quinta-feira, novembro 13, 2014

Cavagionella

CONNECT !!!

Cavaco é um institucionalista, dizem com admiração. Cavaco é um legalista, dizem os situacionistas. Eu diria antes que é conforme se apresentem as situações e os problemas na arena da disputa política, e é, com certeza, conforme o quadrante ideológico de onde sopre o vento. De acordo com este algorítmo, assim ele fará a sua interpretação de legalidade, decidindo depois em conformidade. 
Quando a crise governamental do irrevogavelmente revogável estalou há um ano e picos, parece que o senhor esteve quase à beira de mandar às urtigas tanta devoção sacramental pela Constituição, uma vez que considerou a hipótese de se realizarem eleições antecipadas caso o Partido Socialista aceitasse fazer um acordo de "Regime" - que o diga o neófito Seguro que esteve quase à beira de se comprometer com esta novela não fossem as vozes críticas e discordantes da velha guarda socialista. Hoje, face à situação de desastre que estamos a viver, com um País completamente arruinado e um governo profundamente desgastado, autista e continuadamente dividido, quando tudo apontava para a clarificação e legitimação política necessárias através da realização de eleições legislativas antecipadas e discutir, até, com tempo e clareza o orçamento para 2016 e não ficar à mercê de nenhum imbróglio regimental, o homem de Belém voltou a mostrar a sua faceta legalista. 
Cavaco não é um juramentado seguidor das boas práticas do Regime, ele é, sobretudo, por razões ideológicas e consequentes posições políticas, um ferveroso apoiante da política austeritária do Governo - não foi por acaso que contribuiu decisivamente para a queda do Governo anterior. Portanto, se os portugueses estavam à espera que de Belém surgisse uma luz ao fundo do túnel para resolver este sufoco em que todos estamos metidos, pois Cavaco Silva como Presidente da República é quem detem o poder e os instrumentos constitucionais necessários para alterar o quadro político, bem podem tirar o cavalinho da chuva porque isso não vai acontecer nunca. Pelo contrário, parece que Cavaco é mais o foco infeccioso da nossa miséria.