domingo, janeiro 05, 2014

Perspectiva

CONNECT !!!
INTERNET EXPLORER
Diz-se que a mão é firme e que tem um bom sentido de linha e movimento, embora seja incapaz de fazer perspectiva. Tudo o que pinta, fica plano ( será uma caricatura da inabilidade, por certo). 
Obviamente que toda a pintura é plana, todo o desenho é bidimensional. Não tem como. Olhemos para uma folha de papel, por exemplo: tudo o que possamos lá inscrever - desenhar ou pintar, mesmo que em perspectiva - só pode ter comprimento e largura . Aliás, são as únicas dimensões possíveis de representação.Tudo o resto é um jogo de espelhos, é pura ilusão. É através do movimento, do movimento do nosso corpo, especialmente da leitura que a mente vai fazendo através dos olhos em torno dos objectos do real e do jogo permanente da luz e das sombras que acedemos à experiência da perspectiva. 
Experimentemos fixar a cabeça e olhar  apenas em frente sem esboçar qualquer movimento e perceberemos, então, que  tudo aquilo que vemos à nossa frente não passa, afinal, de uma tela bidimensional, como na singela folha de papel onde estão representados desenhos e pinturas, ou como quando assistimos a um filme numa sala de cinema e magicamente mergulhamos no ecrã plano à nossa frente onde se desenrola o filme, como se da realidade se tratasse ( os capacetes da realidade virtual são disso um bom exemplo ). É, pois, à medida que nos vamos movendo e evolucionando no cenário do real, ou seja, à medida que vamos percorrendo cada fracção de movimento e captando dele, dos sucessivos ângulos que ele permite, novos fotogramas, que a mente constrói a noção de perspectiva e fixa a ideia de tridimensionalidade.