quinta-feira, maio 16, 2013

As antenas do outro mundo

CONNECT !!!
INTERNET EXPLORER


Confrontando a diferença abissal existente entre a magnífica especialização  do cérebro e das suas funções superiores com  o espectáculo deprimente e rudimentar do balbuciar  cognitivo humano, comprovado profusamente pelas dificuldades que as pessoas sentem em conseguir desenvolver  um pensamento lógico adequado e raciocínios escorreitos, somada ainda à indigente forma como transformamos o pensamento e as ideias em discurso , quase que poderíamos afirmar que o homem ainda está na pré-história  do seu desenvolvimento. Contudo, não deixa de ser extraordinário constatar que este fenómeno assaz sui-géneris que aparece no ser humano, que o define e coloca  muito àparte do resto da natureza, esta sua faculdade de subjectivar e tomar consciência do real que o cerca, pode levá-lo muito longe, quiçá para o Olimpo dos deuses. 

Tendo em conta que o cérebro humano é constituído ( sensivelmente ) por 12 biliões de neurónios, e que as ligações que eles estabelecem entre si são da ordem dos ziliões de vezes, que é uma quantidade  quase obscena de ligações  e de possibilidades ( muito superior até, diz-se, ao número de partículas atómicas que permeiam todo o universo ) ;  e também levando em consideração o tempo quase incomensurável que decorreu ( da ordem dos 13 mil milhões de anos ) desde o início dos tempos até aos dias de hoje, torna-se portanto bastante plausível admitir que o aparecimento dessa fantástica impossibilidade lógica que é a subjectividade e, concomitantemente , a aventura da consciência se deva exactamente  a este jogo de roleta cósmica  de grandezas quase ilimitadas. Porém, há quem pense que tal não é assim. Embora bem suportada  pelas neurociências e pela maioria dos investigadores em ciências de ponta, nomeadamente por aqueles que procuram a  natureza última da realidade , um assinalável grupo de pensadores continua a acreditar que não somos apenas matéria pensante. Existe de facto um demónio dentro da máquina que pensa e fala. E  assim sendo, equacionando estes dois sistemas de pensamento, nós somos, afinal, apenas epifenómenos que teimam inutilmente em conseguir carta de alforria, ou o núcleo duro da IA ( Inteligência Artificial )  e das Neurociências , que é a completa incapacidade para explicar a subjectividade, o pensamento e a consciência continuará a estar  para sempre vedado ao conhecimento humano como um enigma inultrapassável ? 
Será, na realidade, o cérebro que segrega o pensamento, ou  o pensamento segrega o cérebro ?  
Fiquemos apenas pelas antenas, eternos receptores que  captam a música das esferas.



Os borrões de Rorschach


É um apelo irresistível, a que nem as pedras escapam ? Ou, será isto, enfim, como nos borrões de Rorschach, apenas  o espelho de irreprimidos e inconfessáveis desejos no olhar?