quinta-feira, novembro 15, 2007

O PRINCÍPIO DE PETER

CONNECT !!!
INTERNET EXPLORER

(...) ATINGIREI O "PRINCÍPIO DE PETER", O MEU PATAMAR DE INCOMPETÊNCIA, QUANDO, POR ALGUM MOTIVO, PERDER A MINHA CAPACIDADE PARA APREENDER O REAL.




DESLOQUEI-ME ONTEM A UMA DEPENDÊNCIA BANCÁRIA PARA EFECTUAR UM DEPÓSITO . ESTA OPERAÇÃO, QUE HABITUALMENTE É REALIZADA NAQUELAS MÁQUINAS QUE SE ENCONTRAM À ENTRADA DOS BANCOS, PARA FACILITAR E ACELERAR O ATENDIMENTO , EVITANDO ASSIM AQUELAS MAÇADORAS FILAS DE ESPERA, NÃO EXIGIRIA , COMO NOS OUTROS DIAS, NENHUMA ATENÇÃO ESPECIAL SE NÃO FOSSE O CASO DE ME TER DEPARADO, DESTA VEZ, COM UMA MÁQUINA ALGO DIFERENTE, EXIBINDO APLICAÇÕES E FUNÇÕES TAMBÉM DIFERENTES E , SOBRETUDO, COM A EXIGÊNCIA DO AUTÓMATO A PEDIR-ME QUE INTRODUZISSE UM CÓDIGO QUE EU DESCONHECIA . FIQUEI BLOQUEADO. MAS RAPIDAMENTE A SURPRESA DILUIU-SE PORQUE EM MEU REDOR TAMBÉM ALGUMAS PESSOAS MANIFESTAVAM A SUA VEEMENTE INDIGNAÇÃO COM AQUELA ENERVANTE ANOMALIA, PRINCIPALMENTE UNS QUANTOS IDOSOS QUE, SABENDO SER DIFICIL RECICLAR AS SUAS JÁ TÃO PRECÁRIAS COMPETÊNCIAS, PARECIAM ESTAR ALI ABANDONADOS À MERCÊ DO GRANDE LEVIATÃ TECNOLÓGICO . PERCEBER A MÁQUINA, ERA A GRANDE QUESTÃO E, PARA ISSO, A SOLUÇÃO PASSAVA NOVAMENTE POR TER DE ENFRENTAR A FILA DE ATENDIMENTO, COM A SUA EXASPERANTE ESPERA, E, SOBRETUDO, POR TER QUE SUPORTAR TAMBÉM O ESGAR DISSIMULADO DO FUNCIONÁRIO DO BANCO A REMOER CRÍTICAS SOBRE AQUELA GENTE QUE NÃO SABIA LIDAR COM A REALIDADE.


(...) ANALFABETO FUNCIONAL, SÃO AS PESSOAS QUE SABENDO LER E ESCREVER NÃO POSSUEM, MESMO ASSIM, OS CONHECIMENTOS SUFICIENTES PARA DESENVOLVER UMA VIDA ADEQUADA ÀS MUDANÇAS SOCIOLÓGICAS E TECNOLÓGICAS QUE SE ESTÃO A OPERAR. SÃO UNS COITADOS QUE SE ATRAPALHAM COM TUDO O QUE DIGA RESPEITO ÀS INSTRUÇÕES QUE A VIDA ACTUAL ACARRETA - QUER SEJA NO PREENCHIMENTO DE UM QUALQUER BUROCRÁTICO DOCUMENTO, QUER NA SIMPLES UTILIZAÇÃO DE UM ARTEFACTO TECNOLÓGICO, POR MAIS RUDIMENTAR QUE SEJA.


ANALFABETO FUNCIONAL, HUM!... SABEM COMO É ? TANTOS ANOS DE ESTUDO, CURSOS, VIAGENS, SÍTIOS, PESSOAS, LIVROS, ESPECTÁCULOS, CIRCUNSTÂNCIAS, ETC., E DEPOIS ISTO, UMA INCOMPETÊNCIA E UMA INEFICÁCIA TOTAL PARA CONSEGUIR RESPONDER ÀS NOVAS SOLICITAÇÕES DA VIDA - O MUNDO ESTÁ A MUDAR E NÃO HÁ NADA A FAZER.