domingo, outubro 28, 2012

Um sonho recorrente

CONNECT !!!
INTERNET EXPLORER
Pinto da Costa disse recentemente numa entrevista que lhe deu um gozo supremo ( imaginem! ) ser campeão na luz." corria o ano de 2012 - diário do doente 528 da ala psiquiátrica nº9 do hospital Magalhães Lemos " 
De acordo com a teoria psicanalítica, a fixação é uma perturbação mental com origem numa experiência traumática que ocorre em determinado momento do desenvolvimento humano e que se traduz numa excessiva preocupação ou mesmo numa completa obsessão com alguma coisa, pessoa ou acontecimento. Esta anomalia, persiste no inconsciente de forma inalterada e  produz rigidez nas atitudes e pensamentos . A fixação é deste modo uma neurose que gera vários transtornos psicológicos. Normalmente as pessoas afectadas por este tipo de comportamento obsessivo desenvolvem uma personalidade imatura, muito apegada ainda a um ego narcísico, com filiação ao universo infanto-juvenil, muito embora sejam senhores de um discurso lógico, por vezes convincente, e mereçam mesmo o aplauso público . Uma pessoa fixada numa determinada fase da sua maturação preferirá satisfazer as suas necessidades de forma mais simples ou infantil ( a bola é minha!; eu sou melhor do que tu!; bem feita !), ao contrário do modo mais adulto, como seria de esperar. 
A fixação não é mais do que um mecanismo de defesa, porque o indivíduo ofuscado pelo trauma não aceita, na fase crítica do seu desenvolvimento, a transição para um estádio mais amadurecido, dificultando assim o seu ajustamento à realidade.

Obsessões são pensamentos ou idéias, impulsos, imagens, cenas, enfim, artefatos mentais que se intrometem na consciência de forma repetitiva, persistente e involuntária, seguidos ou não de rituais destinados a aliviá-los ou aliviar a angústia que essa ruminação mental
absurda produz.