terça-feira, outubro 07, 2014

Lendas da nossa orfandade

CONNECT !!!
Este é um daqueles sítios em que as paredes contam histórias de lá de longe, histórias de noites mágicas passadas entre as investidas românticas dos galantes  cavaleiros das cruzadas e os suspiros ardentes das moiras encantadas.

Lendas do reino do Al-gharb
(...)A noite de S. João é, desde tempos imemoriais, a noite das mouras encantadas. A tradição conta que no castelo de Tavira existe uma moura encantada que todos os anos aparece nessa noite para chorar o seu triste destino.
Os mais antigos dizem que essa moura é a filha de Aben-Fabila, o governador mouro da cidade que desapareceu quando Tavira foi conquistada pelos cristãos, depois de encantar a sua filha. A intenção do mouro era voltar a reconquistar a cidade e assim resgatar a infeliz filha, mas nunca o conseguiu.
Existe uma lenda que conta a história de uma grande paixão de um cavaleiro cristão, D. Ramiro, pela moura encantada. Foi precisamente numa noite de S. João que tudo aconteceu.
Quando D. Ramiro avistou a moura nas ameias do castelo, impressionou-o tanto a sua extrema beleza, como a infelicidade da sua condição. Perdidamente enamorado, resolveu subir ao castelo para a desencantar. A subida através dos muros da fortaleza não se revelou tarefa fácil e demorou tanto a subir que, entretanto, amanheceu e assim passou a hora de se poder realizar o desencanto.(...)