domingo, dezembro 09, 2012

Burro ou mestre do disfarce?

CONNECT !!!
INTERNET EXPLORER

Estará vitor a ficar completamente isolado, até do seu primeiro ministro, já que dos restantes membros do Governo, dos partidos políticos (sem excepção, incluíndo o próprio PSD), e do povo não restam dúvidas? Ou o "trabalhinho" para o qual foi chamado  fazer acabou e por isso já se pode ir embora com o dever cumprido ? De todo o modo, e após o seu desmentido de que Portugal não iria pedir as mesmas contrapartidas da Grécia, depois de o ter assegurado no parlamento, o primeiro ministro e a "terceira" figura do Governo, o Dr.Paulo Portas, já o desautorizaram, com o fragor que se conhece, não restando, aparentemente, outra alternativa ao pobre do Gaspar senão demitir-se. Ou será que o ministro das finanças alemão é mais forte do que tudo o resto ? Ou, como atrás se disse, porque o serviço encomendado a Gaspar, afinal , ainda não terminou, faltando, por exemplo, entre outras coisas, o desmantelamento completo do Estado Social? Creio , no entanto, que a resposta é mais capciosa e não tão linear como parece. Na verdade, depois de ter levado o País ( e desta vez, sim) à bancarrota, e de ter sido o homem de mão ( até onde foi possível ) dos interesses do capital, nomeadamente do bancos alemãs, o mestre do disfarce, conluiado com Passos Coelho, vai provavelmente ser substituído ( muito publicitadamente ), para permitir ao Governo voltar a iludir  de novo o povo com outra janela de esperança, com outra farsa política. Mas parece-me que desta vez o povo já não acredita nele, nem nunca mais irá acreditar. 
O PSD, finou-se, encontra-se em estado implosão.
Mas para tentar perceber o quanto Vitor Gaspar está a ficar isolado dos seus pares, atente-se na prosa escorreita como Marques Mendes, figura insuspeita de ser um reviralhado esquerdista, comentou mais este triste episódio da política à portuguesa. Disse ele:  
"Ao tentar explicar a razão pela qual Portugal não beneficia das mesmas condições concedidas à Grécia para pagar os empréstimos, o ministro Vítor Gaspar fez dos portugueses um conjunto de atrasados mentais que não são capazes de perceber as coisas". Acrescentando ainda que o "governante português está a gozar com o pagode".
E está, realmente, se for um exímio mestre do disfarçe. Ou então é um jumento . Senão vejamos os resultados da sapiência macroeconómica de tão Augustíssima inteligência: 
os objectivos do  défice falharam estrondosamente, com um buracão enorme nas contas públicas e  a dívida  agravada; as receitas fiscais deram um trambolhão enorme e  o PIB  recuou significativamente; a economia contraiu de forma assustadora, com um boom nas falências e o desemprego a disparar como nunca aconteceu até aqui, atingindo recordes impensáveis;  a recessão agravou-se para limiares proibitivos e, mesmo assim, depois do falhanço clamoroso da sua receita, Gaspar volta à mesma e ainda promete, no caso de uma nova derrapagem orçamental, tomar novas medidas de contingência em 2013. Portanto , ou o homem é burro ou um exímio mestre do disfarce.