domingo, maio 05, 2013

" B " movie

CONNECT !!!
INTERNET EXPLORER



"Vitor mãos de tesoura" é um filme marcadamente ideológico que transporta consigo o selo indelével das agruras de 40 anos de tirania. Apoiado por uma temática  simples e cheia de clichês, foi realizado por uma personagem imatura e subserviente que nos remete  para as fitas de cinema da classe "B" de gangsters e de terror dos anos 50 do século passado, que apenas serviam para encher chouriços até à apresentação do filme principal. Este monumento à mediocridade tem um péssimo argumento e não possui massa crítica que o sustente, muito embora tenha sido vendido como a película que iria fazer história no cinema e alcandorar-se à atribuição de óscares. Na realidade, ele não prima  pela decência nem pela delicadeza e a sua figura principal , um ser abjecto e desequilibrado, vive escondido atrás de um fanfarrão megalómano e arrogante. O restante elenco ( pelo menos a grande parte ), para não fugir à regra, também padece da mesma sintomatologia. Quanto à relação que as personagens estabelecem entre si, o filme é prenhe de diálogos monocórdicos e deprimentes e o clima é de permanente suspense ( de cortar à faca ), sempre a provocar pânico nos espectadores que, mau grado as expectativas , levam o filme todo  com um frio na espinha e a  saltarem das cadeiras de coração acelerado por causa das diatribes daquelas criaturas. 
Para as promessas que trazia consigo (  o melhor filme do ano; a Europa não vai esquecê-lo , etc,etc,etc.), o resultado não teria sido melhor : o inferno . E já ninguém paga para o ver. E, mais: as pessoas estão desejosas de o ver fora do circuito comercial . Quando a maioria dos espectadores ( porque pagaram bem o seu bilhete) esperava poder assistir a um excelente filme, senão mesmo a um filme extraordinário, repleto de actos heróicos e patrióticos , a tocar a corda sensível da poesia, tal as paixões que ele desencadeou antes da estreia, eis senão quando da tela branca e imaculada da projecção irrompe um retrato funesto de um mundo miserabilista e superficial, muito próximo da escatologia, que tende a reflectir um dos temas mais estafados da cinematografia: os traumas e as frustrações de um alegado menino prodígio. Deambulando pelos caminhos  sempre tortuosos da psipcopatologia, o filme vem mostrar-nos um ser perdido numa infância excessivamente mimada e panegírica,  confinado entre forças instintivas e conflitos emergentes, de uma realidade que não lhe obedece e que ele tem dificuldade em compreender, acabando, inevitavelmente, por moldar-lhe a personalidade na idade adulta de forma negativa. Habitualmente as pessoas com esta patologia tendem a ser autistas e a refugiarem-se num mundo de fantasia, que podem controlar. Enfim, é uma narrativa esforçada de Zen Terror, que tenta mostrar até que ponto os traumas e as frustrações da infância, traduzidas em sentimentos de vingança e complexos de superioridade, quando libertas com a conquista de uma posição de poder,por exemplo, se abatem sempre e brutalmente  sobre os seres mais fracos e indefesos.  É sempre assim.
A sequência final do filme , contudo, permanece um mistério, muito embora fique a impressão de estarmos a acordar de um pesadelo - Será que...