segunda-feira, junho 22, 2015

Sondagens

CONNECT !!!

A última sondagem efectuada em Portugal na semana passada sobre as intenções de voto dos portugueses nas eleições legislativas, coloca novamente a coligação de direita no poder. Na verdade, para um povo que foi vítima nestes últimos quatro anos das políticas criminosas deste governo, voltar a dar-lhe o assentimento parece-me de todo mirabolante senão mesmo um comportamento do foro psiquiátrico.
Bem dizia alguém, de forma assaz contundente, que cada povo tinha os políticos e as políticas que merece. E prosseguia, dizendo que em Portugal nunca teria havido feudalismo a sério, nem absolutismo a sério, nem liberalismo a sério, nem república a sério, nem fascismo a sério, nem revolução a sério, nem capitalismo a sério, nem há democracia a sério. A sério, a sério, a sério ( ó, pá! ), só as nossas atávicas e muito amigas ignorância, descontração e irresponsabilidade, muito bem acompanhadas com "minis" servidas ao balcão de qualquer tasca deste País à beira-mar plantado. Mas quando um dia descobrirmos ( em maioria ) que fomos labregamente enganados, já será tarde de mais, pois nessa altura já nos foi imposto o bico calado e impostas férias vitalícias a alguns de nós no estabelecimento hoteleira de Caxias - o ditado diz que a vingança serve-se fria, e eles estão desejosos que isso aconteça.
Agora, falando mesmo a sério. Mas alguém de bom senso acredita em sondagens encomendadas e perfeitamente orientadas? Creio que não. Até por que esta sondagem apresenta ela própria algumas contradições na sua formulação e nas respostas que foram dadas pelos entrevistados, não batendo a bota com a perdigota. Todavia é preciso ter muito atenção, porque foi montada uma monumental campanha de propaganda em todos os órgãos de comunicação social para apoiar esta direita, com os mídia ( todos ) e a maior parte dos jornalistas, avençados e companhia a anatematizar e a crucificar a esquerda, ora por isto ora por aquilo, e a glorificar os prodígios político e económicos, quase como a gesta dos descobrimentos, realizados por este governo. Eu até admito, naturalmente, que eles até se possam rir e gozar da facilidade como este povo medroso e ignorante foi e continua a ser manipulado por eles, ou seja, pelos seus próprios carrascos, mas também acredito, em última análise, que o povo português não é assim tão estúpido e, no dia das eleições, vai com certeza dar a resposta mais adequada a tanto vil e cruel descaramento.