terça-feira, dezembro 18, 2012

21 de Dezembro de 2012

CONNECT !!!
INTERNET EXPLORER
 2012 - Calendário Maia 
Dizia a notícia que milhares de peregrinos acreditam estar protegidos da profecia Maia do fim do mundo porque nesse aziago dia estarão no lugar abençoado de Bugarach nos Pirinéus franceses. Já o governo Norte-Americano, a este propósito e há bem pouco tempo, foi obrigado a fazer uma declaração sobre tão inconsistente profecia e abstracta fatalidade para desencorajar as almas mais ingénuas e sugestionáveis de prepararem ou de cometerem alguma loucura, pondo assim em risco as suas vidas e as da comunidade onde vivem - tal não é a cegueira e a  irracionalidade que está a varrer o Mundo neste momento. 
Mas, de facto, e contra todas as previsões de cataclismos e de fins-do-mundo anunciados e nunca confirmados ( naturalmente ) ao longo da história, parece-me que desta vez a coisa é mesmo para ser levada a sério, porque o oráculo se vai cumprir, infelizmente, tão grande é o upgrade de fé e o peso histórico da mega previsão catastrofista . Na realidade, para além do facto da predição se concretizar, não obviamente porque exista uma relação de causa-efeito substantiva entre o pensamento  mágico  e o  apocalipse,  muito embora os medos do homem a tenham inflacionado até à histeria, ela concretiza-se porque,  unica e  exclusivamente, o mundo funciona assim. Como diria displicentemente o senhor de La Palisse : tudo terá de morrer um dia, seja ele no fatídico 21 de Dezembro de 2012 ou noutro dia qualquer do calendário. Daí  também o facto de não-nos podermos esquecer que esta regular e prosaica fatalidade, esta mais velha experiência do Mundo, também acontece a todo o instante, como agora ( alguém está a finar-se neste preciso momento ), e também irá acontecer até ao fim dos tempos. O Mundo vai acabar no dia 21 de Dezembro para quem morrer nesse dia, naturalmente. E não será preciso vacilar sobre tão eníqua e desvairada previsão, mesmo que a dita esteja legitimada pelas mais experimentadas explicações " científicas ", basta apenas ter os pés bem assentes na terra. Portanto, como não existem indícios demonstráveis da aproximação de qualquer corpo celeste que venha colidir com a Terra nestes tempos mais próximos, pelo menos é esse o cenário que todas as estações de rastreio nos dizem e que a todo o instante varrem a abóbada celeste com os seus poderosíssimos instrumentos, não há motivo para alarme. Pode-se alegar, no entanto, que o perigo se encontra perfidamente camuflado nos cometas invisíveis, no choque de universos no multiverso, na interferência cataclísmica de um wormhole, no nascimento de uma singularidade ou nas consequências imprevisíveis de um buraco negro formado numa experiência de alto risco - não publicitada - no Large hadron Colider etc,etc,etc, mas também se pode afirmar com absoluta certeza que o dia 22 de Dezembro  acordará , com sempre,  com um  sol radioso .
PS - Os Líderes das comunidades Maia da Guatemala, descendentes do antigo povo Maia, vieram publicamente denunciar a deturpação que se está a fazer com os ciclos do seu calendário, bem como do seu gigantesco aproveitamento comercial. Segundo reza a cultura Maia da contagem circular do tempo, no dia 21 de Dezembro termina um ciclo, denominado 13Baak t'un, que começou há 5.125 anos, e começa outro. O 'oxlajuj Baak t'un' (ou mudança de era maia), não tem nada a ver com o fim do mundo, diz unicamente respeito às mudanças que se operam no interior de cada pessoa, na família e na comunidade de modo a poderem atingir o equilíbrio e a verdadeira harmonia entre seres humanos e natureza.