sexta-feira, abril 13, 2012

O Serviço Nacional de Saúde, de william Shakespeare " To be or not to be "

CONNECT !!!
INTERNET EXPLORER
"É preciso desligar a máquina (SNS). Não há verba".
António Arnaut, membro destacado do Partido Socialista, pediu a imediata demissão de Paulo Macedo, Ministro da Saúde, por este ter declarado que o Governo não consegue assegurar a continuidade do Serviço Nacional de Saúde. Francamente indignado e revoltado com as palavras do Ministro, o pai daquela que é considerada uma das grandes conquistas de Abril foi até mais contundente, quando vaticinou a possibilidade de podermos vir a assistir a um levantamento popular no caso das pessoas começarem a morrer por falta de assistência médica. De passagem acusou ainda o Governo de uma visão neoliberal desumanizada.
Não é nada agradável ( para utilizar, no mínimo, uma expressão "cool" ) aquilo que estamos assistir em Portugal. É mesmo uma descarada e abjecta sem-vergonhice. Mas a tolerância também tem limites. Como podemos nós hoje, gente da liberdade, que lutou por este regime e pela sua consolidação, ficar indiferentes a tantas e tantas injustiças? Como podemos nós, rafeiros da matilha do patrão, adormecer tranquilamente em fofa cama quando à nossa volta campeia a miséria e a exclusão? Que milagre teria de se operar para não nos comovermos com a máscara de sofrimento e de resignação que vemos nos doentes oncológicos porque não têm dinheiro para pagar o tratamento e o transporte para o hospital? Que é isto? Que raio de Democracia é esta? Aonde é que nós chegámos civilizacionalmente ?
- "Onde é que estavas tu no 25 de Abril?", perguntava com deleite o velho jornalista aos passantes das suas cogitações. - "Estava no 24", responderia com certeza aquela fauna de almanaque, que tão sábia e pacientemente soube esperar pela "vendetta". Quem diria que passados todos estes anos depois de Abril, nós viríamos a assistir, incrédulos, ao regresso bafiento dos Senhores da Terra e dos seus novos mandaretes.
George Clooney - Sony Pictures - Pelotão de fuzilamento