terça-feira, abril 10, 2012

A Pátria morreu

CONNECT !!!
INTERNET EXPLORER
"Portugal está a cumprir inteiramente os compromissos que assumiu ." Cavaco Silva, "dixit". Passámos com distinção o exame da Troika
Gostaria de dizer que sou um optimista, mas não posso, não acredito que ele possa ressuscitar.
Penso que a espécie Lusa é um "case study" , e sinistro. Depois de milénios a instalar a nossa supremacia, contra tudo e contra todos ( eles foram mouros, espanhóis, franceses, fascistas , comunistas, etc .), a comédia tinha que chegar ao fim, apenas com a brevidade de um estalar de dedos.
Naturalmente que a conclusão era óbvia , porque tudo conspirava nesse sentido, era só aplicar o silogismo.
Portugal morreu, e com ele foram enterrados todos os fantasmas, espectros, fluídos e eflúvios que estavam diabolicamente agarrados ao seu ventre.

Manel Portuga ou Pepe Lobo
(... )Era um homem do mar, cansado. Desde que embarcou, com onze anos de idade, viu demasiado despojos humanos, tal como ele veio a ficar quando se finou. Dizia que não queria acabar numa taberna a contar a sua vida a marinheiros jovens, ou a inventá-la em troca de um copo de vinho, por isso perseguia, tenaz e pacientemente, um futuro longe desta paisagem incerta ( a que nunca mais voltaria ) se conseguisse deixá-la para trás: uma pequena renda, uma terra própria, um alpendre onde se sentar ao sol, sem outro frio ou humidade além da chuva e dos Invernos, com uma mulher para lhe aquecer a cama e o estômago, sem que o uivar do vento implicasse um presságio sombrio e um olhar inquieto em direcção ao barómetro (...).