PAPA LENINE XVI
PARECE QUE O PAPA BENTO XVI DESCOBRIU AGORA AS LEGIÕES DE DESERDADOS PROCLAMADOS POR LEONARDO BOFF .
NA SUA SEGUNDA ENCÍCLICA, QUE É CONSAGRADA À ESPERANÇA CRISTÃ COMO VEÍCULO PARA ATINGIR A SALVAÇÃO, O SURPREENDENTE TEÓLOGO RATZINGER, AO ARREPIO DE TUDO AQUILO QUE TEM SIDO O PENSAMENTO OFICIAL DO VATICANO, VEM AGORA TECER RASGADOS ELOGIOS AO PAPEL DESEMPENHADO PELOS HISTÓRICOS MENTORES DA REVOLUÇÃO SOCIALISTA. MARX E ENGELS TERIAM SIDO , PARA ESTE PAPA, OS GRANDES OBREIROS DO GRANDE SALTO REVOLUCIONÁRIO EMPREENDIDO PELOS EXPLORADOS DA TERRA .
EM BOA VERDADE, NINGUÉM ESTARIA À ESPERA QUE O REPRESENTANTE MÁXIMO DA IGREJA PUDESSE VIR ALGUM DIA A ADMITIR QUE AS BEM-AVENTURANÇAS APREGOADAS POR UMA IDEOLOGIA QUE O VATICANO TÃO VIGOROSAMENTE COMBATEU PUDESSEM TAMBÉM ELAS TER TIDO UM PAPEL TÃO IMPORTANTE NA TRANSFORMAÇÃO QUE SE OPEROU NA SOCIEDADE. PODER-SE-Á , CONTUDO, ALEGAR QUE O OBJECTIVO DO EXERCÍCIO PROPOSTO NESTE CAPÍTULO DA CARTA PONTIFÍCIA , MAIS DO QUE CHAMAR A ATENÇÃO PARA OS PERIGOS QUE EM ÚLTIMA ANÁLISE TODAS AS REVOLUÇÕES TRAZEM NO SEU BOJO ( A BESTA NEGRA DA PERDIÇÃO, COMO MAIS TARDE SE VEIO A PROVAR, TAMBÉM CONSEGUIU ILUDIR DRAMATICAMENTE O FERVOR DO ROMANTISMO REVOLUCIONÁRIO), ERA O DE MUITO JUSTAMENTE DESTACAR O CARÁCTER MORALIZADOR DA ACÇÃO REVOLUCIONÁRIA, NO SENTIDO DE SE CAMINHAR PARA UMA SOCIEDADE MENOS OPRESSIVA.
MAS QUEIRA DEUS , COMO OLIMPICAMENTE TÊM DEFENDIDO E APREGOADO QUASE TODOS OS PARTIDOS COMUNISTAS AINDA A RESISTIR AOS VENTOS DA HISTÓRIA, QUE O PAPA BENTO XVI TAMBÉM TIVESSE QUERIDO DIZER, AFINAL COMO ELES, QUE A IDEOLOGIA ( A REVOLUÇÃO ) CONTINUA PERFEITAMENTE INTACTA E A MOSTRAR , APESAR DAS DIFICULDADES CRIADAS POR ALGUMAS EXPERIÊNCIAS MENOS CONSEGUIDAS, QUE PODE AINDA SER A SALVAÇÃO DOS HOMENS.
MAS COMO ACONTECEU COM O VEREDICTO DE MUITOS INTELECTUAIS DA HISTÓRIA RECENTE DAS IDEIAS , TAMBÉM O TEÓLOGO RATZINGER NÃO ACERTOU NO REGISTO DA NATUREZA HUMANA. MARX, ENGELS E LENINE NÃO FORAM , NA REALIDADE, OS GRANDES EDUCADORES DA CLASSE OPERÁRIA. OS GRANDES FORMADORES DA OPINIÃO PÚBLICA FORAM E CONTINUAM AINDA A SER OS FAMIGERADOS BRICABRAQUES DO QUOTIDIANO ( OS JORNAIS DESPORTIVOS E AS REVISTAS FEMININAS , TAL COMO ONTEM FORAM AS TABERNAS E A COSCUVILHICE DE FONTANÁRIO ). AH! E JÁ ME ESQUECIA, A PRÓPRIA IGREJA.
(...) NA SUA PASSIVIDADE HAVIA UMA LÓGICA DESESPERANTE: NÃO FUGIAM DA CHUVA ,PORQUE NÃO TINHAM PARA ONDE IR; NÃO SE COBRIAM, PORQUE NÃO TINHAM NADA PARA SE TAPAR; O FIM DO SEU CAMINHO ERA SEMPRE ONDE ESTAVAM.
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home