sábado, abril 07, 2012

Um lapso, que nem espermático é...

CONNECT !!!
INTERNET EXPLORER
Para além das taxativas declarações de destacados membros do Governo sobre o fim, em 2013,do período excepcional de suspensão do pagamento dos décimos terceiro e quarto mês aos funcionários públicos e pensionistas, dando assim por terminada a vigência do programa de ajustamento, também o Ministro das Finanças, o cérebro da operação e quem mais equacionou contabilística e politicamente todos os dados do problema, veio confirmar a narrativa dos seus pares. Todavia, e sem que percebamos porquê, no dia seguinte esta personagem desmentiu tudo e de forma categórica o que reiteradamente tinha dito antes.
Na verdade, a "grandeza dos políticos " está , justamente ( porque comum ), na desconcertante ambiguidade das suas posições , na insolúvel ligeireza das suas contradições, nos seus ditos por não ditos, nas suas solenes promessas (de imediato) desfeitas, no jogo rasteiro e miudinho , enfim , na mais torpe e conspurcada maneira de fazer política - um lapso , disse a cabecinha de vento, como se um ex-quadro altamente qualificado do Bureau of European Policy Adviser da Comissão Europeia, do departamento de research do Banco Central Europeu e do Banco de Portugal pudesse alguma vez errar uma simples decisão de carácter temporal, que nem um simples espermatozóide no uso pleno das suas competências.
Engana-me que eu gosto.

( ...) Espermatozóides sabem realizar cálculos complexos, dizem cientistas.
Uma equipa de cientistas do Instituto Max Planck alemão, liderada pelo espanhol Luis Álvarez, descobriu que os espermatozóides são capazes de realizar cálculos complexos. Os cientistas do Centro Europeu de Estudos e Pesquisa Avançadas de Bonn determinaram que quando o óvulo liberta emissores químicos que modificam a concentração de iões de cálcio no interior dos espermatozóides (o que activa a sua movimentação), eles não reagem ao aumento dos níveis dessa substância, mas às suas variações. «O que eles medem são as taxas de mudança ao longo do tempo, a rapidez ou a lentidão da alteração da concentração de cálcio que entra nos espermatozóides do seu exterior», disse o cientista espanhol. Assim, «em função do valor da taxa de mudança, alteram a forma como movimentam a cauda e mudam de direcção. Noutras palavras, a direcção dos espermatozóides é regulada pela velocidade da mudança de cálcio», explicou.
« É bastante cómico pensar que o cálculo diferencial (ramo importante da matemática que se dedica ao estudo de taxas de variação de grandezas e a acumulação de quantidades) não era realizado até o século XVIII, mas os espermatozóides já faziam isso há mais de 400 milhões de anos», ressaltou. Álvarez explicou que «os espermatozóides, como muitas outras células, fazem dezenas de cálculos». O fenómeno descoberto pela equipa foi observado por enquanto unicamente nos espermatozóides de várias espécies marítimas.(...)