELOS FOI FORMULADA EM 1957 POR HUGH EVERETT, E RAPIDAMENTE FOI POPULARIZADA NA LITERATURA E CINEMATOGRAFIA DE FICÇÃO CIENTÍFICA.
AS FÓRMULAS MATEMÁTICAS DA FÍSICA QUÂNTICA PERMITEM CALCULAR A EVOLUÇÃO TEMPORAL DO ESTADO DE UM OBJECTO FÍSICO : O CONJUNTO DE TODAS AS SUAS PROPRIEDADES E DE TODA A INFORMAÇÃO EXISTENTE SOBRE ELE.OU SEJA, PERMITEM UMA REPRESENTAÇÃO MATEMÁTICA DE TUDO O QUE SE PUDER DIZER SOBRE O OBJECTO.
O OBJECTO PODE SER UM ÁTOMO, UMA MOLÉCULA, O ECRÂN DO COMPUTADOR ONDE VOCÊ ESTÁ A LER ESTAS PALAVRAS E, ATÉ MESMO, O UNIVERSO INTEIRO. NESTE ÚLTIMO CASO, O CONCEITO FILOSÓFICO DE REALIDADE PODE DEFINIR-SE COMO O ESTADO QUÂNTICO DO UNIVERSO.
INCERTEZA QUÂNTICA
NA MAIORIA DOS CASOS, A FÍSICA QUÂNTICA NÃO PERMITE FAZER PREVISÕES UNÍVOCAS SOBRE OS ACONTECIMENTOS DO NÍVEL MICROSCÓPICO,SÓ PERMITINDO CALCULAR A PROBALIDADE DE UMA OU OUTRA EVOLUÇÃO TEMPORAL DO ESTADO DE UM OBJECTO . POR EXEMPLO : APENAS SE PODE DIZER QUE UMA MOLÉCULA PODE, COM UMA PROBALIDADE DE 50% , EMITIR LUZ DENTRO DA PRÓXIMA HORA,MAS NÃO SABER EXACTAMENTE QUANDO É QUE ESTA EMISSÃO SE VAI PRODUZIR.
PODER-SE-IA PENSAR QUE ISSO É DEVIDO À FALTA DE CONHECIMENTO DETALHADO SOBRE O ESTADO QUÂNTICO DA MOLÉCULA. MAS NÃO É ASSIM. PODE-SE DEMONSTRAR QUE MESMO QUANDO PODEMOS ESPECIFICAR EXACTAMENTE E COMPLETAMENTE O ESTADO DA MOLÉCULA ( NOUTRAS PALAVRAS, MESMO QUANDO SABEMOS TUDO O QUE SE PODE SABER SOBRE ELA ), AS LEIS DA FÍSICA NÃO PERMITEM CONHECER NADA MAIS QUE NÃO SEJA A PROBALIDADE DA EMISSÃO. A REALIDADE NÃO CONTÉM INFORMAÇÃO MAIS DETALHADA.
EINSTEIN NUNCA SE CONFORMOU COM ESTA PARTICULARIDADE DA NATUREZA ( DEUS NÃO JOGA AOS DADOS, DIZIA ELE ).É INTERESSANTE RECORDAR O QUE NILS BOHR LHE DISSE UMA VEZ : "EINSTEIN, DEIXA DE UMA VEZ POR TODAS DE DECIDIR O QUE DEUS PODE OU NÃO PODE FAZER". A ESTRUTURA MATEMÁTICA DA FÍSICA QUÂNTICA OBRIGA-NOS A ACEITAR QUE O ESTADO DE UM OBJECTO É SEMPRE UMA MESCLA DOS SEUS ESTADOS POSSÍVEIS ( SOBREPOSIÇÃO DE ESTADOS).
NUMA EXPERIÊNCIA CONCEPTUAL CONHECIDA POR O " GATO DE SCHRODINGER ", IMAGINA-SE O SEGUINTE : ENCERRAMOS UM GATO NUMA JAULA COM PAREDES OPACAS ( DE MANEIRA QUE NÃO SE CONSIGA VER NADA O QUE SE PASSA LÁ DENTRO, ANTES DE ABRI-LA ). DENTRO DA JAULA HÁ UMA MÁQUINA QUE MATARÁ O GATO QUANDO A MOLÉCULA ( QUE ATRÁS REFERIMOS ) EMITIR LUZ. ESTA LUZ ACCIONA UM DETECTOR QUE, POR SUA VEZ, DEIXA CAIR UM MARTELO QUE IRÁ LIBERTAR UM VENENO MORTAL PARA O GATO.
SOBREPOSIÇÃO DE ESTADOS
UMA HORA DEPOIS, HÁ REALMENTE UMA PROBALIDADE DE 50% DO GATO ESTAR VIVO E UMA PROBALIDADE DE 50% DO GATO ESTAR MORTO.COLOCANDO O PROBLEMA DESTA MANEIRA, NÃO PARECE QUE EXISTA NENHUM QUESTÃO FILOSÓFICA,MAS AO ESTUDAR A ESTRUTURA MATEMÁTICA DA TEORIA, DAMO-NOS CONTA DE QUE APÓS PASSAR UMA HORA O GATO ENCONTRA-SE NUM ESTADO QUE APENAS SE PODE DESCREVER COMO UMA SOBREPOSIÇÃO DE " GATO VIVO E GATO MORTO ".
ISSO QUER DIZER QUE O APARATO DE SCHRODINGER ACTUA COMO UM AMPLIFICADOR, PERMITINDO-NOS CONSTRUIR UMA SOBREPOSIÇÃO DE ESTADOS DE UM OBJECTO MACROSCÓPICO ( O GATO ) A PARTIR DE UMA SOBREPOSIÇÃO DE ESTADOS DE UM OBJECTO MICROSCÓPICO ( A MOLÉCULA ).
HÁ QUE DIZER QUE NÃO ESTAMOS A FALAR DA SIMPLES FALTA DE CONHECIMENTO DO QUE SE ESTÁ A PASSAR DENTRO DA JAULA FECHADA. A INDETERMINAÇÃO DO ESTADO DO GATO É MUITO MAIS PROFUNDA DO QUE ISSO, POIS FAZ PARTE DA MESMA ESTRUTURA DA REALIDADE QUE EXISTE A NÍVEL FUNDAMENTAL. A MAIORIA DOS CIENTISTAS QUE ANALISARAM A FUNDO A FÍSICA QUÂNTICA, COINCIDEM NO JUÍZO QUE DECLARA QUE ANTES DE SE ABRIR A JAULA NÃO TEM SENTIDO PERGUNTAR-SE SE O GATO ESTÁ VIVO OU MORTO, PORQUE A REALIDADE AINDA NÃO CONTÉM A INFORMAÇÃO QUE PERMITA RESPONDER A ESTA PERGUNTA.
NATURALMENTE QUE AQUILO QUE VOCÊ PENSA SOBRE O MOMENTO DE ABRIR A JAULA, DEPOIS DE PASSAR UMA HORA,É ÓBVIO: NÃO VEREMOS NENHUMA MESCLA DE GATO VIVO E GATO MORTO. O GATO OU ESTÁ VIVO OU ESTÁ MORTO".É ISSO QUE NOS DIZ OS NOSSOS SENTIDOS, SEM MARGEM PARA DÚVIDAS .E MAIS: COM O QUÊ QUE SE PARECERIA UMA "MESCLA DE GATO VIVO E DE GATO MORTO ?". COM CERTEZA QUE NÃO SE PARECERIA COM A REALIDADE MACROSCÓPICA NORMAL QUE ESTAMOS ACOSTUMADOS A VER E QUE SE PODE DESCREVER NA NOSSA LINGUAGEM?
GATO VIVO OU MORTO
MAS HÁ QUE LEVAR A SÉRIO TAMBÉM O QUE DIZ A FÍSICA QUÂNTICA, QUE É CONSIDERADA A MELHOR TEORIA SOBRE A NATUREZA. AS PREVISÕES DA FÍSICA QUÂNTICA SEMPRE FORAM CONFIRMADAS PELAS EXPERIÊNCIAS QUE OS CIENTISTAS TÊM EFECTUADO, COM APARATOS CADA VEZ MAIS COMPLEXOS.
ALEM DISSO, O FUNCIONAMENTO DOS NOSSOS APARATOS ELECTRÓNICOS DEPENDE TAMBÉM DA FÍSICA QUÂNTICA. O ECRÂN DO MONITOR POR ONDE VOCÊ ESTÁ A LER NESTE MOMENTO ESTAS PALAVRAS, O SEU TELEMÓVEL, INCLUINDO O SEU MICRO-ONDAS, NÃO FUNCIONARIAM SE A FÍSICA QUÂNTICA NÃO FOSSE VÁLIDA.
A NASCENTE TECNOLOGIA DA COMPUTAÇÃO QUÂNTICA , QUE JÁ PERMITIU DESENVOLVER NOVAS E REVOLUCIONÁRIAS TÉCNICAS CRIPTOGRÁFICAS, ESTÁ FIRMEMENTE BASEADA NA CODIFICAÇÃO DE INFORMAÇÃO EM DELICADAS SOBREPOSIÇÕES DE ESTADOS QUÂNTICOS DE SISTEMAS FÍSICOS.
ENTÃO, O PROBLEMA FILOSÓFICO E CONCEPTUAL QUE TERÁ DE SER POSTO É ESTE: SE A NOSSA MELHOR TEORIA SOBRE A NATUREZA NOS OBRIGA A ACEITAR QUE OS OBJECTOS MICROSCÓPICOS SE ENCONTRAM NUMA SOBREPOSIÇÃO DE ESTADOS, POR QUE RAZÃO NUNCA VEMOS TAMBÉM UM OBJECTO MACROSCÓPICO NUMA SOBREPOSIÇÃO DE ESTADOS ?
É COMO SE DEUS, TAL COMO IRONIZOU EINSTEIN, BRINCASSE CONNOSCO, DESTRUINDO A SOBREPOSIÇÃO DE ESTADOS QUANDO INTENTAMOS OBSERVÁ-LA : AO ABRIR A JAULA, DEPOIS DE TER PASSADO UMA HORA, A SOBREPOSIÇÃO DE " GATO VIVO E GATO MORTO " DESAPARECE DANDO LUGAR A UM GATO VIVO , OU A UM GATO MORTO.
ESTA É UMA DAS POSSÍVEIS INTERPRETAÇÕES DA FÍSICA QUÂNTICA ( INTERPRETAÇÃO DE COPENHAGA ): A REALIDADE EVOLUCIONA COMO SOBREPOSIÇÃO DE ESTADOS QUÂNTICOS, SENDO A SUA DINÂMICA DETERMINADA PELAS LEIS MATEMÁTICAS DA MECÂNICA QUÂNTICA, EXCEPTO QUANDO SE VERIFICA UM ACTO DE OBSERVAÇÃO.
COLAPSO DA SOBREPOSIÇÃO
AO PRODUZIR-SE UM ACTO DE OBSERVAÇÃO, A REALIDADE QUÂNTICA " COLAPSA " DANDO LUGAR A UMA REALIDADE MACROSCÓPICA " STANDARD ".O COLAPSO PRODUZ-SE DE MANEIRA ALEATÓRIA : ANTES DE ABRIR A JAULA NÃO É POSSÍVEL CALCULAR-SE SE O GATO SE ENCONTRA VIVO OU MORTO.
E DENTRO DO FORMATO CONCEPTUAL DA INTERPRETAÇÃO DE COPENHAGA, A TEORIA E A EXPERIMENTAÇÃO DEMONSTRAM QUE UM SISTEMA DE MEDIÇÃO AUTOMÁTICA NÃO CUMPRE COM A DEFINIÇÃO DE " OBSERVADOR ": O COLAPSO, NA VERDADE, SÓ SE PRODUZ QUANDO A INFORMAÇÃO SOBRE O RESULTADO DE UM ACTO DE OBSERVAÇÃO ENTRA NA CONSCIÊNCIA DE UM OBSERVADOR.
NATURALMENTE QUE HÁ PROBLEMAS CONCEPTUAIS E FILOSÓFICOS NA INTERPRETAÇÃO DE COPENHAGA : O QUE É UMA OBSERVAÇÃO? QUE É UM OBSERVADOR ? UM MOSQUITO DENTRO DA JAULA É UM OBSERVADOR ? E, MESMO O GATO? E UMA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL ?
ESTA FORMULAÇÃO DA FÍSICA QUÂNTICA PARECE QUERER DIZER QUE OS SERES CONSCIENTES OBEDECEM A LEIS DISTINTAS DOS DEMAIS SERES DA NATUREZA. NESSE SENTIDO, NÃO SE ENCAIXA DENTRO DA TRADIÇÃO FILOSÓFICA DA CIÊNCIA MODERNA.
SOBREPOSIÇÃO DE OBSERVADORES
HUGH EVERETT PROPÔS UMA FORMULAÇÃO DA FÍSICA QUÂNTICA CONCEPTUAL E MATEMATICAMENTE MUITO MAIS ELEGANTE : NÃO HÁ NENHUM COLAPSO . A REALIDADE EVOLUI EM PERMANENTE SOBREPOSIÇÃO DE ESTADOS QUÂNTICOS, SENDO A SUA DINÂMICA SEMPRE DETERMINADA PELAS LEIS MATEMÁTICAS DA MECÂNICA QUÂNTICA.
OS OBSERVADORES CONSCIENTES OBEDECEM ÀS MESMAS LEIS QUE REGEM O RESTO DA NATUREZA. APÓS TER OBSERVADO UMA SOBREPOSIÇÃO DE ESTADOS DE UM OBJECTO, O MESMO OBSERVADOR ENCONTRA-SE TAMBÉM NUMA SOBREPOSIÇÃO DE ESTADOS.
DEPOIS DE TER ABERTO A JAULA DE SCHRODINGER, O OBSERVADOR ENCONTRA-SE NUMA SOBREPOSIÇÃO DE " OBSERVADOR QUE RECORDA TER VISTO O GATO VIVO " E "OBSERVADOR QUE RECORDA TER VISTO O GATO MORTO ".
PODE-SE ENTÃO PRESUMIR QUE OS NOSSOS CÉREBROS NÃO TÊM SUFICIENTE CAPACIDADE PARA ARMAZENAR MODELOS MENTAIS DE UMA REALIDADE DEMASIADO COMPLEXA, ASSIM QUE O COLAPSO SE PRODUZ A NÍVEL DA CONSCIÊNCIA DO OBSERVADOR : NENHUM DOS ESTADOS TEM CONSCIÊNCIA DO OUTRO.
UNIVERSOS PARALELOS
INFELIZMENTE, OS ARTIGOS DE EVERETT NÃO SÃO MUITO CLAROS SOBRE ESTE PONTO FUNDAMENTAL. TEREMOS DE FAZER, EM ÚLTIMA ANÁLISE , A INTERPRETAÇÃO DA INTERPRETAÇÃO DE EVERETT - EMPREENDIMENTO QUE NÃO É DE TODO FÁCIL. BEM FAZ A CULTURA POPULAR QUE NOS SEUS LIVROS DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA E FILMES DE FICÇÃO, INTERPRETA E IMAGINA A PROPOSTA DE EVERETT COMO UM MULTIVERSO QUE CONTÉM UMA INFINIDADE DE UNIVERSOS PARALELOS.
SEGUNDO ESTA FORMULAÇÃO, OS DOIS ESTADOS DO OBSERVADOR DA EXPERIÊNCIA DE SCHRODINGER, COM AS SUAS MEMÓRIAS DE DOIS ACONTECIMENTOS DISTINTOS, ENCONTRAM-SE EM DOIS MUNDOS PARALELOS.
NESTA INFINIDADE DE MUNDOS HÁ UM ONDE VOCÊ NÃO ESTÁ A LER ESTAS PALAVRAS PORQUE HÁ DEZ MINUTOS DECIDIU SAIR PARA TOMAR UM COPO;
HÁ UM UNIVERSO ONDE GEORGE BUSH PERDEU AS ELEIÇÕES EM 2000, E UM ONDE VOCÊ GANHOU O EUROMILHÕES. MESMO SENDO MUITO ÚTIL COMO ETAPA NO CAMINHO DA COMPREENSÃO DA FÍSICA QUÂNTICA, PARECE-ME QUE ESTA FORMULAÇÃO CARECE DE ALGUMA CLARIFICAÇÃO CIENTÍFICA E FILOSÓFICA.
FORA DA GRUTA
A MINHA INTERPRETAÇÃO É A DE QUE A REALIDADE É MUITO MAIS COMPLEXA DO QUE AQUELA QUE É CAPTADA PELOS NOSSOS SENTIDOS; MAIS COMPLEXA DO QUE AQUELA QUE A NOSSA INTELIGÊNCIA PODE ENTENDER E A NOSSA LINGUAGEM PODE DESCREVER, NESTA FASE DA EVOLUÇÃO DA ESPÉCIE HUMANA.
A NÍVEL FUNDAMENTAL, A REALIDADE É UMA REALIDADE QUÂNTICA ONDE NÃO HÁ PEÇAS BÁSICAS DE CONSTRUÇÃO, NEM ECRANS DE MONITOR , NEM GATOS VIVOS, NEM GATOS MORTOS, NEM OBSERVADORES INDEPENDENTES.APENAS EXISTE UMA SOBREPOSIÇÃO DE ESTADOS DE COMPLEXIDADE INIMAGINÁVEL.
OS NOSSOS CÉREBROS NÃO TÊM SUFICIENTE CAPACIDADE PARA ARMAZENAR E PROCESSAR INFORMAÇÃO TÃO COMPLEXA .FACE A ESSA DIFICULDADE,ELE DIVIDE A REALIDADE EM MUNDOS PARALELOS PARA A NOSSA INTELIGÊNCIA PODER MANEJÁ-LA COM MAIS FACILIDADE.
A REALIDADE MACROSCÓPICA , NORMAL, OBSERVADA PELOS NOSSOS SENTIDOS, É ENTÃO UMA PROJECÇÃO DA REALIDADE SOBRE O NOSSO MODELO MENTAL DA PRÓPRIA REALIDADE.
COMO PROPÔS PLATÃO, ESTAMOS NUMA GRUTA E, COMO TAL, APENAS PODEMOS OBSERVAR A PROJECÇÃO DO GRANDE MUNDO EXTERIOR ATRAVÉS DAS PAREDES DA NOSSA GRUTA.
SOBRE AS SOMBRAS QUE SE MOVEM NA PAREDE, FORMULAMOS TEORIAS CIENTÍFICAS
E CONCEITOS MORAIS. QUE HÁ LÁ FORA, EXACTAMENTE? AINDA NÃO O SABEMOS. MAS A CIÊNCIA ESTÁ A APROXIMAR-SE DA SUA COMPREENSÃO.
IMORTALIDADE NOUTROS UNIVERSOS
QUEM SABE SE A NOSSA CONSCIÊNCIA E IDENTIDADE NÃO SE ENCONTRAM NUMA REALIDADE FORA DA GRUTA, NA GRANDE SOBREPOSIÇÃO DE ESTADOS QUÂNTICOS. E QUE AQUILO QUE PERCEBEMOS COMO A NOSSA CONSCIÊNCIA E IDENTIDADE NÃO SERÃO MAIS DO QUE UMA PROJECÇÃO FEITA NAS PAREDES DO NOSSO CÉREBRO.
DECEPCIONADO COM A FALTA DE ENTUSIASMO DAS SUAS TEORIAS , HUGH EVERETT DEIXOU A INVESTIGAÇÃO.NO ENTANTO ELE ESTAVA CONVENCIDO DE QUE A SUA TEORIA IMPLICAVA A POSSIBILIDADE DO HOMEM TORNAR-SE IMORTAL. NOS MUNDOS PARALELOS DO MULTIVERSO, " A SUA CONSCIÊNCIA SEMPRE ENCONTRARIA A DIRECÇÃO QUE NÃO CONDUZ À MORTE, MAS SIM AO INFINITO ". (...)
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home